Skip to content

Confira 3 cachoeiras imperdíveis de São Thomé das Letras

Sem dúvida, os maiores pontos de energia de São Thomé das Letras são as cachoeiras. A força da queda das águas nas costas revigora e ainda relaxa. Mesmo longe do centro, os hippies encaram longas caminhadas pelas estradas de terra para abrilhantar ainda mais o local com as suas músicas e seus artesanatos.

Nas cachoeiras mais escondidas, lá estão eles trançando fios em pedras para a confecção de colares, pulseiras e brincos e também pendurando nas árvores diversos modelos de filtros dos sonhos para vendê-los.

Dentre as cachoeiras mais famosas estão a Véu de Noiva e Paraíso – que podem ser visitadas em um mesmo dia, já que Paraíso nada mais é do que a continuação das águas que descem da Véu de Noiva.

Sem muitas pedras e rasa, a Paraíso é mais indicada para famílias com crianças. Já a Véu de Noiva tem a queda d´ água mais forte e seu poço, que chega até 3 metros de profundidade, esconde algumas pedras no fundo.

Com tempo, outras cachoeiras que merecem a parada são a Vale das Borboletas, Antares e Eubiose. Em geral são mais de 20 cachoeiras e o aconselhável é fazer as visitas de carro.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Saiba mais:

Borboletas

O acesso para a cachoeira do Vale das Borboletas fica dentro de uma fazenda. Depois de uma caminhada entre o pasto, a trilha fica um pouco mais íngreme. Durante a descida, o som da queda d´agua é o que te guia.

Com sorte, as borboletas vão te acompanhar pelo caminho. O vale é cercado por mata e recebe esse nome por conta da grande quantidade de borboletas que dançam no céu próximo da cachoeira. As cores das bailarinas que se apresentam no céu mudam em cada época do ano. Janeiro, por exemplo, é a época das borboletas azuis.

O poço não é muito fundo e é possível chegar até a queda d´agua, que mede 6 metros de altura.

Sobradinho

O Distrito de Sobradinho também conta com dois poços para banho (Poço Azul e Poço das Esmeraldas) de uma antiga mineradora desativada. Além da natureza intacta, o lugar ainda guarda duas grutas (Gruta do Labirinto e Gruta Sobradinho) que podem ser exploradas na presença de guias.

Apesar do nome Poço Azul, a coloração da água é verde, o que não diminuiu a beleza do lugar. O cenário do poço, em meio à poeira e as montanhas de pedra da antiga mineradora, lembra um oásis no meio do deserto. O silêncio e a ausência de sombras para se proteger do sol também remetem à secura de um deserto. Por isso, é importante levar muita água, boné e uma canga para prender entre os galhos de árvore e improvisar uma cabana.

Na Gruta do Labirinto, verdade ou não, os guias que o acompanham na visita dizem que um casal já se perdeu lá dentro e, quando foram encontrados, suas unhas já estavam enormes de tanto tempo que passaram lá perdidos.

Com sete entradas e saídas diferentes, as trilhas se misturam por dentro dos 150 metros de extensão da Gruta do Labirinto. Os corredores são altos e as paredes coloridas nos tons de marrom e laranja pela formação arenítica.

O aconselhável é ir de sapato fechado, já que alguns insetos vivem por lá e, em alguns trechos, a água corre pelas galerias. No complexo de Sobradinho, ainda existe uma lojinha próximo a um bar.

O povo de lá costuma ser muito receptivo e hospitaleiro e se enche de orgulho para contar como fabricam os espelhos, incensários, panelas, bijuterias e outros objetos feitos em pedra.

Desde muito cedo os moradores de lá já aprendem a fabricar as peças. Como grande parte da economia da cidade gira em torno do turismo, no contraturno das aulas, as crianças aprendem a técnica do artesanato.

Cachoeira da Eubiose

Na mesma estrada até Sobradinho, está a entrada para a Eubiose. Cravada em meio à mata fechada, a cachoeira reserva um charmoso portal na entrada onde está escrito, entre outras coisas, que: “É pelas montanhas de rochas e candeias, águas que sobem ao céu e se purificam”.

Descendo alguns degraus, a areia grossa do poço da cachoeira lembra uma praia tranquila. Ao fundo, a queda mede cerca de 6 metros e é possível ir caminhando até lá, já que o poço não é muito fundo. Sem muitas pedras no fundo, o local é procurado por famílias e jovens que querem tranquilidade.

A Cachoeira recebe esse nome porque pertence à Sociedade Brasileira de Eubiose. Eubiose, aliás, é uma filosofia que visa a harmonização do ser humano com o “ser divino”. Também pode ser classificada como uma ciência que permite ao homem harmonizar-se com as leis universais. No Brasil, a Eubiose foi fundada em 1924 pelo professor Henrique José de Souza.

Deixe um

Comentário

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
Cachoeiras de São Thomé das Letras @meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens