Fotos: Gabriel Pinheiro
Difícil encontrar cidade com visual tão generoso para o mar como Salvador. Seja da Ladeira da Barra, ou do Pelourinho, a Baía de Todos os Santos se sobressai diante de todas as belezas de igrejas e monumentos.
Suas águas possuem brilho próprio. A calmaria que se vê de longe é a mesma que se encontra ao banhar-se no mar. A temperatura também é um abraço caloroso aos banhistas.
Entre tantas praias, algumas eternizadas na voz de cantores consagrados, como Vinicius de Moraes e Toquinho, que deram fama à Praia de Itapoã ao cantarem “Tarde em Itapoã”, é difícil escolher entre apenas algumas sugestões de praias, justamente quando se fala do estado com o maior litoral do Brasil.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Ainda assim, confira as atrações das principais praias de Salvador:
Praia do Porto Barra
Os guarda-sóis azuis fincados na areia poderiam ser o símbolo da Praia do Porto da Barra. Pelas águas calmas, a praia é muito procurada por famílias com crianças pequenas. As águas calmas também ajudam quem gosta de praticar stand-up no mar.
Ali estão instaladas algumas barracas que comercializam porções e bebidas.
Saiba mais:
- Guia completo para visitar o Pelourinho
- 10 igrejas de Salvador para você visitar
- Confira as dicas de um roteiro de 4 dias na Ilha de Itaparica
Praia do Farol da Barra
Entre o farol mais famoso de Salvador, as águas da Baía de Todos os Santos continuam calmas e quentes. A diferença observada da Praia do Farol da barra está em sua extensão, já que ela é maior do que a Praia do Porto da Barra.
A presença de pedras no mar faz surgir piscinas naturais de acordo com o regime da maré, próximo do Farol da Barra. O Farol foi construído no final do século XVII para auxiliar as embarcações que chegavam em Salvador, trazendo escravos ou levando o pau brasil e outras riquezas naturais para abastecer o mercado consumidor europeu.
É possível visitar o interior do valor, no valor de R$ 15 (com meia entrada). O Museu Náutico conserva artefatos encontrados no fundo do mar nas exposições.
Quem dá a volta pelo lado externo do Farol encontra uma passarela que funciona como mirante. Dali é possível avistar pescadores na ponta das pedras observando, atentos, os peixes. Nas redondezas também fica uma lanchonete que serve de opção para uma breve refeição antes da próxima parada:
Praia do Cristo
Mais bonito que o encontro das águas com a areia da praia, é o mirante construído na ponta da Praia do Cristo. Para chegar até lá basta seguir a caminhada pela praia do Farol da Barra, no sentido oposto à Praia do Porto da Barra.
O caminho segue por degraus construídos sobre o gramado, mas aproveite o início da subida para comprar água de coco da baiana que fica nas imediações.
Após a tranquila caminhada, que não demora mais que cinco minutos, chega-se ao Cristo. O monumento, porém, não desperta tanto o interesse. Mais uma vez, a grandiosidade do mar ofusca o monumento já pequeno por natureza.
Aos finais de tarde o Mirante costuma receber muita gente para ver o espetáculo do pôr do sol e a transformação das cores da água e do céu.
A vantagem de optar por seguir este roteiro é a proximidade de uma praia com a outra. Porto da Barra, Farol da Barra e Praia do Cristo estão em sequência para quem chega pela Ladeira da barra. Dividir um dia entre elas é uma opção suficiente para aproveitar um pouco de cada uma delas.
Para se programar:
Além de buscar um guia de turismo, que enriquece sua experiência e conhecimento ao visitar um novo destino, ter a companhia de um fotógrafo profissional ao seu lado faz toda a diferença na construção do registro e memórias de uma viagem.
Por isso, em Salvador, tive ao meu lado o fotógrafo Gabriel Pinheiro. Além de conhecer a cidade onde mora como poucos, a sua sensibilidade e perfeccionismo colaboraram para que trouxesse fotos maravilhosas como recordação das experiências vividas em Salvador.
O serviço fotográfico é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.
1 Comment
Maravilha Maiara!
Obrigada pela citação e esta seleção está ótima.