Skip to content

Teresópolis: 5 dicas imperdíveis para o roteiro de 1 dia

O caminho até Teresópolis, a partir de Petrópolis, já oferece uma pequena demonstração dos atrativos da cidade. Entre as curvas e as montanha, ao longo da estrada, alguns mirantes e cachoeiras entregam a vocação para o turismo em contato com a natureza e de aventura de Teresópolis.

Entre os programas mais imperdíveis de Teresópolis está uma visita ao Mirante do Soberno, com o Parque da Serra dos Órgãos ao fundo e a Vila St Gallen, para conhecer um pouco mais sobre a tradição cervejeira da cidade. Mas Teresópolis oferece muitas outras experiências. Confira 5 delas:

Fonte Judith

Se antes as pessoas iam até a fonte apenas para buscar água mineral, hoje ela faz parte da história de Teresópolis e se tornou um ponto de visitação. A Fonte Judith foi construída pelo pedreiro Manoel Guedes da Costa em 1920. O nome foi escolhido em homenagem à filha do antigo proprietário daquelas terras.

Na década de 70, as terras foram vendidas e o novo proprietário aplicou os azulejos portugueses que vemos hoje. Ao todo são cinco saídas de água e, até hoje, os moradores da região costumam ir até lá encher suas garrafas com a água da fonte mineral.

Como chegar?

A Fonte Judith fica no bairro do Alto, próximo do Centro de Teresópolis. O endereço é a Rua Dona Olga, número 90.

Feirinha do Alto

Foto: Feirinha do Alto/divulgação

A Feirinha do Alto é considerada a maior feira de artesanato a céu aberto do Brasil! Hoje são mais de 600 barraquinhas, que comercializam desde móveis e alimentos, até itens de decoração e trabalhos manuais dos artesãos, como bordados, tricô e bijuterias.

Além das opções de barracas em uma grande área repleta de verde por todos os lados, o evento ainda oferece aos visitantes uma praça de alimentação e brinquedos para as crianças.

Como chegar?

A Feirinha do Alto acontece na Praça Higino da Silveira, também no bairro do Alto.

Mirante da Vista Soberba

Quem visita o Mirante da Vista Soberba, de um lado observa a imponência das montanhas da Serra dos Órgãos e, abaixo, vê a sutileza do contorno das montanhas no Rio de Janeiro. Com sorte, em dias sem neblina, é possível avistar o Pão de Açúcar, o Corcovado e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Ali é considerado um dos melhores lugares para contemplar a cadeia montanhosa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Da esquerda para a direita ficam as montanhas conhecidas como: Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe e Santo Antônio.

Como chegar?

O Mirante do Soberbo fica na saída para Guapimirim, na descida da serra para o Rio de Janeiro, pela BR-116.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O terceiro parque mais antigo do Brasil recebeu esse nome em referência ao formato de algumas de suas montanhas, que se assemelham aos tubos dos órgãos musicais encontrados no interior das igrejas.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece diversas opções de trilhas e ele é dividido em duas partes: a parte baixa, que conta com trilhas leves, e a parte alta, onde ficam as trilhas que exigem um preparo físico maior.

Na parte baixa do parque, há diversas opções de poços e cachoeiras. Para visitar algumas delas, o caminho passa por pontes de madeira suspensas entre as copas das árvores.

Já na parte alta, o principal roteiro é a travessia Petrópolis-Teresópolis, que exige três dias de caminhada. Apesar do esforço, ela é considerada a travessia mais bonita do Brasil.

Como chegar?

A sede de Teresópolis do parque fica na  na Avenida Rotariana s/nº.  A entrada do parque fica ao lado da ponte sobre o Rio Paquequer, bem próximo do Mirante da Vista Soberba.

Vila St Gallen

O espaço é destinado para todos os amantes da cerveja! Lá é possível os diversos estilos da bebida e como harmonizá-los. Além da degustação é possível fazer uma visita guiada para conhecer mais sobre o processo de fabricação da cerveja e a sua história.

Dentro da Villa St Gallen existe um PUB, uma trattoria e uma casa de fondue. No espaço Biergarten foi construído uma vila germânica, com lojas de souvenirs, uma café e até mesmo uma capela ao redor dos jardins.

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens