Skip to content

Como visitar o Portal da Chapada das Mesas

Aos finais de tarde, um dos caminhos mais procurados pela Chapada das Mesas é aquele que leva até o Portal da Chapada. Lá é o cenário perfeito para se observar o pôr do sol entre as formações rochosas das mesetas e avistar o famoso Morro do Chapéu.

A trilha começa em um terreno arenoso, mas tem nível fácil e não dura mais que 30 minutos. O caminho passa por pequenas pontes de madeira suspensas e no final, um trio de cartões postais da Chapada das Mesas se revela aos visitantes.

Do lado esquerdo do horizonte ficam os “Portais da Chapada”, que são dois morros, um de cada lado, da Transamazônica (BR-230). Seguindo com os olhos o caminho feito pela estrada, do lado direito fica o Morro do Chapéu. Ele é um dos pontos mais altos de toda a Chapada das Mesas e se destaca no meio da planície.

Outro ponto que chama a atenção na trilha é uma formação rochosa, com uma fenda no centro, que lembra o contorno do estado do Tocantins. A fenda se torna uma janela para contemplação do Morro do Chapéu. Dali do alto, as árvores do Cerrado se tornam vegetação rasteira aos olhos. As rochas ficam ainda mais vivas com a luz do sol.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Apesar do sol se pôr entre as montanhas, do lado oposto da fenda que revela o Morro do Chapéu, a luz do final da tarde dá um brilho dourado ao local e o céu ganha tons de rosa e azul. A sombra das árvores ficam desenhadas na rocha.

Saiba mais:

Há quem prefira, porém, fazer a trilha logo cedo e observar o sol nascer na fenda da pedra. Para esta segunda opção, é preciso, porém, agendar a visita com antecedência diretamente com os proprietários da propriedade.

O contato pode ser feito pelos seguintes números: (99) 9 99212-7277; (99) 9 9134-0625; (99) 9 9107-3052. A visita custa R$ 10 e, para quem preferir, é possível acampar no Portal da Chapada.

Quando ir e como chegar na Chapada das Mesas?

Em geral, as estações do ano na Chapada das Mesas são divididas em duas: seca e cheia. De maio a dezembro, chove menos. Se por um lado as cachoeiras de águas cristalinas ficam mais bonitas, aquelas com maior volume de água apresentam uma diminuição no volume da queda d´água.

Entre janeiro e maio é o período das cheias, o que garante um volume maior de água para as cachoeiras do PNCM. Porém, as cachoeiras cristalinas perdem sua beleza.

Para chegar até a Chapada das Mesas, o aeroporto mais próximo é o de Imperatriz – MA, que fica a 220 km de distância. A agência Torre da Lua inclui o transfer em seus pacotes.

O passeio até o Portal da Chapada está incluso no roteiro da agência Torre da Lua. O foco da agência é o turismo sustentável, de base comunitária, e por isso, a preservação da natureza é um dos pilares. Todos os passeios oferecidos acontecem em grupos pequenos e com responsabilidade ambiental.

Além disso, a rapidez e a dedicação no atendimento online são outras vantagens da agência para quem busca informações na hora de escolher os roteiros e fazer as reservas.

Onde ficar na Chapada das Mesas?

Na Chapada das Mesas, a cidade com maior infraestrutura para se hospedar é a cidade de Carolina. Além de mercados, padarias e farmácias, a cidade oferece diversas opções de lanchonetes, restaurantes e barzinhos.

Entre as pousadas, a Pousada dos Candeeiros se destaca por preservar a história da cidade e trazer conforto aos hóspedes.

Um antigo casarão do XIX abriga os 42 quartos da pousada. Após uma reforma, o espaço ganhou até uma piscina e uma área para preservar a história dos antigos moradores, com objetos e fotografias.

Todos os quartos são equipados com chuveiro elétrico, frigobar, ar-condicionado, televisão e várias redes de wi-fi.

O café da manhã é reforçado para o dia de aventuras e inclui opções de frutas, sucos típicos da região, bolos e pães.

O serviço de limpeza de quarto é realizado, de maneira impecável, diariamente.

Logo na entrada cadeiras foram colocadas na calçada, junto às flores que decoram a pousada, para que os hóspedes possam sentar e conversar, bem à moda do povo de Carolina.

*A viagem para a Chapada das Mesas teve apoio da agência Torre da Lua Ecoturismo da Pousada dos Candeeiros. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

Deixe um

Comentário

7 Comments

  1. Acho que eu ia preferir ver o por do Sol. Não consigo acordar de madrugada e fazer a trilha para ver o nascer do sol, que deve ser lindíssimo. Mas acho que não rola..

  2. Que post maravilhoso! Eu sou grande apreciador do nascer e pôr do sol. Como as formações rochosas são lindas. Apaixonado pelas fotos da fenda e janela. E é excelente a dica de hospedagem.

  3. Nossaaa! Encantada com essas paisagens maravilhosas!! Sem dúvida me deu muita vontade de conhecer a Chapada e fazer essa trilha. Dá até pra levar minha mascotinha! Ver o por dol sol de lá será sensacional! ótimo post!

  4. Tô muito apaixonada por este lugar que conheci aqui no seu blog! Dicas preciosas, vou me programar!

  5. Morrendo de vontade de conhecer esse pedacinho de paraíso!
    E ver o sol nascer na fenda da pedra! Adorei

  6. Nossa! Essas fotos e o lugar são incríveis! Esse nascer do sol deve ser mágico!

  7. Fiquei encantada com as fotos! Quero muito conhecer a Chapada das Mesas, fazer as trilhas e com certeza ver o por do sol que deve ser incrível .


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
Portal da Chapada das Mesas @meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens