A influência da Belle Époque europeia trouxe ares glamorosos para São Paulo que são visíveis até hoje nos detalhes da fachada do Theatro Municipal. A construção é do ano de 1911 e, até hoje, arranca suspiros e faz os olhos pararem para admirá-los.
Em noites de espetáculos, a lembrança do estilo de vida da sociedade paulistana do início do século XX e todos os acontecimentos que o palco do Municipal já presenciou, se tornam ainda mais evidentes com as luzes acesas. Nem mesmo as luzes artificiais das ruas e dos carros conseguem ofuscar a beleza do prédio.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
O Theatro Municipal é a maior casa de ópera do Brasil e também foi o pioneiro a ganhar iluminação elétrica por completo. No palco do teatro já se apresentaram as mais importantes companhias de música clássica da primeira metade do século XX.
Os modernistas Oswald de Andrade e Anita Malfatti também escolheram o Theatro Municipal como palco para a Semana de 1922.
Saiba mais:
- Confira tudo sobre a cidade de São Paulo
- Saiba como passear por São Paulo de bike
- Conheça o que é imperdível na Avenida Paulista
Para trazer um ar romântico ao espaço, na praça lateral do Theatro Municipal está um chafariz com estátuas de deuses gregos. Inspirada na Fontana di Trevi, de Roma, criou-se a tradição de atirar moedas na fonte para se fazer um pedido. Além disso, a estátua de um deus grego recebeu a fama de “realizador de pedidos” para quem segura com força em seu dedo médio.
Na dúvida se o deus é poderoso, ou não, basta reparar na espessura do “dedo milagroso” que é diferente dos demais dedos da mão da estátua.
O Theatro Municipal é aberto para visitas monitoradas se segunda a sexta-feira e é preciso reservar o ingresso pelo site. A programação de concertos e espetáculos também está disponível na página do teatro para compras de ingressos. Em dias específicos há programação com preço popular e gratuita.
Bar dos Arcos
Outro ponto do teatro requisitado para visita é o Bar dos Arcos, que fica no subsolo do Theatro Municipal. O Bar dos Arcos foi inaugurado em 2018 e já se tornou um ponto disputado para tomar um drink e ouvir música instrumental.
Os arcos romanos sustentam a estrutura com as pedras ligadas por uma “argamassa” feita de conchas, gordura de baleia e areia. O local mantém o formato original e possui o espírito de taberna do século XIX.
O bar é dividido em duas áreas. Em uma delas estão os balcões comunitários que são iluminados. Já a segunda área, o bar conta um mobiliário para relaxar e conversar.
O cardápio tem petiscos para compartilhar, além de uma carta com drinques clássicos e criados no espaço. O bar funciona de terça-feira à sábado, das 19h30 às 2h30. A entrada fica pela lateral do Theatro.
O Bar dos Arcos aceita reservas para grupos entre 5 e 15 pessoas. Caso você vá com um grupo menor, o ideal é chegar cedo, já que as filas de espera costumam ser grandes.
*A visita até Theatro Municipal faz parte do tour noturno da guia de turismo Ana Kátia. O serviço é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!