Apesar de estar acompanhada de uma multidão de milhares de pessoas, preferi vivenciar aquele momento sozinha. Nada de fotos ou vídeos para as redes sociais. Tudo o que eu vi e vivi nas areias de Copacabana durante o Reveillon ficou registrado apenas no HD da mente: luzes dos cruzeiros em alto mar posicionados de frente para as balsas, famílias com suas barracas montadas para passar a noite na praia, jovens celebrando o novo ano com muita música e bebidas e, principalmente, luzes e cores.
Assim que a contagem regressiva finalizou na parede de um edifício, à direita do famoso Copacabana Palace, e o primeiro fogo de artifício cruzou a escuridão do céu às meia-noite, anunciando a chegada do ano novo, uma lágrima escorreu no meu rosto.
Vieram mais fogos em 14 minutos, nos mais diversos formatos, tamanhos e cores e mais lágrimas. Minhas mãos se juntaram ao peito em forma de agradecimento e, baixinho, eu sussurrava: Obrigada, Deus! Obrigada, Deus!
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Passar o réveillon em Copacabana era um sonho que eu tinha desde a infância. Me arrepiava só de ouvir no noticiário as informações sobre os preparativos pra festa e me emocionava ao ver as imagens da queima de fogos pela TV.
“Um dia ainda vou passar o ano novo em Copacabana”, eu dizia. E na virada do ano de 2017 para 2018, entre amigos, brincadeiras e uns goles de champanhe, fizemos a promessa que o próximo ano novo curtiríamos nas areias da praia mais famosa do Rio de Janeiro. Voltei de férias e comecei a colocar o plano em ação.
Para isso, foi preciso planejamento:
- Não demore para reservar a hospedagem!
Copacabana é uma das maiores festas de réveillon do mundo. Por isso, é necessário reservar uma hospedagem com antecedência. Quanto antes melhor, não deixe para resolver isso em novembro pois, antes disso, os hotéis, pousadas e hotels já estão com reservas para o carnaval. O booking pode te ajudar na escolha da acomodação! - Procure locais alternativos para se hospedar!
Por ser o palco da festa, os valores de hospedagem em Copacabana seguem as proporções da festa. Uma opção é procurar bairros vizinhos. Eu, por exemplo, sempre fico em Botafogo. - Outras maneiras de curtir a festa além das areias da praia:
Há diversas maneiras de curtir o ano novo em Copacabana. A mais tradicional delas é na areia da praia, acompanhando os shows noite à dentro. Porém, uma boa opção para quem não gosta da muvuca e não quer se preocupar com furtos e arrastões são as festas fechadas.
As festas são oferecidas por hotéis beira-mar e pelos quiosques que ficam na orla da praia. Os preços começam em R$ 400 e chegam até o nível do Copacabana Palace. O que, aparentemente, é “salgado” se torna “justo” se levado em conta os serviços, como open bar e open food, segurança e banheiros privativos. Fique atento que pacotes começam a ser vendidos, geralmente, em outubro. - Fique atento ao trânsito e ao transporte para sua volta!
Para atender a multidão que se rende à praia, o trânsito também sofre alterações e é montado um esquema especial de transporte. Além de algumas ruas serem interditadas, para utilizar o transporte público é preciso comprar, com alguns dias de antecedência, um bilhete especial do metrô. Aplicativos de transporte costumam não funcionar muito bem nessa madrugada. Para quem for a pé para os bairros vizinhos, tome cuidado para não voltar sozinho. - Bolsas e celulares
Quanto menos coisas você levar, menos irá se preocupar. Lógico que, estando no Reveillon em Copacabana, quem não gostaria de tirar uma foto para registrar e compartilhar nas redes sociais? Para isso, opte por levar o celular com documento, um pouco dinheiro e/ou cartão, em uma doleira, por baixo da roupa para não chamar atenção.
Cuidados tomados, se jogue na festa e aproveite!
12 Comments
Eu também quero muito viver essa experiência, Maiara. Adorei o seu relato. Com certeza também não conseguirei conter a emoção. Dicas anotadas!
Ótimas dicas! Adorei seu blog! Já passei alguns finais de ano em Copa e posso afirmar é imperdível !
Meu sonho é passar um no novo em Copacabana! Se bem que não passo mal aqui em Balneário Camboriú não kkkkk, mas O Rio está na minha lista!!
Ai Maiaraaaaa, quanta sensações me remeteu. Era meu sonho também passar o reveillon em Copacabana. Eu que odeio fogos, ali me emocionei, parecia criança. Acho que levamos um pouco de nossa criança interior mesmo né? Que só via isso pela televisão e de repente… poxa, é tão perto de São Paulo, porque não me programar? E vamos! Eu fiquei assustada com um arrastão que aconteceu quando fui, quebrou o clima totalmente, infelizmente.
Eu AMO fogos de artíficio! Sempre passei na praia mas nunca no Rio.
Imagino que seja como o ano novo que passo na praia, mas em uma escala de fogos MUITO MUITO Maior, com mais fogos e mais gente.
Realmente deve ser incrível mesmo!
Acredita que sou carioca e nunca passei o Reveillon em Copa? Depois desse post, vou tomar vergonha na cara e me planejar!
Que sonho ver o reveillon em Copacabana, sonho em ir para rio ver! Você achou perigoso o lugar ou é só prestar atenção que é tranquilo?
Realmente, você tem bastante razão, porque passar o Reveillon nos lugares mais badalados do Brasil requer um bom planejamento e antecipado para brindar com muita alegria a virada do ano! Adorei seu post! Valeu pelas dicas!
Ótimas dicas ! Passei alguns aí ! Deu uma saudade !
Nunca fui, sempre tive medo da confusão e tumulto, mas gostei muito do post e das dicas. Até pensando aqui! rs
Queria muito viver essa experiência este ano mas não sei se será possível. Enquanto isso curto esse relato maravilhoso e já anotei as dicas.
Olá! Queria saber se é seguro ir do metrô até a faixa de areia de Copacabana sozinha. Li que o metrô Cantagalo seria o mais indicado, mas estarei completamente sozinha e queria apenas ver os fogos e já ir para a casa. Vocês acham que é seguro? Ou melhor evitar?