Três coisas que me surpreenderam em Ouro Preto

Publicado em 17 de julho de 2018

Maiara Barbosa

As igrejas são de tirar o fôlego: entrar nos templos altos e imaginar o trabalho para fazer as pinturas, as imagens e outros adornos do altar já me faz pensar como o tempo corria mais devagar nos tempos de antigamente. A gastronomia mineira e a conservação do patrimônio histórico também impressionam, mas alguns fatos curiosos sobre Ouro Preto merecem um destaque nesse texto!

Feirinha de Pedra Sabão

A tradição já existe há, pelo menos, 40 anos e a diversidade de produtos feitos com a pedra sabão atrai turistas em buscas de lembrancinhas. São porta-joias, copos, jarras, porta-retratos, enfeites de decoração, oratórios, imagens de santos, esculturas, quadros, xícaras, panelas incensários, vasos, terços e tudo mais que pode ganhar forma nas mãos dos artesãos.

O que foge do óbvio em um local de grande movimento é o que acontece à noite, quando os turistas já foram embora: as barracas se fecham no final da tarde, os artesãos vão embora e deixam todas as peças do seu trabalho ali exposta nas prateleiras nas barracas.

Veja mais:

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Para quem vive nos grandes centros urbanos e está acostumado com o medo de assaltos, saiba que a segurança é feita apenas por um plástico branco que protege as peças da chuva. Nada de preocupação com furtos!

As peças comercializadas na feirinha são feitas manualmente. Depois de esculpida e modelada, o artesão faz os desenhos e as pinturas. Em seguida, por cima dos traços e com a ajuda de um martelo que carrega apenas um prego nas pontas, a peça vai sendo “talhada”.

A Feirinha fica no Largo Coimba, em frente a igreja de São Francisco e funciona todos os dias, a partir das 9h.

Oratórios

O povo mineiro é exemplo de devoção. Em Ouro Preto, cidade que abriga 12 igrejas católicas, não seria diferente. Tamanha foi a devoção no século XVIII que o medo de assombrações foi motivo de preces e instalações de oratórios das ruas.

Os “maus espíritos”, na verdade, eram homens encapuzados que desciam para a parte baixa da cidade para cometerem assaltos e furtos e acabaram sendo confundidos com fantasmas pelos moradores.

Com o pavor e o medo que se espalhava entre os moradores, a Igreja Católica acabou permitindo a construção dos oratórios nas casas, como o que é visto na Rua dos Paulistas, dedicado a Nossa Senhora do Bonsucesso.

Ônibus

O jeito de embarcar e desembarcar os ônibus não é exclusividade de Ouro Preto, mas pode confundir muita gente. Diferentemente de São Paulo, o embarque é feito pela porta de trás. Até mesmo a catraca e o cobrador estão lá no fundo. Já o desembarque, é feito pela frente.

Nos pontos de ônibus, é comum ver turistas e viajantes rindo da situação ao se atrapalharem com a entrada, acreditando que o motorista do ônibus é quem estava de mau humor e não quis abrir a porta.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. não sei o que é Ouro Preto desde criança, o que é uma vergonha, preciso voltar! que trabalho incrivel esse de pedra e sabaão ne?! amo esses artesanatos. certeza que vou amar essa feirinha!

  2. Luisa Galiza

    Eu sou LOUCA por feiras!! Você já me ganhou com esse post citando logo de primeira a feira de pedra de sabão! Ainda mais quando envolve a cultura do lugar…. é sempre uma experiência única!

  3. Suzy Freitas

    O trabalho feito em Minas com pedra sabão é maravilhoso! Tenho algumas peças em casa, mas comprei em Belo Horizonte. Fiz um bate-volta à Outro Preto, mas infelizmente não deu para conhecer essa feirinha. Ótima dica para quem vai conhecer a cidade!

  4. Fui para Ouro Preto em 2014 e la vimos muitas pedrinhas semi preciosa. Voce sabe se ainda é uma das especialidades da cidade ?

  5. Silvia Carvalho

    As cidades históricas de Minas são maravilhosas mesmo! Ainda não tive a oportunidade de conhecer Ouro Preto, mas há tempos tenho vontade de visitá-la! Adorei a dica sobre a feirinha de pedra sabão e quando estiver passeando pela cidade não vou deixar de conferir!

  6. Renata Telles

    Euuu sou apaixonadaaa por feiras, ja pirei na Pedra Sabão, eu sairia de lá cheia de coisinhas, do jeito que sou… rsrs Otima dica, anotado por aqui!!!

  7. A feirinha de Ouro Preto é imperdível! visitar os artesãos e comprar essa obra prima na pedra sabão é sensacional!
    Não sabia desse mecanismo de entrada e saída nos ônibus da cidade, mas até há pouco tempo, os cariocas faziam da mesma forma… kkkk…
    Só mudou pq havia muitos lugares antes da catraca e a cia de transporte está aí para faturar.. kkk.. nao é mesmo?
    Quantos dias recomenda para Ouro Preto? Quais cidade próximas você visitou?

  8. Igor Augusto

    Gostei das curiosidades! Estarei em Ouro Preto em setembro, pra comemorar meu aniversário. Sem dúvidas, passarei na Feirinha, e visitarei muita igreja. Agora, como vou de carro, não notarei o ônibus invertido haha. Muito bom.

  9. Achei o máximo essa sensação de segurança ao saber que os artesãos podem deixar suas coisinhas e ir dormir em paz. No Rio nunca soubemos o que é isso. E você chegou a andar de busão? Fica bom o transporte assim?

  10. flavia zenke

    Amo demais Minas e Tiradentes e Ouro Preto são as minhas cidades favoritas! Da ultima vez que estive lá trouxe um monte de coisinhas em pedra sabão rss Você chegou a visitar Lavras Novas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *