Skip to content

Mala de viagem: como escolher o que levar?

Arrumar as malas, sempre em cima da hora e rapidamente, é uma tarefa tão natural pra mim que foi difícil reunir dicas e um passo a passado de como escolher o que levar para uma viagem. Além das dicas para contagem de peças que se deve levar, confira outras dicas “fora do comum” para sua viagem:

– Dias de viagem x peças de roupa

A principal dica para evitar peso em excesso na bagagem é pensar nas atividades e looks por dia. Por exemplo, se em um dia da viagem você planeja visitar museus de dia e sair para jantar à noite, considere levar duas combinações de roupas para aquele dia.

– Peças coringas

Na hora de montar as combinações, dê preferência por peças que você pode criar novas combinações. Um short saia liso, por exemplo, pode ser usada de dia com uma roupa estampada para passeios ao ar livre, mas também pode se tornar uma opção mais social para a noite, quando usada com outra blusa mais sofisticada.

– Atenção aos tecidos!

Já pensou separar uma camisa para uma ocasião especial durante a viagem e, quando você vai tirar a peça da bolsa, ela está amarrotada? Para evitar que isso aconteça, essas peças devem ser guardadas na bolsa em rolinhos e coloque-as por último para ficar por cima na mala e não amassar com outras peças.

Se ainda assim a roupa estiver amassada, assim que chegar na sua hospedagem, deixe a pendurada ou esticada em algum lugar (vale até a porta, janela, ou na beira da cama). Se conseguir deixá-la no banheiro, melhor ainda: o vapor do chuveiro ajuda para que o tecido volte ao normal.

Caso precise, se tiver uma chapinha na mala, ela ainda pode te ajudar a desamassar o tecido!

Outra vantagem importante de quem prefere tecidos leves e que não amassam é que essas peças costumam ser menos pesadas e ocupam pouco espaço dentro da mala.

– Improvisar uma lavandeira

Para viagens muito longas, fica difícil usar a primeira dica de contar os looks de acordo com os dias da viagem. Ainda mais quando se tem deslocamentos no roteiro, a mala não deve se tornar um “peso” na viagem. Além de usar peças coringas, considere lavar suas roupas no banheiro!

Isso vale para as calcinhas e até mesmo para blusas e vestidos! Em hostels isso pode ser mais fácil, já que o ambiente está acostumado a receber viajantes que estão há um bom tempo na estrada e oferecem baldes, tanques e varal.

Caso isso não seja possível, lave suas roupas na pia do banheiro ou no chuveiro e deixe-as secando no box ou na janela.

– Sujou!

Essa não é uma das dicas mais higiênicas e convencionais, mas quem nunca se sujou tomando um sorvete ou com o molho de uma massa? No dia-a-dia não seguimos a nossa rotina quando isso acontece? Pois bem, durante uma viagem não poderia ser diferente também!

Não quero dizer para você sair por ai com uma mancha de vinho numa camisa branca, mas sim para desapegar quando uma pequena sujeirinha aparecer numa peça escura que ninguém, além de você, irá reparar!

DICA: O tipo de bagagem que você irá escolher também deve ser pensado com antecedência! Para mim, mochila é sempre a primeira opção e aquela que mais se adapta em todas as situações. Mas, há quem prefera o conforto das malas de rodinhas. Nesse caso é preciso pensar como será o seu transporte até a sua hospedagem: o solo é asfaltado ou o calçamento é de pedra ou areia?

Conheço gente que sofreu ao arrastar mala de rodinha pelo Centro Histórico de Paraty… Por outro lado, caminhar longas distâncias com uma mochila pesada nas costas não pode ser confortável para todo mundo.

RESUMO DA ÓPERA: não existe regras e padrões para quantas peças levar para cada viagem, muito menos a bagagem perfeita. O ideal é aquilo que se adapta ao SEU estilo de viagem e o que te trás conforto e confiança!

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens