Passeio de barco até Vassouras, Caburé e Mandacaru

Publicado em 1 de julho de 2019

Maiara Barbosa

Um dos passeios mais conhecidos dos Lençóis Maranhenses é aquele que começa pelas águas negras do Rio Preguiças e tem como destino a visita nas comunidades de Vassouras, Caburé e Mandacaru. Lá, o sol brilha com força e dá um tom dourado às dunas. Além disso, é possível também visitar o ponto de encontro da água doce com o mar, apreciar essa vista de um farol e, de quebra, encontrar macaquinhos ávidos por comida.

O passeio dura o dia todo e, geralmente, a primeira parada é em Vassouras. Durante a visita, é possível conhecer um pouco do artesanato local, comprar alguma bebida e aperitivos e se banhar nas lagoas. As areias de lá são mais amarelas e grossas, o que facilita a caminhada. Já a água, sempre está na temperatura ideal para o banho.

A região é conhecida como Pequenos Lençóis pelo tamanho das lagoas, mas a beleza, porém, não se mede em extensão, largura ou comprimento. De volta para a palhoça onde são comercializados os produtos locais, macaquinhos costumam dar à cara para os visitantes.

Mais adiante, pelo Rio Preguiças, fica o povoado de Mandacaru. A principal atração de lá é o Farol Preguiças, de 35 metros de altura. Do alto dele é possível avistar as comunidades ao redor e também o trecho onde o rio encontra com o mar, em Vassouras. Em determinadas épocas, porém, o farol é fechado para manutenção é não possível subir até lá. Por isso, algumas agências nem fazem a parada no povoado quando isso acontece.

Saiba mais:

Melhor do que a visão do alto é estar no ponto do encontro das águas em Vassouras. Antes disso, porém, assim que desembarcar, já reserve o almoço no restaurante que fica bem próximo da margem do rio. Os pratos custam a partir de R$ 70 e servem duas pessoas. Há opção de pratos individuais também e o pagamento é feito apenas em dinheiro ou cartão de débito.

Enquanto se espera o almoço, da beira do rio, ao atravessar a faixa de areia, se chega até o mar e é possível aproveitar para descansar e se banhar. Para se chegar até o ponto exato do encontro das águas é preciso uma boa caminhada, ou então, alugar um quadriciclo. O passeio custa R$ 50 e comporta duas pessoas por 30 minutos.

Com muito vento na cara, sobre dunas e a faixa da areia da praia, em poucos minutos se chega na foz do Rio Preguiças. Lá as águas escuras por conta da presença de minerais vão se misturando à água salgada. O pagamento do passeio é feito somente no dinheiro.

De volta, após o almoço, a pedida é relaxar nos redários que se multiplicam em todos os restaurantes dos Lençóis, ou então, um banho nas margens do Rio Preguiças. Não se assuste se sentir algumas picadas dentro d´água. São apenas os peixes te dando boas vindas! O retorno até Barreirinhas acontece no meio da tarde e, dessa vez, não há paradas para banho.

Serviço

Para agendar o passeio, além das agências de turismo, guias devidamente cadastrados no Cadastur organizam as viagens. Josiel Santos é um deles e, mais do que guia de turismo, sua intenção é aproximar visitantes e nativos.

Apaixonado pelos Lençóis, sua gente e a cultura de Barreirinhas, o guia ainda é simpático e também é fotógrafo. O resultado disso são belos registros durante os passeios pelos Lençóis Maranhenses.

A sugestão de hospedagem na cidade é a Pousada Central. Localizada na principal avenida da cidade, a Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, a pousada está dois quarteirões de distância da Beira-Rio, local onde se concentram restaurantes e lojas de artesanato.

Os quartos da Pousada Central são equipados com ar-condicionado, wi-fii, TV de tela plana, frigobar e móveis novos. Alguns quartos ainda possuem sacada com vista para o Centro da cidade.


 

*A viagem para os Lençóis Maranhenses teve apoio do guia Josiel e da Pousada Central. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

 

 

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você estará ajudando a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Amei esse post. Hoje mesmo falei com meu filho que quero muito conhecer esse destino.

  2. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR

    Amei demais o post. Sou louco para conhecer esse lugar incrível. Adorei as dicas para curtir bastante tudo que os Lençóis tem a oferecer

  3. Só fico mais e mais apaixonada e com vontade de fazer o mesmo roteiro que tu! É um contato com a natureza indescritível. Amei.

  4. Que passeio top! Quero muito conhecer esse lugar perfeito!

  5. Estive no Maranhão semana passada e visitei todos esses lugares. Posso dizer que seu post está perfeito! Recomendo pra quem deseja visitar a região

  6. Andréa Azevedo

    Adoro esse tipo de passeio! Banho de lagoa, rede para descansar e belas paisagens!

  7. Tô amando descobrir os Lençóis contigo, é uma viagem que quero muito fazer. Colando nas suas dicas. 🙂

  8. Gente, esse lugar é lindo de mais!!! E depois de ver o seu vídeo fiquei babando!!! Já quero mergulhar nessas lagoas, andar nas dunas , me jogar na cachoeira…rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *