Skip to content

O que fazer em Cabaceiras?

Cabaceiras seria mais uma cidadezinha de pouco mais de 5 mil habitantes do interior da Paraíba, se não tivesse sido descoberta pelos gigantes do audiovisual. A cidade já serviu de cenário pra mais de 30 locações, entre filmes, novelas e séries.

As produções acontecem, tanto no centrinho da cidade, quanto em ambientes da zona rural, como no Lajedo de Pai Mateus e no complexo da Saca de Lã. Uma das gravações mais famosas que a cidade já recebeu foi para o consagrado filme “O Auto da Compadecida”.

Cenários do filme “O Auto da Compadecida”

Durante uma simples caminhada pelas ruas da cidade, é possível se deparar com os cenários do longa: como a Igreja Matriz, o antigo Mercado Público de Cabaceiras e o casario por onde os personagens de Chicó e João Grilo passavam.

Para a locação do filme, a fiação elétrica das casas e das ruas teve que ser aterrada. As ruas de paralelepípedo foram cobertas com terra e cascalho para dar um ar mais rústico ao local.

Saiba mais:

Uma das condições pra que o município recebesse as equipes de filmagem foi que os próprios moradores fossem figurantes no filme. Assim, não é difícil encontrar moradores de Cabaceiras “famosos” por atuarem como figurantes em diversas produções!

Museu Histórico Cultural de Cabaceiras

Localizado no centro da cidade, o espaço reúne registros históricos, artísticos e culturais da cidade. Um fato curioso é que boa parte do acervo foi doado pelos próprios moradores da cidade, pra que a história de Cabaceiras continuasse sendo preservada.

Outro registro que chama atenção no museu é a foto da formatura do curso de datilografia, de 1960, composta por cinco mulheres, muna turma de sete alunos! Um feito bem à frente do tempo da sociedade do interior da Paraiba para aquela época.

Museu Cinematográfico

O espaço foi inagurado em 2007 e guarda uma exposição destinada ao cinema produzido na cidade. São registros em fotos e painéis que ajudam a contar, em uma linha do tempo cronológica, a participação da cidade pro cinema brasileiro.

Letreio “Róliude Nordestina”

Logo na chegada de Cabaceiras existe um letreiro que avisa que você está chegando na “Róluide Nordestina”, em referência à cidade americana de Hollywood, onde acontecem as principais gravações de filmes do mundo.

Festa do Bode Rei

A cidade, do cariri paraibano, também ganhou fama pela festa do Bode Rei, que acontece todo ano no mês de junho. Milhares de pessoas, das cidades vizinhas e até de outros estados, vão pra lá conferir competições e exposição dos animais, além de shows de trios de forró pé-de-serra e apresentações culturais.

A relação do bode com Cabaceiras é tanta que existe até mesmo um vocabulário originado do bode e da cabra!

Lajedo de Pai Mateus

A área tem cerca de 1 km quadrado e, sobre a rocha que se assemelha a um “prato de sopa invertido”, existem mais de 100 blocos de rochas soltas, de diferentes tamanhos e formatos, todos esculpidos pela ação dos ventos e da chuva.

O local leva esse nome por conta de um antigo morador daquela região que era um curandeiro que se chama Mateus. Muito querido pelo povo, ele passou a ser chamado de Pai Mateus e, era sobre uma dessas rochas que ele fazia seus atendimentos e benzimentos.

Hoje é possível visitar Lajedo Pai Mateus, na companhia de um guia do local, e também dá pra se hospedar no Hotel Fazenda que fica dentro da propriedade.

Saca de Lã

A propriedada da Saca de Lã está na sexta geração da família e, durante a visita, é possível conhecer, em detalhes, sobre a vegetação e a formação rochosa da região.

No local, que também já serviu de cenário pras locações audiovisuais, existe uma misteriosa formação de rochas, em formatos de blocos, empilhados uns sobre os outros, como se fosse uma pirâmide.

Outro local interessante na visista é o Portal da Luz, que fica entre duas rochas gigantes por onde entra um feixe de luz dos raios do sol. A melhor época pra conferir o espetáculo é entre os meses de julho a dezembro, sempre no período da manhã: das 10h às 13h.

A visita no Saca de Lã custa R$40 e lá eles oferecem uma estrutura com sanitários e restaurante.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens