Fotos cedidas pelo Portal A12

O templo de 107 metros construídos para uma imagem de apenas 39 centímetros encontrada no Rio Paraíba do Sul ainda é pequeno para o tamanho da fé dos 12 milhões de devotos que passam todos os anos por Aparecida. A cada dia 12 de outubro, o número de fiéis e visitantes só aumenta.

É gente vinda do Sul, do Norte, do interior, do litoral, de carro, de ônibus, de cavalo e até a pé.

A fila para passar aos pés da santinha pode durar alguns minutos de espera, tamanha a quantidade de gente e as intenções e agradecimentos no coração de cada um. Ali é inevitável que as lágrimas molhem os rostos.

Olhar para aquela imagem da santinha negra produz um efeito tão forte e profundo que mexe com os sentimentos. Alguns se ajoelham e estendem as mãos para o céu. Tamanha é a intimidade com a imagem de Nossa Senhora que os pais explicam para seus filhos que “aquela é a mãezinha do céu”.

A imagem de Nossa Senhora de Aparecida fica em um nicho voltado para o altar da Basílica. A imagem foi encontrada no ano de 1717 no Rio Paraíba do Sul por pescadores. De uma pequena capela, milagres e a fé dos devotos fizeram com a santinha ganhasse um dos maiores templos religiosos do mundo e se tornasse a padroeira do Brasil.

Aparecida fica no interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, e cresceu em torno da fé do romeiro e hoje a estrutura para receber os visitantes inclui shopping, museu, mirante no topo de uma das torres da basílica e até teleférico. Mesmo assim, os lugares mais tradicionais para se visitar – seja católico ou não – continuam sendo a Sala dos Milagres, a Capela das velas, a pitoresca feirinha e a Passarela da Fé que liga a nova basílica até a antiga igreja.

Conheça um pouco mais sobre os atrativos do Santuário Nacional de Aparecida:

Basílica Nova

O Santuário Nacional de Aparecida foi fundado em 1982 e, desde então, abriga a imagem encontrada pelos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Dentro do espaço, considerado o maior Santuário do mundo dedicado à Maria, existem outras quatro capelas, onde podem acontecer cinco missas ao mesmo tempo.

Um dos marcos da construção da basílica são os tijolinhos de barro empregados em todo o revestimento do Santuário.

A estrutura no subsolo oferece apoio ao visitante, com banheiros, padaria, livraria e espaço para eventos.

Nicho

Dentro do Santuário Nacional de Aparecida fica o nicho com a imagem original encontrada em 1717 pelos pescadores. A imagem é feita de barro e fica em um nicho decorado com pastilhas de porcelana, pintadas a ouro, simbolizando que Nossa Senhora está “vestida de sol”, como diz o livro de Apocalipse.

Ao entorno do nicho, e o caminho até ele, existem detalhes que relembram a “pesca milagrosa”. Como curiosidade, o vidro que protege a imagem pesa 205 kg.

Sala das Promessas

São fotos, peças de roupas, terços, miniaturas de carros, diplomas, cartazes e uma infinidade de objetos entregues no Santuário como forma de homenagear e de agradecer Nossa Senhora Aparecida. A sala, também conhecida como Sala dos Milagres, fica no subsolo do Santuário.

De acordo com a administração do Santuário, são mais de 70 mil fotografias expostas, pelas paredes e até mesmo pelo teto. Entre os devotos, há objetos deixados por artistas, como o capacete de Ayrton Senna e a mochila, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, usada por Renato Aragão durante a sua caminhada até o Santuário.

Por mês, são entregues mais de 30 mil peças dos devotos na Sala das Promessas.

Capela das Velas

Na década de 1970 foi construída dentro do Santuário Nacional a Capela das Velas, que se tornou um dos locais mais visitados. Os devotos costumam acender velas em agradecimento das graças alcançadas e como forma de promessa também. No centro da sala existe uma cruz suspensa do artista Cláudio Pastro.

Depois de uma reforma, no início dos anos 2000, a Capela das Velas recebeu um filtro para absorver a poluição causada pela queima da parafina e também existem exaustores instalados no espaço. A Capela das Velas abre diariamente, das 5h às 22h.

Visita a Cúpula

Após anos de reforma, a nova Cúpula foi inaugurada com painéis repletos de simbologias. Um elevador leva o visitante até lá, de onde é possível ver o altar principal do Santuário a mais de 52 metros de altura.

A visita também inclui uma exposição que mostra os mantos usados durante as visitas da imagem de Nossa Senhora Aparecida nos estados brasileiros, o carimbo comemorativo, os frascos com as terras de todas as capitais e os frascos de água dos principais rios do Brasil, além dos paramentos litúrgicos usados nas celebrações especiais dos 300 anos.

Museu Nossa Senhora de Aparecida e Mirante da Torre

Os visitantes que desejarem uma vista privilegiada do Vale do Paraíba podem subir até o 16º andar da Torre da Basílica. No caminho, que é feito de elevador, está instalado o Museu Nossa Senhora Aparecida.

O espaço conta com exposições permanentes e temporárias sobre diversas temáticas, tendo como plano de fundo a história da devoção a Padroeira do Brasil. A coleção reúne peças indígenas e também itens religiosos.

Lá também estão reunidas peças atribuídas aos milagres de Nossa Senhora, como a corrente do escravo Zacarias e a marca da ferradura de um cavalo em uma pedra de um cavaleiro que zombava da fé dos devotos.

Homenagem a Nossa Senhora de Fátima

No mesmo ano em que o Brasil comemorou os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Portugal também celebrou o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Para a data, houve uma procissão para a inauguração do monumento foi erguido no pátio do Santuário.

O evento teve a presença de cantores como Sérgio Reis, Joanna e Fafá de Belém, além da apresentadora Ana Maira Braga.

Memorial dos Construtores

De frente para a entrada do Santuário, o monumento com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e o nome de todas as capitais brasileiras, também serve de homenagem aos 2.356 religiosos e funcionários e colaboradores do Santuário.

Dali é possível avistar a famosa e pitoresca “Feirinha de Aparecida” que cobre as ruas na área externa do Santuário com suas barracas de lonas azuis e laranjas.

Campanário

Em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida, em 2017, foi inaugurado os sinos do campanário no pátio do Santuário.

Eles funcionam de duas formas: através de toques comuns e também com reproduções musicais personalizadas pelo Santuário. Para o artista que assinou a obra, Cláudio Pastro, o som produzido pelo bronze é considerado a voz de Deus, que toca no coração de cada um.

Passarela da Fé

Após a construção do novo Santuário, também chamado de Basílica Nova, no ano de 1971 foi construída uma passarela entre as duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Aparecida. Para a inauguração do espaço, a imagem foi levada em procissão da Basílica Velha até o novo Santuário Nacional.

São quase 400 metros de comprimento e, na parte mais alta, chega a medir 35 metros de altura. Além de ter uma vista especial para o Santuário e para a cidade, muitos devotos fazem o trajeto de joelhos para pagar suas promessas.

Basílica Velha

A igreja que acolheu a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada no século XVIII e é o terceiro templo construído que recebeu a imagem. Antes, no chamado Morro dos Coqueiros, existia uma capela, de 150 metros quadrados, que ficou pequena para a movimentação dos devotos.

No ano de 1834 a capela passou por reformas e adaptações e, em 1878, passou a adquirir a arquitetura que a Basílica Velha mantém hoje. A inauguração da igreja nova aconteceu 10 anos depois. Antes disso, os pescadores abrigaram a imagem em um oratório às margens do Rio Paraíba do Sul.

A Basílica Velha foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 18 de abril de 1982. Seu teto é todo revestido por pinturas e, em 2004, passou por uma restauração que durou até 2015.

Memorial Redentorista

Desde 1898, o Memorial Redentorista guarda os restos mortais dos Missionários Redentoristas. Os padres missionários vieram da Alemanha com o objetivo de evangelizar na cidade de Aparecida e, hoje, são responsáveis pela administração do Santuário.

Feirinha de Aparecida

Por mais que o Santuário Nacional tenha reunido comerciantes numa espécie de shopping no Centro de Apoio aos Romeiros, a Feirinha de Aparecida, que acontece nas ruas, no lado de fora do Santuário, ainda resiste. São infinitas barracas, que ocupam quarteirões inteiro, vendendo de tudo um pouco: desde imagens de santos, terços e quadros até roupas, panelas, brinquedos e bolsas.

Para muitos a feirinha tornou-se um ponto de diversão. Afinal, caminhar entre os corredores é encontrar vendedores animados, usando de muita criatividade para chamar o público. Ali mesmo onde se faz o negócio, testa-se os produtos e experimenta-se as roupas.

Em dias de grande movimento, tenha cuidado com as bolsas e com as crianças.

Monumento dos 300 anos

Nos jardins do Santuário existe um monumento que celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A obra é uma réplica do monumento inaugurado nos Jardins do Vaticano.

A peça tem pouco mais de 3 metros de altura e foi confeccionado em aço. O monumento retrata uma canoa na base, os três pescadores e uma rede, que recorda o momento do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

Centro de Apoio ao Romeiro e lojas

O Centro de Apoio ao Romeiro oferece uma infraestrutura completa para os visitantes. Além de lojas para a compra de lembranças, existem restaurantes, fraldário e ambulatório médico.

O local também recebe uma programação de apresentações musicais e eventos.

Museu de Cera

Ficar de frente com os principais personagens que fizeram parte da história de Aparecida é o objetivo do Museu de Cera.

São 20 cenários e mais de 70 estátuas realistas, produzidas por ateliês especializados, que retratam santos, papas, imperadores, presidentes, religiosos e personalidades contemporâneas.

Presépio

O Morro do Presépio foi inaugurado em 2006 e fica no pátio do Santuário Nacional. São mais de 70 esculturas que representam o nascimento de Jesus e o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Tudo isso, em meio a cascatas, um lago, uma gruta e um mirante para o Santuário.

O Presépio possui 7.345 metros de comprimento, todas as peças tem tamanho natural e foram feitas em cimento.

Porto Iguaçu

Um pouco distante do Santuário Nacional, o Porto Iguaçu é o lugar onde toda a história de devoção à Nossa Senhora Aparecida começou. O porto fica próximo do local onde o Rio Paraíba do Sul faz uma curva, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada.

Na entrada do Porto, visite a Capela de São Geraldo, construída como lembrança da pesca milagrosa. No porto, em si, há ainda uma outra capela mais nova, onde são realizadas as missas com os romeiros. Ao lado também está o monumento conhecido como ‘Os Três Pescadores’, obra do artista Chico Santeiro.

Bem na margem do Paraíba, uma cruz prateada marca o ponto onde a imagem foi encontrada. Do local há saídas para passeios de barco pelo rio.

Cidade do Romeiro e o Caminho do Rosário

Pensando em resgatar a importância do Porto Iguaçu para contar a história de Nossa Senhora Aparecida, a administração do Santuário criou o Caminho do Rosário. Em meio à natureza, a intenção é propor oração até o local do encontro da imagem.

O caminho passa pela Cidade do Romeiro,  que conta com a Capela Nossa Senhora da Esperança, restaurantes, além de uma ampla área verde com lagos e parques.

Bondinho e o Morro do Cruzeiro

Os bondinhos aéreos foram inaugurados para facilitar a ligação até o Morro do Cruzeiro. No caminho, é possível visitar parte da cidade de Aparecida. No Morro do Cruzeiro, tradicionalmente na Sexta-Feira Santa, acontece a Via Sacra.

Durante o caminho de oração, o visitante encontra paineis em cimento do artista Adélio Sarro que contam a Paixão de Cristo. A cruz que fica no alto do morro foi fixada em 1925.

Como chegar na cidade de Aparecida?

A cidade de Aparecida fica na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. De carro, a melhor maneira para se chegar até lá é através da via Dutra (BR-116), que liga São Paulo até o Rio de Janeiro. A saída para a cidade é a de número 71.

Onde ficar em Aparecida?

Para atender os romeiros, a cidade possui uma grande rede hoteleira. Além das opções na região central há hospedagens próximas do Santuário Nacional e da Basílica Velha, que são mais indicadas pela proximidade e a facilidade de locomoção.

Muitos hotéis trabalham no esquema de pensão completa. Além das acomodações mais populares, o próprio Santuário administra um hotel próprio na cidade que chama-se Hotel Rainha do Brasil.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite sua viagem pelo Brasil!

O booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.

What Is Laxogenin One Time Male Enhancement Pill Ebay Information On Extenze Penis Enhancment Naked Sex Guys Cayenne And Garlic For Ed Male Enhancement Maxider How To Make Your Peni Bigger Naturally Fast Video How Do You Get A Prescription For Viagra Cheap Blood Pressure Medicine Natural Herb For Erectile Dysfunction Centrophenoxine Erectile Dysfunction Erectile Dysfunction And Emotions Mds And Erectile Dysfunction Ginseng Male Benefits Hernias And Sex Best Over The Counter Ed Pills At Cvs Ashwagandha And Erectile Dysfunction What Can I Take To Keep An Erection Male Enhancement Mpa Sexual Stimulator Supplements To Improve Female Libido Royal Supplements Drive For Less Difference Viagra And Cialis Grip Male Enhancement Female Libido Booster While On Ssri L5 Causing Erectile Dysfunction Where Can I Buy Pain Aid Tablets Best Place To Buy Extenze African Herb Man Male Ed Pills Reviews Guys Go Hard Best Online Sex Male Sexual Enhancement Pills Uk Naturally Enlarge Pennis Hairstyle For Men 2018 Women Extenze Ingredients Fx 7000 Male Sexual Enhancement Pill Urgent Care Erectile Dysfunction Flower Child Cbd Oil How Long Does Effects Of Vaping Cbd Oil Last Massive Muscle Bears What Alcohol To Use Cbd Tincture Who Buys Bulk Cbd Oil Prostate And Cbd Oil Cheapest Way To Take Cbd Where Can I Buy Cbd Oil In Maryland Cb2 Vapor Side Effect Of Hand Practice Best Cbd Gummies For Anxiety How Touse Green Roads Cbd How To Dose Cbd For Insomnia Cbd Vape Juice Cheap How Much Does Cbd Cost Ativan And Cbd Oil Nerve Full Free Wide By Side Cbd Oil And Eliquis Cbd For Inflammation And Pain Cbd Vape Nyc Mendi Cbd Zero Thc Cbd Medical Info Sheet Ancient Nutrition Cbd Cbd Oil Blood Sugar What Is The Best Cbd Oil Or Bills Cbd Oil And Brain Injury Cbd Provisions Review Top Selling Cbd Oil Cbd Oil Withdrawal Heart 7 Cbd Oil Alzheimers Cannabis Oil Uses Does Cbd Oil Help Menopausal Hot Flashes