Em Ubatuba, a palavra de ordem é ter contato com a natureza. Pra isso, a opção pra desbravar algumas das principais e mais belas praias da cidade é percorrer a “Trilha das 7 Praias”. O trajeto tem cerca de 10 km e a trilha é considerada de nível médio.
Confira algumas informações pra te ajudar a se programar para esta aventura!
Qual a logística para fazer a Trilha das 7 Praias?
A Trilha das 7 Praias fica na região Sul de Ubatuba e liga a Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza. É possível percorrer o trajeto em qualquer um dos dois sentidos, porém, é mais comum iniciar a trilha da Praia da Lagoinha e seguir sentido Praia da Fortaleza.
Caso você esteja acompanhado de uma agência de viagens, não terá que se preocupar com a logística de deslocamento. Porém, se você pensa em fazer o trajeto por conta própria é preciso se atentar ao deslocamento, já que os pontos de início e o término da trilha são diferentes.
De carro, o ideal é reunir um grupo e ir em dois carros diferentes e desembarcar o grupo na Praia da Lagoinha. Os condutores seguem sozinhos para deixar um dos carros na Praia da Fortaleza. Depois disso, o motorista do carro que ficou estacionado na Praia da Fortaleza, embarca de carona no outro veículo e retorna com o motorista à Praia da Lagoinha, pra iniciar a trilha com o grupo que ficou lá esperando.
Saiba mais:
- O que fazer em Ilhabela: confira as dicas para o seu roteiro
- Santos em um dia
- 10 cidades para visitar em São Paulo
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
No término, o esquema se mantém: os dois motoristas embarcam no carro na Praia da Fortaleza e retornam pra Praia da Lagoinha pra resgatar o carro que ficou estacionado lá.
O transporte por aplicativo não funciona muito bem na cidade: a maioria dos motoristas cancelam as viagens das praias e, mesmo que se combine o pagamento à parte, diretamente com o motorista, o valor sai caro.
Uma opção para quem vai sozinho, sem carro, é depender dos ônibus municipais. Nessas condições, o ideal é começar a trilha pela Praia da Fortaleza, já que a Praia da Lagoinha (ponto final) fica na beira na rodovia, onde passam ônibus municipais de Ubatuba.
Agência ou sozinha?
Ao longo de todo o trajeto, a trilha está bem sinalizada e o caminho não oferece grandes dificuldades. Por conta disso é muito comum ver grupos desacompanhados de guias de turismo.
Porém, como sempre, estar acompanhada de um profissional de turismo, que conhece a região, além de trazer mais segurança, é uma oportunidade de troca de conhecimento sobre a natureza, a história e os costumes dos caiçaras que habitam a região.
Quando fazer a Trilha das 7 Praias?
O período entre os meses de maio e agosto é o mais indicado para percorrer a trilha, já que a incidência de chuvas é menor. Em dias de chuva, os trechos mais íngremes da trilha ficam escorregadios.
Apesar disso, ao longo deste período também podem acontecer pancadas de chuva, já que as estações não estão bem definidas. Outra vantagem desse período é que, nos meses de alta temporada (dezembro, janeiro e fevereiro) o percurso fica mais movimentado.
Além da definição da época do ano, é aconselhável fazer a Trilha das 7 Praias logo nas primeiras horas da manhã, pra evitar o calor mais intenso da tarde, já que boa parte do percurso é em vegetação aberta, sem sombras das árvores para aliviar o calor.
Outras informações, porém, não menos importantes!
– Alimentação:
Algumas praias contam com estrutura de quiosques para alimentação, porém, o ideal é que você leve um lanche na mochila pra reforçar a alimentação ao longo do trajeto. Além disso, o ideal não é contar 100% com o funcionamento e a oferta de comida nos quiosques.
– O que levar na mochila?
Importante não esquecer do protetor solar, água para se hidratar, lanches leves, repelente, um casaco fino, toalha e câmera fotográfica pros registros ao longo do caminho.
– Chinelo ou tênis?
A trilha das 7 Praias possui um terreno íngreme, diferente de uma simples caminhada pela areia da praia. Por isso, o ideal é usar tênis ou bota de trilha e, caso prefira, levar um chinelo na mochila pra usar durante as paradas na praia. Os calçados fechados ainda protegem de torcidas nos pés e picadas de possíveis animais ao longo do caminho, ou objetos que podem machucar os pés.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!