CAPITÓLIO, “A QUERIDINHA DA VEZ”

Publicado em 22 de julho de 2017

Passeios pelo Lago de Furnas é a grande atração de Capitólio

Maiara Barbosa

Se quase toda cidade mineira acaba aos pés de uma montanha, além do Parque Nacional da Serra da Canastra, Capitólio ainda reserva os encantos do Lago de Furnas. O lugar, que os mineiros carinhosamente chamam de “Mar de Minas”, chega a ser quatro vezes maior que a Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, Capitólio que até então era desconhecida de grande parte dos brasileiros, tornou-se um dos destinos mais procurados por turistas. De acordo com a Prefeitura, nos feriados, o número de turistas pode chegar até 20 mil pessoas. Se por um lado, o “boom” de Capitólio afasta quem foge dos modismos, os turistas se surpreendem com as paisagens.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Veja mais:

No acostamento da estrada, uma trilha tímida entre vegetação rasteira te leva a beira de um precipício. Olhando para baixo a imponência dos paredões de pedra acinzentadas se misturam com o verde de árvores, que desafiam as leis da física e da natureza, e se prendem em meio às rochas. Um fio de água que surge há mais de 20 metros de altura deságua no lago lá embaixo, revelando a tonalidade verde das águas.

Para completar a paisagem, em alguns minutos parados lá em cima, é possível contar algumas lanchas e jangadas que fazem a alegria dos turistas deslizando sobre as águas. Os barcos parecem seguir os caminhos de um labirinto entre os paredões dos cânions.

Passeios

O Lago de Furnas pode ser visitado em apenas um dia. É possível agendar os passeios de lancha ou jangadas com empresas especializadas, ou então, em alguns restaurantes instalados na beira do Lago que também oferecem o serviço.

Na lancha o passeio dura, em média, quatro horas. Ao se aproximar dos pontos de parada, a imensidão dos paredões chama ainda mais a atenção.

Durante as paradas, as embarcações oferecem coletes salva-vidas ou boias em espaguete para que não sabe nadar e quer aproveitar a água. Uma das paradas mais famosas é a Lagoa Azul. A cachoeira fica no meio de um dos paredões e, apesar do nome, suas águas são de uma coloração esverdeada e cristalina.

Enquanto a lancha se move, cada curso d´água é uma nova descoberta, já que os caminhos do “labirinto das águas” te apresentam novas cachoeiras e paisagens, como flores solitárias em meios aos paredões.

Capitólio e as cidades vizinhas, que se apresentam como opção para quem precisa de hospedagem, reservam outras surpresas ainda, sejam nas belezas naturais, na gastronomia mineira, ou ainda no artesanato e nas cachaças.

A Prefeitura de Capitólio traz uma lista de serviços pra ajudar o viajante, como lista de hotéis e empresas que oferecem passeios pelo.

Como chegar em Capitólio?

De carro o acesso saindo de São Paulo são três opções de trajeto: pela BR-146 (sentido Campinas); BR-381 (sentido Pouso Alegre) e pela BR-050 (sentido Jundiaí). A distância entre as duas cidades é de 440 km.  Belo Horizonte está a 282 km de Capitólio e o acesso é a partir da MG-050.

Para quem for comprar passagem de ônibus partindo de São Paulo, deve procurar o guichê da Expresso União. A passagem custa R$ 122,54 e a partida é sempre às 22h. A previsão de chegada é às 5h45.

Já para quem embarcar em Belo Horizonte, a empresa Expresso Gardênia é a responsável pela linha. A passagem custa R$ 85,36 e as saídas são diárias, às 7h, 18h30 e às 21h30. A viagem dura cerca de 4h.

Não há linhas diretas de ônibus partindo do Rio de Janeiro. A sugestão é procurar por destinos próximos de Capitólio, como as cidades de Passos, Furnas e Guaxupé. Outra opção é voar até BH e de lá buscar a passagem de ônibus.

O telefone da rodoviária de Capitólio é o (37) 3373-1499.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *