Mirante Pedra de São Francisco: saiba como chegar

Publicado em 18 de maio de 2020

Maiara Barbosa

Uma inocente bifurcação na estrada que dá acesso à São Francisco Xavier esconde uma estrada de terra que te leva às alturas. O caminho até o Mirante Pedra de São Francisco pode não ser simples, mas revela, aos poucos, a grandiosidade da natureza. No final a vista surpreende com as montanhas contornadas pela Mata Atlântica na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, já bem próximo de Minas Gerais.

Até o topo são 1.980 metros de altura. O caminho é de terra por uma estrada sinuosa e repleta de grandiosas árvores e hortênsias no acostamento.

Durante o percurso, de pouco mais de 12 km, existem placas que indicam a localização do Mirante Pedra de São Francisco. Um terreno serve de estacionamento para quem chega de carro. Depois disso, basta atravessar a porteira e seguir pelo caminho em uma curta trilha até avisar o mirante.

Como se tivessem sido sobrepostas, duas pedras gigantescas estão cravadas no topo da montanha, uma sobre a outra. Do lado esquerdo, outra pedra, menor, também pode ser alcançada, ambas com ajuda de escadas de madeiras que foram fixadas no solo.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

De longe, o conjunto de montanhas fica pequeno e pode ser avistado em 360º. A vista se torna ainda mais surpreendente com as pedras contrastando com a paisagem delicada.

O vento mostra toda sua força ao emitir sons nas alturas. Do topo das pedras, em dias de ventos fortes, a sensação é de voar e de entrega em meio à natureza intocável enquanto se admira a paisagem.

Como chegar?

Para chegar até lá o caminho começa em São José dos Campos, na rodovia que dá acesso a cidade de Monteiro Lobato e ao distrito de São Francisco Xavier (SP-050).

A entrada do mirante fica antes do portal de São Francisco Xavier e pode ser encontrada no GPS.

A estrutura lá em cima ainda é simples, portanto considere levar água e lanches para o caminho.

Mas atenção: o mirante está em uma propriedade particular e não é permitido fazer piqueniques na área.

O passeio pode ser feito em um dia e combinado ainda com uma parada em Monteiro Lobato ou no Centro do Distrito de São Francisco Xavier. Com calma, considere hospedar-se em São Francisco Xavier para explorar as cachoeiras e trilhas em meio à Mata Atlântica.

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *