Quando o sol começa a rasgar o céu no amanhecer, a claridade revela o contorno do Pão de Açúcar. Os primeiros raios refletem nas águas calmas da Baía de Guanabara e trazem o brilho da atmosfera carioca.
Aos poucos, a escuridão da noite e as luzes artificiais vão se apagando… Pássaros vão e vem de um lado pro outro. Se esse conjunto da vista da parte da frente do Mirante Dona Marta já impressiona, ao virar de costas, ali pertinho está o Cristo Redentor de braços abertos.
História do Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta fica dentro da comunidade que começou a ser ocupada em 1930 por operários e agricultores. A comunidade recebeu este nome em homenagem a mãe do padre Clemente, que comprou as terras bem antes do início da sua ocupação, em 1680.
A construção do Mirante, como vemos hoje, ganhou forças na década de 1950 com a criação da Variante Paineiras, que abriu caminhos pela região até o Corcovado.
Saiba mais:
- Veja 10 passeios alternativos no Rio de Janeiro
- Confira as trilhas do Parque Nacional da Tijuca
- O que fazer no bairro de Laranjeiras?
O Morro Dona Marta ganhou fama internacional ao servir de palco para gravações do filme Tropa de Elite e também do clipe They don´t Care About Us, do cantor Michael Jackson em 1996. A presença do rei do pop na comunidade é lembrada até hoje com a estátua de bronze de Michael Jackson que foi instalada no morro.
No ano de 2008, foi criado o Plano Inclinado no Morro Dona Marta, que facilitou o acesso ao mirante Dona Marta e serviu para que serviços básicos, como coleta de lixo e tratamento de água e esgoto, chegassem com mais facilidade ao topo da comunidade.
Como chegar no Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta fica no bairro de Santa Teresa, na zona sul do Rio de Janeiro. Para chegar até lá é possível ir a pé, de transporte por aplicativo, carro próprio ou até mesmo ônibus. Mas, para cada um dos meios de transporte é preciso ficar atento em algumas dicas. Confira:
A pé
Para quem preferir ir a pé, vale ressaltar a importância de estar acompanhado com um guia especializado já que o caminho passa por dentro da comunidade. Após subir até o topo da comunidade (é possível ir de elevador), siga pela trilha que dura entre 30 e 50 minutos.
O grau de dificuldade da caminhada é de média a alta.
De carro (próprio ou por aplicativo)
Quem pretende visitar o Mirante Dona Marta de Carro deve seguir pelo bairro do Cosme Velho. Na Ladeira dos Guararapes, siga na direção do Corcovado até avistar uma placa que indica o acesso ao mirante.
No local existe estacionamento caso você esteja com carro próprio. Para quem for com carro por aplicativo, o ideal é combinar a volta com o motorista, já que o sinal de internet não funciona muito bem no local e você pode ficar sem conexão para acionar um novo motorista para ir embora.
Ônibus
A melhor opção para quem pretende chegar até o Mirante Dona Marta utilizando o transporte público é o ônibus 506, que sai do Largo do Machado. Outras opções de linhas são a 006 (Santa Tereza-Castelo) e 007 (Silvestre-Central). Nas três opções, desça no início da Estrada das Paineiras e caminhe até o Mirante por cerca de 1 km.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Dicas para ir no Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta, oficialmente, funciona das 8h às 18h, mas muitas pessoas vão até lá para assistir o nascer do sol. Pra isso, programa-se para chegar lá até 4h30 e garantir sua vista para o espetáculo e suas fotos também!
Caso vá neste horário, não esqueça de levar repelente já que diversos mosquitos aparecem por lá nas primeiras horas do dia. Além disso, a recomendação também é levar água e um lanche, pois não há comércios por ali.
Além das fotos da mureta e com o Cristo Redentor ao fundo, aproveite para visitar o heliponto que foi construído no lado oposto da entrada para o Mirante.
O Mirante Dona Marta é seguro?
Embora o caminho seja movimentado, é sempre importante pensar na segurança: opte por visitar o Mirante Dona Marta na companhia de outras pessoas e prefira horários mais movimentados também.
Geralmente, uma viatura fica de prontidão na entrada do Mirante, mas o policiamento não está presente 24h/dia. Para assistir o nascer do sol é fundamental ter a companhia de um guia especializado.
O Beto, além de te acompanhar em passeios e trilhas pelo Rio de Janeiro, também faz registros fotográficos profissionais dos locais visitados. Com experiência de mais de quatro anos, ele te oferece roteiros personalizados e exclusivos.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!