Conheça 10 parques de SP que se chega trem ou metrô

Publicado em 2 de março de 2020

Maiara Barbosa

Pelos trilhos do metrô e dos trens de São Paulo muitas pessoas vão e vem diariamente. Além de ser caminho para o trabalho e estudo de muitos paulistas, o transporte público também é caminho para diferentes parques da capital.

Seja para descansar ou praticar atividades físicas, confira a relação de 10 endereços de parques públicos onde é possível chegar de transporte público:

Parque do Carmo

Foto: Spcity

O bosque das cerejeiras de Okinawa é a grande atração do parque. Anualmente acontece a Festa da Cerejeira, que celebra a florada das árvores. A melhor época para conferir as árvores repletas de flores é entre os meses de julho e agosto.

Além disso, o parque também conta com um cafezal, pomar e viveiro de arbustos. O Parque do Carmo funciona todos os dias, das 5h30 às 18h.

COMO CHEGAR: Estação Corinthians-Itaquera da Linha 3- Vermelha do Metrô (ou Linha 11-Coral da CPTM)

Desça na estação Corinthians-Itaquera e faça uma conexão com ônibus para chegar até o parque. O endereço é a Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, em Itaquera.

Parque Villa Lobos

Foto: Guia Pet Friendly

O parque conta com ciclovias, quadras, campos de futebol, playground para aas crianças e bosque com espécies nativas da mata Atlântica. Nas dependências do parque ainda existe uma biblioteca com 4 mil metros² que vale uma visita.

Uma área anexa do parque recebeu o nome de Parque Cândido Portinari.

COMO CHEGAR: Estação Villa-Lobos Jaguaré da Linha 9-Esmeralda da CPTM

Ao descer da estação, caminhe por cerca de 1,5 km.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Parque da Luz

Foto: Ademir Junior

O mais antigo parque público de São Paulo possui um lago no centro, que apresenta o formato da cruz de malta. Ele fica rodeado por estátuas greco-romanas e conta também com uma gruta e uma cascata, de influência inglesa.

O parque abre todos os dias, das 9h às 18h. Para completar a visita, aproveite para conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que fica ao lado.

COMO CHEGAR: Estação da Luz da Linha 1-Azul (ou Linha 4- Amarela do Metrô, da Linha 11- Coral e Linha 7- Rubi da CPTM)

A estação da Luz é ponto de chegada de diversas outras linhas também e é possível ir caminhando até lá. O endereço é a Rua Ribeiro de Lima, s/n, no Bom Retiro.

Parque da Juventude

O parque abre diariamente das 6h às 22h e funciona no antigo Centro de Detenção. O espaço deu lugar ao parque, equipado com oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida e estações de ginástica, sendo que uma delas é exclusiva para pessoas com deficiência.

É lá onde fica também a Biblioteca de São Paulo, que oferece programação para crianças e adultos.

COMO CHEGAR: Estação Carandiru da Linha 1- Azul do Metrô

Desça na estação sentido Avenida Cruzeiro do Sul. O parque está a 180 metros de distância.

Parque do Ibirapuera

Um dos endereços mais famosos de São Paulo, que se tornou cartão postal da cidade conta com 1,5 milhão de metros². A estrutura do parque oferece pista de corrida, parques para as crianças, ciclofaixa, quadras esportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica, além de lanchonete e restaurante.

Um dos principais atrativos é o lago com uma fonte e também o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil, o espaço de exposições OCA e o Planetário. É no Parque do Ibirapuera onde acontece também a Bienal do Livro de São Paulo

O parque funciona diariamente e cada portão possui um horário de entrada. Os portões 2, 3, 5 e 10 abrem das 5h às 0h. Já os portões 4, 6 e 9 funcionam das 5h às 22h. O horário de funcionamento do portão 7 A é das 7h às 17h. Por fim, os portões 7, 8 e 9ª abrem às 6h e fecham às 20h.

COMO CHEGAR: Estação Ana Rosa da Linha 1- Azul (ou da Linha 2- Verde do Metrô)

Desça na estação Ana Rosa e faça uma conexão com os ônibus municipais. O parque está a 2,2 km de distância, na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Parque Trianon

O respiro verde da Avenida Paulista, coração econômico de São Paulo, conta com vegetação tropical. Dentro do parque existe parque para as crianças e pistas para caminhada. O espaço possui 48,6 mil metros² e funciona todos os dias, das 6h às 18h.

COMO CHEGAR: Estação Trianon-Masp da Linha 2- Verde do Metrô

Ao desembarcar na estação Trianon-Masp busque a saída sentido Parque Trianon, que fica a 450 metros da bilheteria.

Parque Ecológico do Tietê

O parque é considerado uma das grandes reservas ambientais do estado. A sua área ocupa 14 milhões de metros² e vai desde a Barragem da Penha e São Miguel paulista até a cidade de Guarulhos.

O horário de funcionamento é das 8h às 17h, todos os dias.

COMO CHEGAR: Estação USP Leste da Linha 12- Safira da CPTM

O desembarque deve ser feito na estação USP Leste e é preciso pegar um ônibus. O parque fica 5 km distante da estação, na Rua Guirá Acangatara, 70, em Engenheiro Goulart.

Parque Estadual da Cantareira e Horto Florestal

Destino para quem quer fazer piquenique, se divertir com as crianças e fazer ginástica, o Horto Florestal abriga também o Museu Florestal e o Palácio de Verão do Governo do Estado. O espaço também conta com lagos.

Já o Parque da Cantareira é uma das maiores reservas florestais urbanas do mundo e é ideal para fazer trilhas.

COMO CHEGAR: Estação Tucuruvi da Linha 1- Azul do Metrô

É preciso seguir até a estação Tucuruvi e, de lá, pegar um ônibus. O endereço é a Rua do Horto, 931, em Tremembé.

Parque da Água Branca

Foto: Murillo Costantino

A grande atração do parque é a brinquedoteca para as crianças e o espaço de leitura infantil. Em alguns dias é possível encontrar contadores de histórias. Além disso, existe um parque de diversão permanente com cama elástica, pula-pula inflável e carrosséis, além de balanços, gangorras e outros brinquedos.

Outra atração são as carpas, tartarugas, pavões, galinhas e gansos.

COMO CHEGAR: Estação Palmeiras Barra-Funda da Linha 3- Vermelha do Metrô (ou da Linha 8-Diamante e Linha 7-Rubi da CPTM)

Após desembarcar na estação Palmeiras Barra-Funda, siga em direção a Avenida Professor Francisco Matarazzo, que o parque está a 600 metros de distância, no número 455.

Parque da Aclimação

O destaque do parque é extensa área de eucaliptos e as esculturas de Arcangelo Ianelli: “Dança Branca”, “O Retorno” e “Forma Corrompinda” estão distribuídas ao longo da área verde do parque.

O horário de funcionamento é das 6h às 22h, todos os dias.

COMO CHEGAR: Estação Paraíso da Linha 1- Azul (ou da Linha 2- Verde do Metrô)

O parque fica próximo da estação Paraíso. De lá é mais 1,5 km (que pode ser percorrido de ônibus) até a Rua Muniz de Souza, 1.119, na Aclimação.

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *