10 lugares para visitar em São Paulo

Publicado em 12 de maio de 2018

Maiara Barbosa

Vivenciar novas experiências, conhecer lugares, pessoas, músicas, gastronomia ou costumes diferentes não dependem, exclusivamente, de viagens longas. Às vezes, a novidade está escondia na rua de trás, na cidade vizinha ou em poucas horas de ônibus.

Para quem é de São Paulo, por exemplo, existem diversos roteiros para se fazer, mesmo quando a grana está apertada e a folga é curta.

Pensando nisso, o Meu Destino é Logo Ali se uniu com quatro blogueiras de São Paulo e listou 10 lugares para visitar em São Paulo. Tem passeio para todos os gostos: para quem gosta de natureza, história, cultura, etc. Só acompanhar e ir se programando:

– Cananéia e Ilha do Cardoso

No sul do estado está a pequena cidade de Cananéia, com um centro histórico charmoso e pacato.  Bem próximo dali fica a Ilha do Cardoso, um lugar perfeito para quem busca sossego em meio à natureza. Lá você terá a sensação de que o tempo passa mais devagar, já que não existe energia elétrica. Mas fique tranquilo, pois as pousadas de lá contam com energia solar e gerador.

Se você se interessou, corre pro Acumulando Viagens, que a Gabi te conta o roteiro completo de quatro dias.

– Caverna do Diabo

Salões da Caverna do Diabo contam com iluminação artificial

Durante essa mesma trip para Cananéia e a Ilha do Cardoso, a Gabi visitou a Caverna do Diabo. A caverna é a maior do estado, com mais de 6,5 mil e, em alguns pontos, ela chega a ter 75 metros de altura. O bacana é que, durante algumas partes da visita, o Rio Araçá que corta a região, vai margeando as trilhas por dentro da caverna.

O Acumulando Destinos tem várias dicas importantes para quem quer programar a visita e também fotos incríveis do interior da caverna.

– Embu das Artes

Em ateliês são comercializadas diversos tipos de artesanatos em Embu das Artes @meudestinoelogoali

Como eu já disse para vocês, Embu das Artes é uma cidade que exala arte até no nome. Mas além da fama pela produção artística e artesanal, a cidade, que está apenas 27 km de SP, tem muita história, gastronomia e outras opções de passeios.

– Paranapiacaba

A Juliana, apaixonada por essa vila do município de Santo André, escreveu sobre como é a Trilha do Mirante. A vila, para quem não conhece, tem um clima meio bucólico e foi fundada depois da construção de uma ferrovia por ingleses. Para se ter uma noção da influência inglesa, existe uma réplica do famoso relógio Big Ben!

Dá para chegar através dos trens da CPTM. Se prepare para enfrentar muita neblina.

– Passeio de Balão em Itu

Não é só na Capadócia que é possível fazer esse passeio não, meus amigos! Em São Paulo, por exemplo, as empresas de turismo oferecem voos de balão em Itu. A Julia, do blog Os Voos da Xoana, conta tudo o que é preciso se atentar antes de subir até as nuvens.

Spoiler: tem um vídeo super bacana lá no post também.

– São Luiz do Paraitinga

Grupos folclóricos se revezam em apresentações durante a Festa do Divino em São Luis do Paraitinga @meudestinoelogoali 

Sou de Mogi das Cruzes e cresci acompanhando a Festa do Divino Espírito Santo da minha cidade. Sempre me orgulhei das manifestações culturais do município, mas quando conheci a versão da festa de São Luiz, me apaixonei!

É lindo de ver o povo manifestando suas crenças e sua tradição nas ruas, ao ritmo de congadas e moçambiques. A festa sempre acontece 50 dias depois da Páscoa e eu mesma te conto um pouco mais sobre a história da festa e outras opções de passeio no interior de SP.

– São Bento do Sapucaí

Uma opção para fugir do óbvio de Campos de Jordão durante o inverno é São Bento do Sapucaí, que fica ali pertinho. Se tratando de Serra da Mantiqueira, uma trilha por lá é a pedida ideal pra desbravar a região e, quem encarou essa aventura foi a Julia do Blog Os Voos da Xoana.

– Serra do Mursa

Imagine pegar um trem em SP para fazer uma trilha e se surpreender com o visual da natureza, pertinho da capital? A Serra do Mursa é um local pouco explorado ainda (eu mesma nunca tinha ouvido falar) e é possível acampar e assistir o pôr do sol de lá.

A Nathalia, do Onde Vim Parar, fez esse passeio e reuniu várias dicas no post que ela preparou. Spoiler 2: tem um vídeo muito bacana lá no blog também.

– Trilha do Núcleo da Serra Grande

Esse passeio é feito na Serra da Cantareira, considerada uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo. A Juliana, do blog Além da Curva, foi lá se enfiar no meio do mato (again) para contar como funcionam as trilhas e como você pode se preparar para curtir a natureza.

– Ubatuba

Um dos cantinhos mais bonitos do litoral de São Paulo, na minha opinião, é Ubatuba. Além de curtir as praias, em si, dá para fazer uma trilha atravessando por sete praias. Sabia dessa?

Lá no Onde Vim Parar, a Nathalia compartilha a experiência dela fazendo esse passeio. Preparem-se, porque as fotos vão fazer você ficar com vontade de fazer as malas e correr pra lá!

Dica Bônus

Quer conhecer uma cidade com inspiração holandesa? Seu destino é Holambra! A cidade é conhecida pela produção de flores e grandes manifestações culturais dos descendentes de holandeses.

A Gabi, do Acumulando Viagens, listou 11 motivos para você conhecer a cidade. Corre lá para se programar que a festa das flores acontece em agosto!

Adicionar a favoritos link permanente.

11 Comments

  1. Pingback:Um passeio pelos grafites do Beco do Batman - Meu Destino é Logo Ali

  2. Pingback:De bike por São Paulo - Meu Destino é Logo Ali

  3. Pingback:5 cantinhos da Avenida Paulista que valem uma visita - Meu Destino é Logo Ali

  4. Eu amei a dica do balão! Tenho muita vontade!!!
    Parabens pelo posf super completo!

  5. Quanto lugar interessante, gente. Adoro cavernas! Mas, olhinhos brilhando e coração acelerado para o passeio de balão em Itu e a inspiração holandesa e as flores de Holambra! Amei o post!

  6. Uauu amei essas dicas! Conhecemos Cananéia, Ilha do Cardoso e São Luís do paraitinga e amamos! Super vou anotar essas outras dicas pois somos do Rio e é pertinho pra um passeio de feriado prolongado! Amei!

  7. Jéssica Soares

    De todas essas cidades, eu só ouvi falar de Ubatuba.
    Muito bom saber que tem muito mais e lugares legais para conhecer!

  8. Nossa estou encantada com o tanto de coisas para conhecer em São Paulo e eu não sabia! Bora planejar para ver isso tudo de pertinho

  9. As vezes a gnt fica tao desesperado pra viajar que até esquece o que ta pertinho da gente! E olha que SP tem coisas realemnte incríveis! Amei as dicas e to louca pra conhecer a Caverna do diabo

  10. Nossa adorei!!! acho que eu só conhecia um lugar desses! rsrsrsrs proxima ida a SP vou explorar mais algum…

  11. Amei o post….muitas dicas! Principalmente Cananeia que é linda e muitas vezes não muito explorada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *