“Laranjeiras, satisfeito sorri, quando chego ali”
O bairro do Rio de Janeiro eternizado na voz de Cássia Éller na canção All Star é cenário de tantas outras histórias e pontos turísticos que merecem serem incluídos no roteiro.
Localizado na zona sul do Rio, Laranjeiras é reconhecido pelos antigos edifícios, como o Palácio Guanabara e o Palácio Laranjeiras, a residência do governador, e também pelo exuberante Parque Guinle.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Endereço de bares, padarias, feiras de artesanato, o bairro também abriga boutiques de moda e esbanja verde em ruas arborizadas. O antigo “Vale das Laranjeiras” era ocupado por luxuosas chácaras e recebeu esse nome por conta da grande quantidade de pés de laranja na região.
Saiba mais:
- Confira todas as dicas do Rio de Janeiro
- Veja 10 opções de passeios alternativos no Rio de Janeiro
- Minha declaração de amor ao Rio de Janeiro
Conheça as opções para visitar no bairro:
Mural Cássia Éller
A influência artística no bairro de Laranjeiras está impressa nos muros nas ruas coloridas por grafites e verdadeiras obras de artes.
Entre elas, porém, o mais famoso está próximo do Viaduto Engenheiro Noronha, na Rua Pinheiro Machado. O mural que homenageia a cantora foi a primeira etapa do projeto “Laranjeiras Sorri”, que pretende revitalizar a região.
Além dos versos da canção composta por Nando Reis, há o desenho do famoso All Star e o violão da cantora, que foi moradora de Laranjeiras, e se tornou ícone de uma geração.
A imagem do rosto de Cássia Éller também está eternizado para a lembrança dos seus fãs. Aproveite o tempo para conferir outros murais instalados ali ao redor.
Café Secreto
Caminhando pelas ruas de Laranjeiras, próximo da estação do Largo do Machado, fica um famoso café, que hoje deixou de ser tão secreto e caiu no gosto de quem aprecia fotografia. O prédio de tijolos aparentes é fotogênico tem feito sucesso nas redes sociais mas, além de boas fotos, uma visita pode te mostrar pequenos ateliês.
O Café Secreto oferece cafés especiais, que variam de R$ 5 a R$ 15. Para comer, o cardápio oferece queijadinhas, pão de queijo e pão artesanal. O horário de funcionamento do espaço é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Feirinha da Praça São Salvador
Para quem busca opções mais intimistas, para se sentir entre os moradores do Rio de Janeiro, mais especificamente de Laranjeiras, considere uma visita a feirinha de artes e artesanato da Praça São Salvador, que acontece aos domingos pela manhã.
Ao redor de um coreto coberto por árvores e flores, pequenas barracas de expositores são montadas na praça. Bijuterias, sabonetes artesanais, doces, roupas e produtos sustentáveis são só algumas das opções do que pode ser encontrado por lá.
Tradicionalmente, um grupo de chorinho se apresenta no coreto. Entre músicos experientes, a troca de conhecimento com os mais jovens acontece de maneira natural quando alguém se aproxima, retira o instrumento da capa, puxa uma cadeira e começa a acompanhar as notas tocadas.
A apresentação costuma reunir uma plateia que fica em uma pequena arquibancada de concreto na praça. A feira acontece aos domingos, a partir das 9h e avança até o período da tarde.
Parque Guinle
Também conhecido popularmente como Parque Guinle, o parque tem uma área de aproximadamente 24.750 m². Antigamente, ele era endereço de uma chácara adquirida pelo Dr. Eduardo Guinle.
Entre alamedas, gramados, árvores e plantas tropicais, o parque esconde um pequeno lago. A entrada é fácil de identificar pelo sinuoso portão da Rua Gago Coutinho.
Restaurante Severyna
Todo decorado com o folclore nordestino, o restaurante Severyna é a sensação do bairro de Laranjeiras. O restaurante surgiu em 1999 e é especializado em cozinha nordestina.
Os pratos principais do cardápio são o Baião de Dois e a Carne de Sol com Queijo Coalho. Toda segunda-feira tem forró ao vivo, a partir das 21h.
O Severyna fica na Rua Ipiranga, 54.
Como chegar em Laranjeiras?
Para chegar até o bairro de Laranjeiras, desça na estação do metrô do Largo do Machado. Por lá, coloque as pernas para trabalhar e descubra o bairro!
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!