Fotos: Gabriel Pinheiro
Colado ao Pelourinho, o som que se houve no bairro Além do Carmo é outro. Ao invés do axé e das rodas de capoeira, o que se ouve dali são os cantos dos pássaros sobre as árvores floridas que dão vida às ruas quase vazias de visitantes, em meio aos casarões coloniais.
O bairro vive uma efervescência cultural, sutilmente revelada nos lambe-lambe colados nos postes e muros e nas decorações de espaços culturais que ali se instalaram.
Até pouco tempo atrás, o bairro era conhecido apenas entre os moradores de Salvador. Após a novela O Segundo Sol, o endereço dos charmosos restaurantes, porém, caíram na graça e no gosto entre os visitantes.
O nome completo do bairro é Santo Antônio Além do Carmo e, por isso, existe uma igreja dedicado ao santo padroeiro, onde é distribuído o pão de Santo Antônio no dia 13 de junho.
No bairro também fica o antigo forte de Santo Antônio Além do Carmo, que foi erguido para proteger a entrada norte de Salvador. Depois de tantos anos em atividade, o forte passou por uma restauração e ganhou o nome Forte Capoeira e hoje abriga um espaço cultural.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Cultura
Em um, entre tantos, ateliês do bairro encontra-se cadernos, itens de decoração e camisetas em um amplo casarão transformado em loja. Ali também existe giz de cera que respeita todos os tons de pele.
Saiba mais:
- Guia completo para visitar o Pelourinho
- 10 igrejas de Salvador para você visitar
- 3 melhores praias de Salvador
- Confira TUDO sobre Salvador
Restaurantes & Cafés
O grande atrativo do bairro são os seus charmosos restaurantes e cafés. A opção para almoço é o Bar do Ulisses. O bar foi criado há mais de 60 anos e hoje são os filhos do Sr. Ulisses que comandam o negócio da família. Com decoração que lembra a magia do mar, o tempero da comida é excepcional, assim como a vista para a Baía de Todos os Santos.
A decoração que remete aos cafés parisienses do Cafelier trouxe ares românticos para Salvador. Aos finais de tarde, o café fica cheio para o pôr do sol. Portanto, se a sua intenção é visitar o espaço neste horário, chegue cedo para encontrar uma mesa.
Para se programar:
Além de buscar um guia de turismo, que enriquece sua experiência e conhecimento ao visitar um novo destino, ter a companhia de um fotógrafo profissional ao seu lado faz toda a diferença na construção do registro e memórias de uma viagem.
Por isso, em Salvador, tive ao meu lado o fotógrafo Gabriel Pinheiro. Além de conhecer a cidade onde mora como poucos, a sua sensibilidade e perfeccionismo colaboraram para que trouxesse fotos maravilhosas como recordação das experiências vividas em Salvador.
O serviço fotográfico é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.
1 Comment
Esse bairro realmente é um encanto… parece que está em outra cidade!