Os fortes militares são estruturas que foram construídas para defender o território em tempos de guerra ou ameaças de invasão. Aqui no Brasil, ao longo de toda a costa do litoral, é possível encontrar algumas dessas estruturas que hoje são abertas para visitação.
No Rio de Janeiro são três as forticações mais conhecidas e que podem ser visitadas: Forte de Copacabana, Forte Duque de Caxias (no Leme) e Forte de São João (na Urca). Confira o que visitar em cada uma delas:
Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana fica no canto direito da praia mais famosa do Rio de Janeiro. Além da vista para o mar, lá existem opções de cafés, como uma unidade da Confeitaria Colombo, e o Museu Histórico do Exército.
A entrada custa R$ 6 e estudantes e idosos pagam meia. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 19h (durante o verão). Nas outras épocas do ano, o fechamento é às 18h.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Se você planeja visitar o espaço para tomar café da manhã nas concorridas mesas da varanda, de frente pro mar, da Confeitaria Colombo prepare-se para chegar cedo e enfrentar uma fila antes mesmo da abertura do Forte. Além da unidade da Confeitaria Colombo, outra opção dentro do Forte é o Café do Forte 18. Ambos oferecem café da manhã completo, com sucos, chocolates, iogurte, cesta de pães, frios, geleias e doces, além de pratos para o almoço, salada, lanches e sobremesas.
Além da parada para um lanche, não deixe de visitar o Museu Histórico do Exército, que conta com uma exposição permanente, que retrata a história do Brasil através da história militar, como, por exemplo, a Batalha de Guararapes e a fundação do Exército Brasileiro e a participação na Segunda Guerra Mundial também.
As salas das exposições são divididas de acordo com o período político do Brasil: Colônia/Império e República. Além do prédio onde ficam as exposições permanentes e temporárias, logo na entrada do forte, nos fundos da área, depois dos restaurantes, é possível visitar o interior da fortificação de defesa.
São diversos corredores, com paredes de 12 metros de espessura, que abrigam canhões e até uma usina a diesel que fornecia energia elétrica para o bairro de Copacabana. Pelos corredores também é possível conferir toda a estrutura da área de defesa, que conta com câmaras de tiro, cozinha, alojamentos, capela, oficina, telégrafo, cisterna de água, banheiros e enfermaria. Uma vez dentro da poderosa casamata, era possível permanecer durante longo período de combate sem precisar de auxílio externo.
Depois da visitação da área interna do museu, suba as escadas e confira o visual da área onde fica a parte externa dos canhões: de lá é possível avistar o mar de Copacabana e a Praia do Diabo, que fica antes da Pedra do Arpoador.
Forte Duque de Caxias
O Forte Duque de Caxias está na outra extremidade da faixa de areia da Praia de Copacabana, que depois passa a ser chamada de Praia do Leme. Para chegar até o topo das edificações, é preciso percorrer uma trilha pavimentada em meio a Área de Proteção Ambiental (APA) do Leme.
A subida tem 800 metros e, apesar de íngreme, não exige grande preparo físico e pode ser percorrida com crianças, por exemplo. Em geral, o caminho pode ser percorrido em meia hora.
No caminho, além das diversas espécies de árvores e flores nativas, facilmente você poderá encontrar saguis cruzando o caminho e ouvir os sons de diversos pássaros. Lá do alto, a vista inclui um ângulo único do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana.
A estrutura da fortificação do início do século passado está preservada e é possível visitar o centro de controle, o paiol de munição, a estação de forças e o pátio de canhões.
A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h30 às 16h. A entrada custa R$ 4.
Forte de São João
Localizado no bairro da Urca, o Forte de São João foi uma das primeiras fortificações da cidade. A fortificação oferece uma vista diferente do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara e está rodeada por praias.
Dentro da área do forte fica uma praça que homenageia a fundação da cidade do Rio de Janeiro e há muitos canhões que podem ser avistados durante uma caminhada no local. Para completar a visita, o Museu Histórico da Fortaleza de São João, possui em seu acervo peças originais e réplicas de elementos que retratam a história do Brasil, desde a chegada dos primeiros portugueses.
A entrada fica na Avenida João Luiz Alves e não é preciso pagamento de ingressos. O telefone do local para informações sobre os horários de visitação e agendamentos é o (021) 2586-2291.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!