Skip to content

São José da Barra e a Usina de Furnas

São José da Barra poderia ser mais uma cidade mineira, com nome dedicado a um santo, se lá não estivessem as instalações de uma represa de Furnas. Antes do início da operação da represa, os moradores viviam da pesca e da agricultura. Já na década de 60, durante o enchimento do reservatório, a cidade foi alagada e boa parte dos moradores foram transferidos para uma nova cidade construída.

Além da importância elétrica para a região, já que a energia produzida em São José da Barra é distribuída para 1.200.000 quilowatts, a área da represa reserva paisagens contrastantes da natureza com hidrelétrica.

Na chegada, torres de transmissão de energia estão cravadas nas rochas e os cabos de energia rasgam o céu, de um lado a outro das tubulações. Depois de uma ponte, uma sala espelhada e um jardim é o que lhe espera. São José da Barra está do ladinho de Capitólio.

Saiba mais:

Entre as flores e as abelhas que circulam o jardim é possível ver, do lado de cima, a água represada em meio aos cânions e, do lado debaixo, a água correndo novamente, depois de passada pela tubulação.

Em volta da represa, estão as casas e até mesmo a igreja construída para atender os funcionários que se mudaram para lá.

As construções dividem espaços com campos gramados onde habitam animais nativos, como um tamanduá.

Na estrada que te leva até São José da Barra, estão instaladas algumas lojas de artesanato. A cidade ainda vive da produção de milho, café, pimenta e a criação de bovinos.

 

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens