O que fazer no bairro de Laranjeiras? Confira 5 opções!

Publicado em 13 de abril de 2020

Maiara Barbosa

“Laranjeiras, satisfeito sorri, quando chego ali”

 

O bairro do Rio de Janeiro eternizado na voz de Cássia Éller na canção All Star é cenário de tantas outras histórias e pontos turísticos que merecem serem incluídos no roteiro.

Localizado na zona sul do Rio, Laranjeiras é reconhecido pelos antigos edifícios, como o Palácio Guanabara e o Palácio Laranjeiras, a residência do governador, e também pelo exuberante Parque Guinle.

Endereço de bares, padarias, feiras de artesanato, o bairro também abriga boutiques de moda e esbanja verde em ruas arborizadas. O antigo “Vale das Laranjeiras” era ocupado por luxuosas chácaras e recebeu esse nome por conta da grande quantidade de pés de laranja na região.

Saiba mais:

Conheça as opções para visitar no bairro:

Mural Cássia Éller

A influência artística no bairro de Laranjeiras está impressa nos muros nas ruas coloridas por grafites e verdadeiras obras de artes.

Entre elas, porém, o mais famoso está próximo do Viaduto Engenheiro Noronha, na Rua Pinheiro Machado. O mural que homenageia a cantora foi a primeira etapa do projeto “Laranjeiras Sorri”, que pretende revitalizar a região.

Além dos versos da canção composta por Nando Reis, há o desenho do famoso All Star e o violão da cantora, que foi moradora de Laranjeiras, e se tornou ícone de uma geração.

A imagem do rosto de Cássia Éller também está eternizado para a lembrança dos seus fãs. Aproveite o tempo para conferir outros murais instalados ali ao redor.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Café Secreto

Foto: Café Secreto

Caminhando pelas ruas de Laranjeiras, próximo da estação do Largo do Machado, fica um famoso café, que hoje deixou de ser tão secreto e caiu no gosto de quem aprecia fotografia. O prédio de tijolos aparentes é fotogênico tem feito sucesso nas redes sociais mas, além de boas fotos, uma visita pode te mostrar pequenos ateliês.

O Café Secreto oferece cafés especiais, que variam de R$ 5 a R$ 15. Para comer, o cardápio oferece queijadinhas, pão de queijo e pão artesanal. O horário de funcionamento do espaço é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Feirinha da Praça São Salvador

Para quem busca opções mais intimistas, para se sentir entre os moradores do Rio de Janeiro, mais especificamente de Laranjeiras, considere uma visita a feirinha de artes e artesanato da Praça São Salvador, que acontece aos domingos pela manhã.

Ao redor de um coreto coberto por árvores e flores, pequenas barracas de expositores são montadas na praça. Bijuterias, sabonetes artesanais, doces, roupas e produtos sustentáveis são só algumas das opções do que pode ser encontrado por lá.

Tradicionalmente, um grupo de chorinho se apresenta no coreto. Entre músicos experientes, a troca de conhecimento com os mais jovens acontece de maneira natural quando alguém se aproxima, retira o instrumento da capa, puxa uma cadeira e começa a acompanhar as notas tocadas.

A apresentação costuma reunir uma plateia que fica em uma pequena arquibancada de concreto na praça. A feira acontece aos domingos, a partir das 9h e avança até o período da tarde.

Parque Guinle

Foto: Parque Guingle

Também conhecido popularmente como Parque Guinle, o parque tem uma área de aproximadamente 24.750 m². Antigamente, ele era endereço de uma chácara adquirida pelo Dr. Eduardo Guinle.

Entre alamedas, gramados, árvores e plantas tropicais, o parque esconde um pequeno lago. A entrada é fácil de identificar pelo sinuoso portão da Rua Gago Coutinho.

Restaurante Severyna

Foto: Restaurante Severyna

Todo decorado com o folclore nordestino, o restaurante Severyna é a sensação do bairro de Laranjeiras. O restaurante surgiu em 1999 e é especializado em cozinha nordestina.

Os pratos principais do cardápio são o Baião de Dois e a Carne de Sol com Queijo Coalho. Toda segunda-feira tem forró ao vivo, a partir das 21h.

O Severyna fica na Rua Ipiranga, 54.

Como chegar em Laranjeiras?

Para chegar até o bairro de Laranjeiras, desça na estação do metrô do Largo do Machado. Por lá, coloque as pernas para trabalhar e descubra o bairro!

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *