Quando a viagem de volta ao Maranhão deixou de ser apenas um sonho e começou a ganhar formato, com a definição das datas, aviso aos amigos maranhenses e busca por passagens aéreas, junto também veio outro sonho: fazer o sobrevoo no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses!
Na primeira viagem, em 2019, o roteiro estava apertado, já que queria desbravar toda a região. Além disso, o valor do passeio não era nenhum pouco convidativo. Não que em 2023 o preço tenha melhorado, pelo contrário: aumentou! Mas estava disposta a ter essa experiência e desembolsar R$ 700 pra 30 minutos de sobrevoo.
Durante os quatro anos que dividem as minhas duas visitas ao Maranhão muitas coisas aconteceram: pandemia, falecimento da minha avó materna, meu diagnóstico e tratamento de câncer… Todos esses episódios somente reavivaram em mim o sentimento que a vida é agora, temos apenas o presente e que devemos aproveitar todos os momentos. Por isso, fiquei me questionando: Quando poderia ter essa oportunidade de novo? Quando seria a próxima viagem ao Maranhão? A vida me mostrou nesse intervalo de tempo é que ela está no comando, não somos nós que decidimos nada! Por isso, me dei ao luxo desse passeio!
Saiba mais:
- Nascer do Sol com Café da Manhã nos Lençóis Maranhenses: tudo o que você precisa saber pra ter essa exclusividade!
- Guia Completo dos Lençóis Maranhenses
- Roteiro de 8 dias pelos Lençóis Maranhenses
- Trekking nos Lençóis Maranhenses pela Lagoa das Emendadas
- Atins e o clima rústico dos Lençóis Maranhenses
Assim que cheguei na cidade de Barreirinhas, comecei a procurar pelas empresas que faziam o sobrevoo e descobri que é preciso contar um pouco com a sorte: isso porque o avião levanta voo com, no mínimo, duas pessoas. Para um casal, isso não seria problema, mas, para uma viajante solo, ficar esperando mais alguém pra embarcar na aventura pode ser uma tarefa de controle da ansiedade.
Em linhas gerais, dois roteiros são oferecidos: a Rota Litorânea e a Rota Baixa Grande. Algumas empresas oferecem outras duas opções de passeio: a Rota Litorânea + a Rota Baixa Grande e a Rota do Treeking. Basicamente, esses dois últimos passeios são mais longos (com até 3h de duração) e, consequentemente, mais caros ainda. Porém, para uma primeira experiência, os roteiros iniciais de 30 minutos de duração são suficientes para deixar todos inebriados com a paisagem!
- Rota Litorânea: Além de avistar a região dos Grandes Lençóis (Lagoa Bonita e Lagoa Esmeralda), este passeio começa sobrevoando o Rio Preguiças, em direção aos Pequenos Lençóis, ao Farol de Mandacaru, a Praia do Caburé e a Vila Atins. A vantagem desse passeio é que há uma variedade maior das paisagens avistadas. Por outro lado, o tempo de sobrevoo, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em si, é menor já que os 30 minutos são divididos com outros cenários.
- Rota Baixa Grande: O segundo roteiro sobrevoa a região dos Grandes Lençóis: ou seja, o avião decola pelo Rio Preguiças, passa pelas Lagoas Azul e Esmeralda e segue até os Oásis Baixa Grande e Queimada dos Britos – locais visitados apenas por quem faz o trekking nos Lençóis Maranhenses, já que os passeios convencionais não adentram nesses povoados. A vantagem desse roteiro é poder avistar as lagoas maiores e os povoados, praticamente desertos e intocáveis.
Eis que no meu último dia da cidade, apareceu outra viajante solo disposta a embarcar naquela aventura. Pronto, a dupla estava formada!
O passeio tem duração de 30 minutos. Sim, R$ 700 reais gastos em 30 minutos. Os voos acontecem entre às 7h e às 17h.
O tamanho do avião pode assustar um pouco no início pra quem nunca andou em aeronaves pequenas. Na decolagem, senti um sacolejo maior, porém, logo a vista 180º graus deixou essa preocupação de lado.
Assim que a paisagem foi mudando, saindo da área urbana de Barreirinhas e adentrando no percurso do Rio Preguiças, seguindo para Mandacaru, fui relembrando da primeira vez que estive por lá ao avistar o Farol. Foi lindo rever a praia de Atins e os casebres na beira da areia e todos os outros cenários pelos quais eu já tinha passado, só que de um jeito diferente dessa vez.
Mas, não há dúvidas que quando o aviãozinho entrou na região dos Grandes Lençóis foi que me emocionei mais ainda! Se, das dunas, o cenário já é surpreendente, avistar aquela imensidão de lagoas do alto só potencializou ainda mais a beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Ver os carros das jardineiras e as pessoas se divertindo nas lagoas, lá embaixo, me fez sentir pequena diante de tanta beleza. Ao mesmo tempo, meu coração transbordava de gratidão por estar vivenciando aquele momento tão sonhado! Naquela altura do passeio, a 2 mil pés de altitude, o pensamento do “gasto” com o passeio já tinha se transformado em “investimento”.
De volta à terra firme, a sensação era que meus pés continuavam sobrevoando as dunas. Processava todas aquelas imagens que meus olhos tinham acabado de capturar, na tentativa de não esquecer de nenhum detalhe. A experiência de revisitar os Lençóis, com outro olhar e outro jeito de sentir, me fez aproveitar aquele lugar mágico de outra forma.
Milton Nascimento já cantava que “os sonhos não envelhecem”. Se sonhar é bom, realizar os sonhos é mais especial ainda!
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!