Trekking nos Lençóis Maranhenses pela Lagoa das Emendadas

Publicado em 22 de julho de 2019

Maiara Barbosa

Entre o azul do céu e a água cristalina das lagoas, restam apenas as areias que dão forma aos Lençóis Maranhenses. O único barulho que se ouve do alto das dunas é a força do vento que, lentamente, vai redesenhando o cenário.

Distante de tudo e de todos, essa sensação só experimenta quem se permite a passar um dia (ou mais) caminhando pelos Lençóis. Esquecer dos chinelos, visitar lagoas intocáveis, longe da rota do turismo é possível em Santo Amaro do Maranhão.

Para proteger a região da Lagoa das Emendadas e o povoado de Queimada dos Britos, por exemplo, carros não são permitidos no local. Apenas os moradores tem a autorização de dirigir até lá.

Saiba mais:

O passeio até a região da Lagoa das Emendadas tem duração de um dia e demanda a presença de um guia experiente em caminhada nos Lençóis. A aventura começa no veículo 4×4 até o trecho onde é permitido. Dali em diante, as pernas são colocadas à prova subindo e descendo as dunas.

A cada topo de duna alcançada, infinitas porções de água se descortinam no caminho, que jamais cansam os olhos. Além da exclusividade, a vantagem do passeio é ter uma sequência de lagoas para banho quando o cansaço bate.

Caminhar à favor do vento favorece a disposição e, quando o caminho cruza com uma lagoa de 60 metros de comprimento, a saída é atravessá-la com mochila nas costas.

Longe da escravidão do relógio e desconectado do mundo virtual é que se repara quando nuvens brancas se aproximam do sol e criam uma sombra sobre a terra. É também caminhando que se encontram ninhos de pássaros no chão e famílias de bode cruzando as dunas.

Mais do que o contato dos pés com a areia, do sol com a pele e do vento com os cabelos, a alma entra em conexão com a natureza e ali é lugar de se contemplar a paisagem e vivenciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses.

Para se programar:

Para programar a ida até os Lençóis Maranhenses é preciso ficar atento com as condições do clima. As estações são divididas entre verão e inverno, sendo que no período do outubro até maio, as chuvas são mais intensas. O restante do ano é de sol e céu aberto todos os dias.

Não são quaisquer agências de passeio que realizam o passeio até a Lagoa das Emendadas. É preciso ter ao lado um guia experiente em caminha e que conheça a região para que ninguém se perca. Dom é um guia daqueles que conhece cada duna e cada caminho d´água melhor que as linhas da palma da mão. Nascido no povoado de Queimada dos Britos, ele especializou-se em guia de caminhada.

Além da caminhada até a região de Emendadas, sua empresa, a Luz Turismo, oferece passeios por outras lagoas da região de Santo Amaro, como nas lagoas da Gaivota, Andorinha e Betânia. 

Bom de caminhada, Dom também realiza a Travessia dos Lençóis, ou o trekking como também é chamado. Indo mais longe a pé, é possível conhecer os povoados de Queimada dos Britos, Baixa Grande ou até mesmo para Barreirinhas e Atins. O trekking pode ser feito em um ou até cinco dias, dependendo da distância a ser percorrida.

A Luz Turismo também dispõe de transfer e todos os passeios podem acontecer, tanto em grupos, quanto em grupos privativos. O contato do Dom é o (98) 9981-9574.

Para quem procura hospedagem em Santo Amaro, a Pousada Bellas Águas se destaca pela boa localização e serviços oferecidos. Bem próximo das margens do Rio Alegre, a pousada tem vários quartos para famílias e casais, equipados com televisão, ar-condicionado, frigobar, chuveiro de água quente e wi-fii. A limpeza dos ambientes é feita diariamente de maneira zelosa.


O ambiente é aconchegante e a decoração, repleta de flores, chamam a atenção de beija-flores que visitam o jardim. Aos fundos, um cantinho especial com mesas e cadeiras é ótimo para relaxar, ler um livro ou conversar.

No café da manhã, a pedida são as tapiocas e as opções de geleias. Ainda são servidas várias opções de frutas e sucos. A recepção funciona 24 horas e a Pousada Bellas Águas tem estacionamento.

*A viagem para os Lençóis Maranhenses teve apoio do guia Dom e da Pousada Bellas Águas. Apesar disso, as informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

 

 

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você estará ajudando a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Que maravilha. Fotos lindas e dicas ótimas. Local fantástico para meter na lista

  2. Esse cenário é surreal, fiquei impressionado!

  3. Coisa mas linda, estou encantada com seu post. Preciso ver tudo isso de pertinho

  4. Pra quem já esteve nos Lençóis por duas vezes, posso dizer que vc descreveu lindamente esse lugar e deu dicas valiosas. Ainda quero voltar pra fazer a Rota das Emoções, já ouviu falar?

  5. Cada vez mais impressionado com a beleza desse lugar. O vídeo ficou sensacional. Quero conhecer!

  6. Sílvia Almeida

    Oi Maiara
    Estou com muita vontade de conhecer os lençóis mas vi que esta parte requer muita caminhada e certo esforço físico.
    Você recomenda alguma parte que seja mais tranquila? Ou para chegar em qualquer região paraíso temos mesmo temos que colocar os músculos das pernas para trabalhar? rs
    Parabéns pelos posts cada vez melhores!

  7. CINTIA VAZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

    Lençois Maranhenses é um destino que eu quero muito ir. A uns 9 anos atrás eu ia, mas foi periodo de seca e acabei indo pra Jericoacoara. Não me arrependi porque amei Jeri, mas os preciso voltar pra ir nos Lençois..

  8. Luana Bastos

    Oi Maiara! Tenho uma dúvida: você acha que visitar os Lençois seria uma boa com crianças pequenas? Adorei o post e seu blog.

  9. Já favoritei o post pra poder prpgramar minha trip pra la!

  10. Adorei seu post e estou querendo muito conhecer. Quantos dias você acha que seriam suficientes para curtir tudo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *