As igrejas são de tirar o fôlego: entrar nos templos altos e imaginar o trabalho para fazer as pinturas, as imagens e outros adornos do altar já me faz pensar como o tempo corria mais devagar nos tempos de antigamente. A gastronomia mineira e a conservação do patrimônio histórico também impressionam, mas alguns fatos curiosos sobre Ouro Preto merecem um destaque nesse texto!

Feirinha de Pedra Sabão

A tradição já existe há, pelo menos, 40 anos e a diversidade de produtos feitos com a pedra sabão atrai turistas em buscas de lembrancinhas. São porta-joias, copos, jarras, porta-retratos, enfeites de decoração, oratórios, imagens de santos, esculturas, quadros, xícaras, panelas incensários, vasos, terços e tudo mais que pode ganhar forma nas mãos dos artesãos.

O que foge do óbvio em um local de grande movimento é o que acontece à noite, quando os turistas já foram embora: as barracas se fecham no final da tarde, os artesãos vão embora e deixam todas as peças do seu trabalho ali exposta nas prateleiras nas barracas.

Veja mais:

Para quem vive nos grandes centros urbanos e está acostumado com o medo de assaltos, saiba que a segurança é feita apenas por um plástico branco que protege as peças da chuva. Nada de preocupação com furtos!

As peças comercializadas na feirinha são feitas manualmente. Depois de esculpida e modelada, o artesão faz os desenhos e as pinturas. Em seguida, por cima dos traços e com a ajuda de um martelo que carrega apenas um prego nas pontas, a peça vai sendo “talhada”.

A Feirinha fica no Largo Coimba, em frente a igreja de São Francisco e funciona todos os dias, a partir das 9h.

Oratórios

O povo mineiro é exemplo de devoção. Em Ouro Preto, cidade que abriga 12 igrejas católicas, não seria diferente. Tamanha foi a devoção no século XVIII que o medo de assombrações foi motivo de preces e instalações de oratórios das ruas.

Os “maus espíritos”, na verdade, eram homens encapuzados que desciam para a parte baixa da cidade para cometerem assaltos e furtos e acabaram sendo confundidos com fantasmas pelos moradores.

Com o pavor e o medo que se espalhava entre os moradores, a Igreja Católica acabou permitindo a construção dos oratórios nas casas, como o que é visto na Rua dos Paulistas, dedicado a Nossa Senhora do Bonsucesso.

Ônibus

O jeito de embarcar e desembarcar os ônibus não é exclusividade de Ouro Preto, mas pode confundir muita gente. Diferentemente de São Paulo, o embarque é feito pela porta de trás. Até mesmo a catraca e o cobrador estão lá no fundo. Já o desembarque, é feito pela frente.

Nos pontos de ônibus, é comum ver turistas e viajantes rindo da situação ao se atrapalharem com a entrada, acreditando que o motorista do ônibus é quem estava de mau humor e não quis abrir a porta.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

10 Comments

  • nicole
    Posted 18/07/2018

    não sei o que é Ouro Preto desde criança, o que é uma vergonha, preciso voltar! que trabalho incrivel esse de pedra e sabaão ne?! amo esses artesanatos. certeza que vou amar essa feirinha!

  • Luisa Galiza
    Posted 19/07/2018

    Eu sou LOUCA por feiras!! Você já me ganhou com esse post citando logo de primeira a feira de pedra de sabão! Ainda mais quando envolve a cultura do lugar…. é sempre uma experiência única!

  • Suzy Freitas
    Posted 20/07/2018

    O trabalho feito em Minas com pedra sabão é maravilhoso! Tenho algumas peças em casa, mas comprei em Belo Horizonte. Fiz um bate-volta à Outro Preto, mas infelizmente não deu para conhecer essa feirinha. Ótima dica para quem vai conhecer a cidade!

  • Alice
    Posted 23/07/2018

    Fui para Ouro Preto em 2014 e la vimos muitas pedrinhas semi preciosa. Voce sabe se ainda é uma das especialidades da cidade ?

  • Silvia Carvalho
    Posted 24/07/2018

    As cidades históricas de Minas são maravilhosas mesmo! Ainda não tive a oportunidade de conhecer Ouro Preto, mas há tempos tenho vontade de visitá-la! Adorei a dica sobre a feirinha de pedra sabão e quando estiver passeando pela cidade não vou deixar de conferir!

  • Renata Telles
    Posted 24/07/2018

    Euuu sou apaixonadaaa por feiras, ja pirei na Pedra Sabão, eu sairia de lá cheia de coisinhas, do jeito que sou… rsrs Otima dica, anotado por aqui!!!

  • Danielle
    Posted 27/07/2018

    A feirinha de Ouro Preto é imperdível! visitar os artesãos e comprar essa obra prima na pedra sabão é sensacional!
    Não sabia desse mecanismo de entrada e saída nos ônibus da cidade, mas até há pouco tempo, os cariocas faziam da mesma forma… kkkk…
    Só mudou pq havia muitos lugares antes da catraca e a cia de transporte está aí para faturar.. kkk.. nao é mesmo?
    Quantos dias recomenda para Ouro Preto? Quais cidade próximas você visitou?

  • Igor Augusto
    Posted 27/07/2018

    Gostei das curiosidades! Estarei em Ouro Preto em setembro, pra comemorar meu aniversário. Sem dúvidas, passarei na Feirinha, e visitarei muita igreja. Agora, como vou de carro, não notarei o ônibus invertido haha. Muito bom.

  • sthefania
    Posted 28/07/2018

    Achei o máximo essa sensação de segurança ao saber que os artesãos podem deixar suas coisinhas e ir dormir em paz. No Rio nunca soubemos o que é isso. E você chegou a andar de busão? Fica bom o transporte assim?

  • flavia zenke
    Posted 29/07/2018

    Amo demais Minas e Tiradentes e Ouro Preto são as minhas cidades favoritas! Da ultima vez que estive lá trouxe um monte de coisinhas em pedra sabão rss Você chegou a visitar Lavras Novas?

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.