Conheça as cachoeiras mais bonitas da Chapada das Mesas

Publicado em 16 de setembro de 2019

Maiara Barbosa

Na fenda de um cânion, o espaço que se abriu abriga uma das águas mais bonitas da Chapada das Mesas, que fica no sul do Maranhão. O Encanto Azul é um poço de água cristalina na parte mais rasa e, conforme aumenta sua profundidade, nos faz questionar como é possível a água ser tão vibrante no tom de azul escuro.

A resposta está na presença de magnésio na água e no fundo revestido de calcário da cachoeira que chega a ter 7 metros de profundidade. Mesmo com a resposta científica, o Encanto Azul deixa muitos visitantes perplexos com a sua beleza.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Saiba mais:

Entre as pedras do fundo da água, pequenos peixes nadam tranquilamente, sem estranhar a presença dos seres humanos. Para quem deseja vê-los melhor, e esqueceu de levar os óculos de mergulho de casa, é possível alugá-los na cachoeira, assim como boias em formato de espaguete.

O caminho até este verdadeiro encanto é em direção a cidade de Riachão. São 114 km de estrada asfaltada e mais 6 km em estrada de terra até a entrada do Encanto Azul. A taxa de visitação lá é de R$ 30 e o pagamento é feito apenas em dinheiro.

Poço Azul

Outra cachoeira da Chapada das Mesas também chama a atenção pela coloração de suas águas. No Complexo de Santa Bárbara, cerca de 8 km após o Encanto Azul, o Poço Azul também intriga pela beleza e cristalinidade.

Em dias de sol quente, os raios que atingem a cachoeira deixam mais viva a cor verde da água. Cercado por pequenas cachoeiras que escorrem entre as pedras e a vegetação, a borda do poço ganha um tom amarelado por conta da rocha mais superficial da cachoeira, ótima para sentar e relaxar.

Já o poço em si chega a medir 5 metros de profundidade e também tem esta cor por conta da presença, ainda que em menor quantidade, de calcário.

Cachoeira de Santa Bárbara

O caminho todo é percorrido em trilhas de madeira e eles te levam até outro ponto famoso do complexo: a Cachoeira de Santa Bárbara. Após uma parte de trilha suspensa, o barulho das águas já anuncia a grandiosidade da forte queda de 76 metros de altura.

Uma das curiosidades da Cachoeira de Santa Bárbara é uma pedra gigantesca com formato que remete à santa. Na imaginação, a queda d´água se encarrega de ser o véu da santa.

O banho na cachoeira é permitido em determinadas épocas do banho, quando a queda d´água não está tão forte. A melhor época de se encontrar os poços cristalinos na Chapadas das Mesas é entre os meses de maio a novembro.

O Complexo de Santa Bárbara inclui, além da Cachoeira de Santa Bárbara em si, o Poço Azul e a Cachoeira de Santa Paula. Para visitá-las é preciso pagar um valor único de R$ 60 que dá direito ao acesso a todas as trilhas.

A estrutura do Complexo ainda inclui banheiros, vestuários, quiosques com venda de sorvetes e doces, além de lounges para descanso com redes e espreguiçadeiras.

O almoço é servido à parte e há opções de peixes, carnes e frango. O pagamento pode ser feito no cartão e estudantes tem direito a meia-entrada no valor do ingresso.

Para se programar:

A melhor época para encontrar o Encanto Azul e o Poço Azul com águas mais cristalinas é entre os meses de maio a novembro, quando a quantidade de chuvas é menor na Chapada das Mesas. A agência Torre da Lua realiza o passeio até os dois complexos em um mesmo dia.

Focada na conservação da natureza e na responsabilidade ambiental, os passeios são feitos em grupos pequenos, de maneira sustentável. Outro pilar da agência Torre da Lua é o turismo de base comunitária. Além disso, a rapidez e a dedicação no atendimento online são outros atrativos da agência que facilita a escolha dos destinos e as reservas.

A cidade com maior infraestrutura da Chapada das Mesas para se hospedar é Carolina. Na cidade, a mais tradicional opção de hospedagem é a Pousada dos Candeeiros. A pousada está instalada em um casarão do século XIX. Depois de uma reforma, o espaço foi ampliado e hoje conta com 42 quartos, todos equipados com chuveiro elétrico, frigobar, ar-condicionado, televisão e várias redes de wi-fi.

A decoração temática remete ao estilo de vida da época, flores colorem a entrada, os corredores e as varandas. Objetos da família estão exposto na pousada e relembra o ambiente de “casa de vó”.

O café da manhã é reforçado para o dia de aventuras e inclui opções de frutas, sucos, bolos e pães. O serviço de limpeza de quarto é realizado, de maneira impecável, diariamente e a pousada ainda oferece uma piscina para relaxar e cadeiras na calçada para sentar e conversar, bem à maneira do povo de Carolina.

*A viagem para a Chapada das Mesas teve apoio da agência Torre da Lua Ecoturismo da Pousada dos Candeeiros. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

9 Comments

  1. Deyse Marinho

    Que magnífico lugar. Fiquei encantada. Poço azul é maravilhosamente lindo e a cachoeira espetacular. Fiquei encantada com a pousada, amo espaços antigos revitalizados. É uma forma de preservar e fazer uso do espaço de maneira sustentável. Obrigada pelas dicas.

  2. Simplesmente lindo esse lugar! Estou encantada e com certeza entrou pra minha lista!

  3. Esse lugar é muito lindo! Estou apaixonada!

  4. Quantas cachoeiras e lugares lindos na Chapada da Mesa. Adorei as dicas, fotos e informações. Parabéns pelo post!

  5. Nossa que lugar mais lindo!!! Já tinha lido sobre a Chapada das Mesas mas de uma forma mais geral, adorei saber em quais cachoeiras ir e a dica da agencia que faz os passeios! E a estrutura das cachoeiras parece ótima né. Imagina ficar na espreguiçadeira ouvindo o som da cachoeira!
    Post sensacional com mais uma riqueza do nosso Brasil! Parabéns

  6. Que lugar mais icnrível, já tô anotando todas as suas dicas para o meu roteiro. Sensacional!

  7. Cada vez mais encantada pelo Maranhão! Nunca imaginei que teria tanto lugar lindo!

  8. Esse lugar é encantador… e as cachoeiras? Uma mais linda que a outra! Adorei a dica de quando ir!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *