Skip to content

Mirante Pedra de São Francisco: saiba como chegar

Uma inocente bifurcação na estrada que dá acesso à São Francisco Xavier esconde uma estrada de terra que te leva às alturas. O caminho até o Mirante Pedra de São Francisco pode não ser simples, mas revela, aos poucos, a grandiosidade da natureza. No final a vista surpreende com as montanhas contornadas pela Mata Atlântica na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, já bem próximo de Minas Gerais.

Até o topo são 1.980 metros de altura. O caminho é de terra por uma estrada sinuosa e repleta de grandiosas árvores e hortênsias no acostamento.

Durante o percurso, de pouco mais de 12 km, existem placas que indicam a localização do Mirante Pedra de São Francisco. Um terreno serve de estacionamento para quem chega de carro. Depois disso, basta atravessar a porteira e seguir pelo caminho em uma curta trilha até avisar o mirante.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Como se tivessem sido sobrepostas, duas pedras gigantescas estão cravadas no topo da montanha. Do lado esquerdo, outra pedra, menor, também pode ser alcançada, ambas com ajuda de escadas de madeiras que foram fixadas no solo.

Saiba mais:

De longe, o conjunto de montanhas fica pequeno e pode ser avistado em 360º. A vista se torna ainda mais surpreendente com as pedras contrastando com a paisagem delicada.

O vento mostra toda sua força ao emitir sons nas alturas. Do topo das pedras, em dias de ventos fortes, a sensação é de voar e de entrega em meio à natureza intocável enquanto se admira a paisagem.

Como chegar?

Para chegar até lá o caminho começa em São José dos Campos, na rodovia que dá acesso a cidade de Monteiro Lobato e ao distrito de São Francisco Xavier (SP-050).

A entrada do mirante fica antes do portal de São Francisco Xavier e pode ser encontrada no GPS. A estrutura lá em cima ainda é simples, portanto considere levar água e lanches para o caminho.

Mas atenção: o mirante está em uma propriedade particular e não é permitido fazer piqueniques na área.

O passeio pode ser feito em um dia e combinado ainda com uma parada em Monteiro Lobato ou no Centro do Distrito de São Francisco Xavier. Com calma, considere hospedar-se em São Francisco Xavier para explorar as cachoeiras e trilhas em meio à Mata Atlântica.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
26 Pedra de São Francisco @meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens