Em um lugar que recebeu o nome de Pedra Bonita, não há como não iniciar a trilha até o cume sem expectativas da vista que se terá, nem das belezas que encontraremos pelo caminho. A Pedra Bonita fica dentro do Parque Nacional da Floresta da Tijuca e, além do contato com a natureza, no meio do caminho fica a rampa de voo livre, de onde partem os passeios de parapente e asa delta.
A trilha é considerada fácil, com pouco mais de 1 km de extensão (ida) e pode ser feita em até 30 minutos, dependendo do ritmo de subida. Além de ser considerada segura, pela sua localização estar distante de comunidades dominadas pelo tráfico e/ou milícias, a trilha da Pedra Bonita é muito procurada pelo ângulo especial que se tem da Pedra da Gávea lá do topo.
Como chegar na Pedra Bonita?
A trilha começa na Estrada da Pedra Bonita. Para chegar até lá, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas até encontrar uma placa indicando o início do trajeto. O acesso a trilha funciona, diariamente, das 8h às 17h.
Até o início da trilha, em si, existe uma subida (ainda na pista asfaltada) muito íngreme. Caso você vá de carro, seja próprio ou por aplicativo, é possível se identificar na primeira portaria e subir até a entrada oficial da trilha de carro para não encarar a subida forte a pé.
Saiba mais:
- 10 opções de passeios alternativos para curtir no Rio de Janeiro
- Trilhas do Rio de Janeiro: confira alguns lugares para ver a cidade do alto
- 10 mirantes gratuitos no no Rio de Janeiro
De frente para a placa que marca o início da trilha existe um estacionamento no local. Para quem deseja visitar a rampa de voo livre e conferir de perto os saltos, basta seguir pelo trecho asfaltado por mais uma subida íngreme.
A entrada é gratuita e liberada até mesmo para quem não tem voos agendados.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Como é a trilha da Pedra Bonita?
Já a trilha em si começa no trecho onde a placa marca o início da subida. São 698 metros de altitude e todo o percurso está bem demarcado.
Na primeira parte da trilha, a vegetação é mais fechada, o que faz com que a temperatura seja mais amena e a caminhada fique mais agradável. Em seguida existem alguns trechos em que a trilha está mais exposta ao sol, mas nada que aumente muito a dificuldade da subida.
O que fazer no topo da Pedra da Bonita?
Apreciar a vista da Pedra da Gávea, das praias e da Floresta da Tijuca é o principal atrativo da trilha da Pedra Bonita. O local rende muitas fotos e, inclusive, brincadeiras de ilusão de ótica com a Pedra da Gávea. A dica é explorar o cume da pedra para fazer seus registros e descansar da subida também.
Além disso, lá do topo é possível avistar outros cartões postais da cidade, como o Morro Dois Irmãos, a Barra da Tijuca, grande parte da zona oeste do Rio e as praias de Ipanema, Leblon e São Conrado.
É muito comum encontrar grupos de amigos e familiares fazendo piquenique no topo da Pedra Bonita também.
Recomendações para visitar a Pedra Bonita
Assim como as demais trilhas do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, a entrada para a trilha da Pedra Bonita é gratuita. Por lá também não é obrigatório a companhia de guia de turismo, porém, o ideal é nunca realizar o percurso pela primeira vez sozinho.
O Beto, além de te acompanhar em passeios e trilhas pelo Rio de Janeiro, também faz registros fotográficos profissionais dos locais visitados. Com experiência de mais de quatro anos, ele te oferece roteiros personalizados e exclusivos.
Para fazer a trilha com segurança, o ideal é ir de tênis, passar protetor solar e repelente, além de levar água e lanche.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!