Skip to content

Santos: o que fazer em um dia

Apesar de ser uma cidade litorânea, Santos é dona de outros inúmeros atrativos além de praia. Um dia apenas é apertado para conhecer todas as opções de museus, teatros, mirantes e cafés da cidade. Apesar disso é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade com disposição.

No roteiro de um dia, o Centro Histórico da cidade não pode ficar de fora. Ali é possível conciliar o passeio no Bonde de Santos e também uma visita ao Museu do Café. Uma volta pela orla e a visita a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat pelo funicular podem ser uma opção para completar o dia.

Confira as opções detalhadas:

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Bonde de Santos

Passear no Bonde de Santos é voltar ao passado, no início do século XX, quando esse tipo de veículo era o responsável pelo transporte de passageiros numa época que ainda não havia ônibus. Os bondes hoje operam em linhas turísticas pelo Centro Histórico de Santos.

A viagem é feita em modelos de bondes vindos da Escócia e de Portugal, por exemplo. O passeio dura cerca de 40 minutos, passando por importantes pontos turísticos da cidade. Ao longo do trajeto, um guia de turismo apresenta informações sobre os prédios e monumentos históricos.

Saiba mais:

Para tornar a viagem ainda mais especial, o condutor e o motorneiro utilizam trajes semelhantes aos que os funcionários dos bondes de antigamente utilizavam. Os ingressos custam R$ 7.

Museu do Pelé

O jogador que fez carreira no time do Santos e se consagrou no futebol ganhou um museu em sua homenagem. O Museu do Pelé fica em frente à estação do Bonde de Santos. Os ingressos para o passeio, aliás, são adquiridos no prédio do museu.

A trajetória de Edson Arantes do Nascimento é contada através de documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus, outros itens do acervo pessoal do “Rei do Futebol”. O museu também reuniu áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.

Almoço: Tasca do Porto

Bem próximo ao Museu do Café, o restaurante Tasca do Porto é uma opção para o almoço. O cardápio é baseado em comidas pratos completos, petiscos e doces portugueses. Para completar, a carta de vinhos conta com 20 rótulos de várias regiões de Portugal, além dos licores e a cerveja Super Bock.

A casa ainda preza pela decoração típica de Portugal, além de oferecer boa música.

Museu do Café

Todo o poder e riqueza que a economia baseada na produção de café trouxe para os cafeicultores de São Paulo está retratada no prédio do Museu do Café. Ali antigamente funcionava a Bolsa do Café, um local exclusivamente voltado para o comércio do grão que era tão valioso quanto ouro e prata.

Na visita ao Museu do Café é possível conhecer como funcionava a Bolsa do Café e também um pouco mais sobre a história do café e das profissões que surgiram em torno deste universo.

Para completar a visita, o Museu do Café dispõe de uma cafeteria e uma loja de lembranças. Os ingressos custam R$ 10.

Volta na orla pela tarde

Após uma imersão no Centro Histórico de Santos, o litoral da cidade paulista não pode ficar de fora do roteiro. A dica é aproveitar a estrutura da orla para uma caminhada ou um sorvete até o final da tarde na Nova Ponta da Praia. Outra opção também é visitar o Aquário Municipal de Santos.

Funicular de Monte Serrat

O funicular é uma espécie de bonde puxado por um cabo de aço. O modelo que funciona em Santos é de um projeto alemão, com capacidade para 45 pessoas.

O trajeto até o topo da encosta do Monte Serrat dura 4 minutos. Lá em cima fica o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, que foi construído há mais de 400 anos.

A vista que se tem lá de cima contempla a cidade de Santos em 360º, com destaque especial para os navios do Porto de Santos e o estádio do time santista, além das cidades vizinhas de São Vicente, Cubatão e Guarujá.

O Monte  Serrat servia de abrigo para população quando a então vila foi invadida por piratas. Os moradores contam que, em um dos ataques, os invasores acabaram soterrados e o milagre foi atribuído a Nossa Senhora, que tornou-se a padroeira da cidade.

 

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens