Skip to content

Trekking nos Lençóis Maranhenses pela Lagoa das Emendadas

Entre o azul do céu e a água cristalina das lagoas, restam apenas as areias que dão forma aos Lençóis Maranhenses. O único barulho que se ouve do alto das dunas é a força do vento que, lentamente, vai redesenhando o cenário.

Distante de tudo e de todos, essa sensação só experimenta quem se permite a passar um dia (ou mais) caminhando pelos Lençóis. Esquecer dos chinelos, visitar lagoas intocáveis, longe da rota do turismo é possível em Santo Amaro do Maranhão.

Para proteger a região da Lagoa das Emendadas e o povoado de Queimada dos Britos, por exemplo, carros não são permitidos no local. Apenas os moradores tem a autorização de dirigir até lá.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Saiba mais:

O passeio até a região da Lagoa das Emendadas tem duração de um dia e demanda a presença de um guia experiente em caminhada nos Lençóis. A aventura começa no veículo 4×4 até o trecho onde é permitido. Dali em diante, as pernas são colocadas à prova subindo e descendo as dunas.

A cada topo de duna alcançada, infinitas porções de água se descortinam no caminho, que jamais cansam os olhos. Além da exclusividade, a vantagem do passeio é ter uma sequência de lagoas para banho quando o cansaço bate.

Caminhar à favor do vento favorece a disposição e, quando o caminho cruza com uma lagoa de 60 metros de comprimento, a saída é atravessá-la com mochila nas costas.

Longe da escravidão do relógio e desconectado do mundo virtual é que se repara quando nuvens brancas se aproximam do sol e criam uma sombra sobre a terra. É também caminhando que se encontram ninhos de pássaros no chão e famílias de bode cruzando as dunas.

Mais do que o contato dos pés com a areia, do sol com a pele e do vento com os cabelos, a alma entra em conexão com a natureza e ali é lugar de se contemplar a paisagem e vivenciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses.

Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

As quatro estações do ano são resumidas apenas em duas nos Lençóis Maranhenses: inverno, conhecido também pelo período de chuvas, e o verão, com dias mais secos. As estações também dividem a alta e a baixa temporada. Confira:

  • Entre janeiro e junho: É o período da baixa temporada, também conhecido como inverno, pela alta quantidade de chuvas nos Lençóis Maranhenses. Nestes meses, apesar das lagoas estarem mais cheias, chove praticamente todos os dias e a cor da areia fica mais escura.
  • Entre julho e dezembro: É o período considerado como alta temporada de verão nos Lençóis Maranhenses. Quem viaja para lá nesta época encontra as lagoas com águas cristalinas, não será surpreendido por chuvas e também as areias ficam mais brancas. Para quem gosta, este período é o ideal para observar o céu, seja o nascer ou o pôr do sol, e também as estrelas. Há, inclusive, tours noturnos para observação do céu na alta temporada.

Como fazer os passeios nos Lençóis Maranhenses?

Não são quaisquer agências de passeio que realizam o passeio até a Lagoa das Emendadas. É preciso ter ao lado um guia experiente em caminha e que conheça a região para que ninguém se perca.

Dom é um guia daqueles que conhece cada duna e cada caminho d´água melhor que as linhas da palma da mão. Nascido no povoado de Queimada dos Britos, ele especializou-se em guia de caminhada.

Além da caminhada até a região de Emendadas, sua empresa, a Luz Turismo, oferece passeios por outras lagoas da região de Santo Amaro, como nas lagoas da Gaivota, Andorinha e Betânia.

Bom de caminhada, Dom também realiza a Travessia dos Lençóis, ou o trekking como também é chamado. Indo mais longe a pé, é possível conhecer os povoados de Queimada dos Britos, Baixa Grande ou até mesmo para Barreirinhas e Atins. O trekking pode ser feito em um ou até cinco dias, dependendo da distância a ser percorrida.

A Luz Turismo também dispõe de transfer e todos os passeios podem acontecer, tanto em grupos, quanto em grupos privativos. O contato do Dom é o (98) 9981-9574.

Onde se hospedar em Santo Amaro do Maranhão?

Para quem procura hospedagem em Santo Amaro, a Pousada Bellas Águas se destaca pela boa localização e serviços oferecidos.

Bem próximo das margens do Rio Alegre, a pousada tem vários quartos para famílias e casais, equipados com televisão, ar-condicionado, frigobar, chuveiro de água quente e wi-fii. A limpeza dos ambientes é feita diariamente de maneira zelosa.

O ambiente é aconchegante e a decoração, repleta de flores, chamam a atenção de beija-flores que visitam o jardim. Aos fundos, um cantinho especial com mesas e cadeiras é ótimo para relaxar, ler um livro ou conversar.

No café da manhã, a pedida são as tapiocas e as opções de geleias. Ainda são servidas várias opções de frutas e sucos. A recepção funciona 24 horas e a Pousada Bellas Águas tem estacionamento.

*A viagem para os Lençóis Maranhenses teve apoio do guia Dom e da Pousada Bellas Águas. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

Deixe um

Comentário

11 Comments

  1. Esse cenário é surreal, fiquei impressionado!

  2. Coisa mas linda, estou encantada com seu post. Preciso ver tudo isso de pertinho

  3. Pra quem já esteve nos Lençóis por duas vezes, posso dizer que vc descreveu lindamente esse lugar e deu dicas valiosas. Ainda quero voltar pra fazer a Rota das Emoções, já ouviu falar?

  4. Cada vez mais impressionado com a beleza desse lugar. O vídeo ficou sensacional. Quero conhecer!

  5. Oi Maiara
    Estou com muita vontade de conhecer os lençóis mas vi que esta parte requer muita caminhada e certo esforço físico.
    Você recomenda alguma parte que seja mais tranquila? Ou para chegar em qualquer região paraíso temos mesmo temos que colocar os músculos das pernas para trabalhar? rs
    Parabéns pelos posts cada vez melhores!

  6. Lençois Maranhenses é um destino que eu quero muito ir. A uns 9 anos atrás eu ia, mas foi periodo de seca e acabei indo pra Jericoacoara. Não me arrependi porque amei Jeri, mas os preciso voltar pra ir nos Lençois..

  7. Oi Maiara! Tenho uma dúvida: você acha que visitar os Lençois seria uma boa com crianças pequenas? Adorei o post e seu blog.

  8. Já favoritei o post pra poder prpgramar minha trip pra la!

  9. Adorei seu post e estou querendo muito conhecer. Quantos dias você acha que seriam suficientes para curtir tudo?

  10. Travessia nos lençóis maranhenses parque Nacional Nordeste.

    Contato reserva Whatsapp (98) 988588396 galego guia de Turismo melhor guia da região nativo do parque Nacional nascido e criado nos lençóis maranhenses


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
Trekking Lençóis Maranhenses@meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens