O conjunto de montanhas beira-mar, as florestas, praias e o centro urbano e histórico do Rio de Janeiro, quando vistos do alto, tornam a cidade ainda mais encantadora. Não é a toa que não faltam opções de mirantes gratuitos para contemplar a paisagem na cidade.
Confira algumas opções de mirantes no Rio de Janeiro, que não irão te deixar com vertigem, mas sim, sem ar com beleza por metro quadrado:
Pista de Voo Livre de São Conrado
Dentro do Parque Nacional da Tijuca, no caminho para a Pedra Bonita, fica a pista de voo livre de asa delta e para pente. O espaço é aberto para quem não tem voos agendados e gostaria de conferir de perto o visual do local (e quem sabe tomar coragem para um salto?).
Lá do alto é possível avistar toda a praia de São Conrado, o Morro Dois Irmãos e boa parte da zona sul carioca. Aos fundos fica a Pedra da Gávea e a vastidão da Floresta da Tijuca.
A rampa fica a mais de 500 metros de altitude e é considerada a mais antiga do Brasil. Para quem tem interesse em saltar, é necessário agendar o voo no Rio Centro de Voo Livre.
Vista Chinesa
O monumento, construído em homenagem aos chineses e ao plantio de chá, fica no bairro do Alto da Boa Vista. O mirante costuma ficar movimentado no final do dia, quando muita gente sobe até lá para assistir o pôr do sol.
Além da arquitetura, que remete às construções clássicas orientais já ser um cartão postal do local, o Mirante da Vista Chinesa ainda oferece uma vista de boa parte da zona sul.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Mirante Dona Marta
Seja pela manhã, para ver o nascer do sol, ou no final da tarde, para contemplar o momento em que o sol se põe, o Mirante Dona Marta sempre vale uma visita!
Apesar de não ter uma altitude tão alta, estando apenas 360 metros do nível do mar, o conjunto da vista que se tem de lá impressiona: de frente da mureta está o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Já aos fundos, o Cristo Redentor está bem próximo, afinal de contas, o mirante fica na estrada que dá acesso ao Corcovado.
O Mirante Dona Marta fica dentro da comunidade que leva o nome do mirante e o local ficou conhecido nos anos 90 ao servir de cenário para gravação do clipe They don´t Care About Us, do cantor Michael Jackson.
Para chegar até lá, o ideal é ir de carro, ou então, combinar as corridas de ida e volta com um motorista de aplicativo (já que o sinal de telefone por lá costuma ser ruim). Há também algumas opções de linhas de ônibus, como o 506, o 006 e o 007 que te levam até lá.
Mirante do Rato Molhado
Localizado no bairro de Santa Teresa, o Mirante do Rato Molhado ainda é desconhecido da grande maioria das pessoas. As grandes árvores que cresceram no recuo do mirante servem de moldura para a paisagem que se apresenta logo a diante: a Ponte Rio-Niterói sob a Baía de Guanabara e a pista do Aeroporto Santos Dumont.
O Mirante do Rato Molhado fica na Rua Francisca de Andrade, próximo do famoso restaurante Aprazível do bairro. Por estar na parte mais alta do bairro, próximo às comunidades, é preciso ter cuidados com a segurança para evitar assaltos.
Mureta do Leme
Aos pés do Forte Duque de Caxias, a mureta que avança mar à dentro no canto da Praia do Leme propicia uma vista além da Praia de Copacabana e contempla boa parte da zona sul e outros cartões postais da cidade, como a Pedra da Gávea.
Na Mureta do Leme existem alguns quiosques, com mesinhas de frente para o mar onde você pode pedir algumas porções e contemplar a vista. É ali também que fica a estátua construída em homenagem a Clarice Lispector, considerada uma das maiores escritores da literatura brasileira.
Com tempo, aproveite também para caminhar pelo Caminho dos Pescadores, que nada mais é uma extensão da mureta em sentido pro mar, onde os pescadores passam o dia (e, às vezes, até a noite) em busca de peixes.
Mirante do Leblon
Quem segue da Praia do Leblon sentido São Conrado, ou vice-versa, obrigatoriamente, no caminho irá encontrar com o Mirante do Leblon. O espaço construído em madeira, com coqueiros, recentemente ganhou um balanço de frente pro mar!
Além desses atrativos, no Mirante do Leblon ainda existe um quiosque onde é possível fazer refeições, petiscar e pedir um drink, ou uma cerveja, enquanto se contempla a força do mar, batendo sobre as rochas.
Mirante do Joá
Se não bastasse o horizonte azul do mar da zona oeste do Rio de Janeiro, o Mirante do Joá tornou-se um queridinho nos últimos tempos por conta de sua charmosa estrutura com azulejos coloridos.
O Mirante do Joá fica bem próximo à Barra da Tijuca e a Praia da Joatinga. Lá do alto se avista o Elevado das Bandeiras, a praia de São Conrado, a Rocinha, o Morro Dois Irmãos, a Avenida Niemeyer e o Vidigal.
É possível chegar, tanto de carro particular, quanto carro por aplicativo. Uma dica para o seu roteiro é aproveitar no mesmo dia para visitar o Mirante do Joá e a Praia da Joatinga. A distância, a pé, entre os dois locais é de apenas 1 km.
Mirante do Sacopã e Mirante do Urubu
Em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas fica o Parque Municipal da Catacumba, que oferece algumas atividades esportivas, como tirolesa, arvorismo, escalada e rapel, além das opções de trilhas.
Uma das trilhas leva a dois mirantes de uma vez só: o Mirante Sacopã e o Mirante do Urubu, nesta ordem. A trilha é leve, bem sinalizada e não dura mais que 25 minutos.
Lá de cima é possível avistar, além da Lagoa, o Jardim Botânico, a Praia de Ipanema, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.
Lage dos Pescadores
Com um acesso escondido por baixo da beira da Avenida Niemeyer, a Lage dos Pescadores, como o próprio nome diz, é um local onde os pescadores passam as tardes e noites à dentro pescando. Apesar da estrutura ser simples (apenas uma laje de concreto), o grande destaque de lá é a vista que se tem para a Pedra da Gávea.
Além de conferir a parte superior da laje, com cuidado, desça para a parte inferior do mirante, mais próximo do mar e que rende boas fotos. O acesso ao mirante é feito somente a pé. Para chegar até lá, basta colocar a localização “Lage dos Pescadores” no GPS.
Pedra do Arpoador
Um clássico carioca que não poderia ficar de fora desta lista é a Pedra do Arpoador, que fica na ponta da Praia de Ipanema. O local é muito procurado aos finais de tarde, quando muita gente sobe pelas trilhas entre as pedras para assistir o pôr do sol.
A estrutura do local é simples e o acesso não é difícil. É muito comum por lá encontrar vendedores com seus produtos, como caipiras e outras bebidas e o tradicional Biscoito Globo.
2 Comments
O mirante dos pescadores fui com meu amor fica longe mdo pra tirar foto melhor em boa companhia. Vivi e wellingtonporto62@gmail.com
O mirante dos pescadores fui com meu amor fica longe mdo pra tirar foto melhor em boa companhia. Vivi e wellingtonporto62@gmail.com