Skip to content

Como é o passeio do Delta do Parnaíba?

Visitar o Delta do Parnaíba é conhecer um santuário da natureza, que existe em pouquíssimos lugares do mundo. Ao redor da Terra existem apenas três locais onde o rio deságua no oceano, através de uma rede de canais, formando ilhas e praias de águas doce e salgada.

Além do Delta do Parnaíba, que fica na cidade de mesmo nome na costa do Piauí, são apenas outros dois deltas de rios no planeta: o Delta do Rio Nilo, no Egito, e o Delta do Rio Mekong, que fica no Vietnã. Para conhecer essa maravilha, em solo brasileiro, muita gente inclui o Piauí na Rota das Emoções, que passa ainda pelos estados do Maranhão e Ceará.

O que fazer em Parnaíba?

Parnaíba é a cidade com maior infraestrutura para quem visita a costa do Piauí. É de lá que saem a maioria dos passeios para o Delta. Além disso, o centro histórico da cidade é tombado pelo Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) e o Porto das Barcas foi transformado em galerias e restaurante que vale a visita.

Como é o passeio do Delta do Parnaíba?

Geralmente, os passeios saem no período da tarde para completar a experiência com a observação da Revoada dos Guarás: é no horário do pôr do sol que as aves vermelhas retornam para a copa das árvores, proporcionando um espetáculo de cores e sons no céu.

Essa observação das aves acontece dentro de uma lancha, que percorre parte dos canais da foz do Rio Parnaíba. No caminho ainda ficam mangues, igarapés e dunas de areia, típicas dos Lençóis Maranhenses. Ao longo do passeio, é feita algumas paradas para observar mais de perto as belezas das paisagens, que se mudam constantemente na região.

Saiba mais:

O passeio dura 6 horas, com saída do Porto dos Tatus. Em geral, as embarcações levam até 80 pessoas e fazem duas paradas: uma hora na Ilha dos Poldros para banho de mar e uma hora no Morro Branco, uma duna no meio do rio com altura de 30 metros, para banho de água doce.

Como se locomover em Parnaíba?

Os aplicativos de localização costumam ter fama de deixar os motoristas na mão na região. Além disso, aventurar-se nas estradas desertas, onde o sinal de telefonia também não funciona direito, pode não ser uma boa opção.

A maioria das pessoas que estão de passagem pelo Piauí estão percorrendo a Rota das Emoções, por isso, a melhor maneira de se locomover por lá é através do serviço de transfer das empresas de turismo. Ou então, caso você esteja num grupo médio/grande, reservar um táxi também pode ser uma opção pra se ter mais flexibilidade de horários.

Em geral, as empresas de transfers costumam operar rotas, saindo de Parnaíba para: Barreirinhas (MA), Barra Grande (PI) e Jericoacoara (CE). Uma opção é a Rota Combo, que oferece saídas regulares: (86) 3323 9888 | (86) 9 9993 0111

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens