Distante há menos de 100 km do Centro de João Pessoa, as praias do Litoral Sul da Paraíba guardam verdadeiros tesouros: praias com cenários improváveis, culinária rica e aventura sobre quatro rodas!
Uma das melhores maneiras de desbravar as praias da região é através de um passeio de quadriciclo. Os passeios passam por praias de dois municípios: Conde e Pitimbu que, juntos, abrigam mais de 50 km de litoral.
O passeio começa com o embarque em uma van, ainda em João Pessoa, com destino a primeira parada do dia: Barra de Gramame. Quando as águas do Rio Gramame desaguam no mar, se formam duas praias: Barra do Gramame Norte e Barra do Gramame Sul.
Saiba mais:
- Conheça Cabaceiras: a Roliude Nordestina
- A magia do São João do Nordeste
- Confira os destinos do Rio Grande do Norte
Depois, o roteiro segue (ainda de van) até a Praia de Tambaba. Logo na chegada, prepare a câmera pra fotografar a estrada que termina praticamente na beira da praia! Outra paisagem impressionante da praia é o coqueiro que cresceu, em cima de uma rocha, dentro do mar!
A Praia de Tambaba, que fica a 40 km da capital, também é conhecida por ser uma praia de naturismo. O local é a primeira praia oficial do nordeste e o segundo do Brasil para a prática.
De lá, o circuito para a visitação de outras praias e dos mirantes segue de quadriciclo. São dois mirantes no roteiro: o Mirante do Castelinho da Princesa e o Mirante do Dedo de Deus.
O Mirante do Castelinho da Princesa leva esse nome porque algumas falésias da faixa de areia da praia, que resistiram à erosão, se assemelham ao formato de um castelo dos contos de fadas.
Nesta parada também existe a possibilidade de experimentar e comprar algumas cachaças e doces produzidos na região.
Outro mirante visitado, o Mirante do Dedo de Deus, leva esse nome porque, antes do processo de erosão, as falésias pareciam formar os dedos de uma mão humana em tamanho gigante.
O passeio de quadriciclo pelo Litoral Sul da Paraíba ainda inclui uma parada no “Shopping Rural”. O local é um vilarejo, onde integrantes de uma mesma família moram como se fossem uma comunidade e criaram uma estrutura pra receber o visitante e apresentar um pouquinho da gastronomia e do estilo de vida deles.
Com bandeirinhas coloridas enfeitando o local e plaquinhas decorativas, são várias casinhas que se transformaram em lojas de água de coco, doces. Os doces lá produzidos são reconhecidos internacionalmente.
Dona Luiza, a matriarca da família, já foi convidada para ministrar cursos de gastronomia e teve a sua história contada em um documentário!
A última parada do roteiro acontece na Praia do Amor. Por lá existe uma pedra, com um buraco no meio. Acredita-se que, quem passa por esse “portal”, encontrará o amor.
O aluguel do quadriciclo, na praia de Tambaba, fica em torno R$ 180 para cada pessoa.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!