Como visitar o Portal da Chapada das Mesas

Publicado em 14 de outubro de 2019 

Maiara Barbosa

Aos finais de tarde, um dos caminhos mais procurados pela Chapada das Mesas é aquele que leva até o Portal da Chapada. Lá é o cenário perfeito para se observar o pôr do sol entre as formações rochosas das mesetas e avistar o famoso Morro do Chapéu.

A trilha começa em um terreno arenoso, mas tem nível fácil e não dura mais que 30 minutos. O caminho passa por pequenas pontes de madeira suspensas e no final, um trio de cartões postais da Chapada das Mesas se revela aos visitantes.

Do lado esquerdo do horizonte ficam os “Portais da Chapada”, que são dois morros, um de cada lado, da Transamazônica (BR-230). Seguindo com os olhos o caminho feito pela estrada, do lado direito fica o Morro do Chapéu. Ele é um dos pontos mais altos de toda a Chapada das Mesas e se destaca no meio da planície.

Outro ponto que chama a atenção na trilha é uma formação rochosa, com uma fenda no centro, que lembra o contorno do estado do Tocantins. A fenda se torna uma janela para contemplação do Morro do Chapéu. Dali do alto, as árvores do Cerrado se tornam vegetação rasteira aos olhos. As rochas ficam ainda mais vivas com a luz do sol.

Apesar do sol se pôr entre as montanhas, do lado oposto da fenda que revela o Morro do Chapéu, a luz do final da tarde dá um brilho dourado ao local e o céu ganha tons de rosa e azul. A sombra das árvores ficam desenhadas na rocha.

Saiba mais:

Há quem prefira, porém, fazer a trilha logo cedo e observar o sol nascer na fenda da pedra. Para esta segunda opção, é preciso, porém, agendar a visita com antecedência diretamente com os proprietários da propriedade.

O contato pode ser feito pelos seguintes números: (99) 9 99212-7277; (99) 9 9134-0625; (99) 9 9107-3052. A visita custa R$ 10 e, para quem preferir, é possível acampar no Portal da Chapada.

Para se programar:

O passeio até o Portal da Chapada está incluso no roteiro da agência Torre da Lua. O foco da agência é o turismo sustentável, de base comunitária, e por isso, a preservação da natureza é um dos pilares. Todos os passeios oferecidos acontecem em grupos pequenos e com responsabilidade ambiental.

Além disso, a rapidez e a dedicação no atendimento online são outras vantagens da agência para quem busca informações na hora de escolher os roteiros e fazer as reservas.

Na Chapada das Mesas, a cidade com maior infraestrutura para se hospedar é a cidade de Carolina. Além de mercados, padarias e farmácias, a cidade oferece diversas opções de lanchonetes, restaurantes e barzinhos. Entre as pousadas, a Pousada dos Candeeiros se destaca por preservar a história da cidade e trazer conforto aos hóspedes.

Um antigo casarão do XIX abriga os 42 quartos da pousada. Após uma reforma, o espaço ganhou até uma piscina e uma área para preservar a história dos antigos moradores, com objetos e fotografias. Todos os quartos são equipados com chuveiro elétrico, frigobar, ar-condicionado, televisão e várias redes de wi-fi.

O café da manhã é reforçado para o dia de aventuras e inclui opções de frutas, sucos típicos da região, bolos e pães. O serviço de limpeza de quarto é realizado, de maneira impecável, diariamente.

Logo na entrada cadeiras foram colocadas na calçada, junto às flores que decoram a pousada, para que os hóspedes possam sentar e conversar, bem à moda do povo de Carolina.

*A viagem para a Chapada das Mesas teve apoio da agência Torre da Lua Ecoturismo da Pousada dos Candeeiros. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

7 Comments

  1. Caroline Rodrigues

    Acho que eu ia preferir ver o por do Sol. Não consigo acordar de madrugada e fazer a trilha para ver o nascer do sol, que deve ser lindíssimo. Mas acho que não rola..

  2. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR

    Que post maravilhoso! Eu sou grande apreciador do nascer e pôr do sol. Como as formações rochosas são lindas. Apaixonado pelas fotos da fenda e janela. E é excelente a dica de hospedagem.

  3. Deyse Marinho

    Nossaaa! Encantada com essas paisagens maravilhosas!! Sem dúvida me deu muita vontade de conhecer a Chapada e fazer essa trilha. Dá até pra levar minha mascotinha! Ver o por dol sol de lá será sensacional! ótimo post!

  4. Mariângela Sá

    Tô muito apaixonada por este lugar que conheci aqui no seu blog! Dicas preciosas, vou me programar!

  5. Morrendo de vontade de conhecer esse pedacinho de paraíso!
    E ver o sol nascer na fenda da pedra! Adorei

  6. Nossa! Essas fotos e o lugar são incríveis! Esse nascer do sol deve ser mágico!

  7. Fiquei encantada com as fotos! Quero muito conhecer a Chapada das Mesas, fazer as trilhas e com certeza ver o por do sol que deve ser incrível .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *