Skip to content

Viajar sozinha: por que eu resolvi ir assim mesmo?

As pessoas me veem aqui sozinha e me olham com uma expressão de “coitada, não tem ninguém do lado dela”. Alguns ainda, que não conseguem disfarçar melhor, posso até ler outros pensamentos e suposições que fazem na mente: deve ter sido abandonada pelo namorado. Não deve ter amigos. Ou pior ainda: brigou com a família.

Esse trecho acima é real e o episódio acontece enquanto janto sozinha num restaurante em Ilhabela. O que as pessoas que me tacham como “coitada” pelos olhares não sabem é que neste momento eu transbordo de felicidade e vim viajar para comemorar uma nova e importante conquista profissional!

Antes de julgar, será que alguém se questiona que posso estar aqui sozinha por opção?

Afinal de contas, por que uma mulher, modéstia a parte, bonita e sozinha ainda incomoda muita gente?

João Gilberto que me desculpe, mas não seria um pouco ultrapassado o pensamento de que “é impossível ser feliz sozinha (numa viagem)? Ou será então que as pessoas se sentem incomodadas em me ver numa situação na qual elas gostariam de estar, mas ainda não tiveram coragem de vivenciar?

No começo, viajar sozinha não era uma meta. Gostaria de ter curtido as praias do nosso litoral e ter percorrido as trilhas das nossas chapadas ao lado dos amigos. Seria pedir demais sonhar com viagens para destinos românticos ao lado de um namorado?

O namorado não apareceu, as férias com os amigos nunca mais coincidiram e, viajar somente com a família, já não era o suficiente.

Depois de alguns sonhos adiados, resolvi então  arrumar a mochila e partir sozinha.

A primeira viagem aconteceu de maneira natural e não me causou medo ou solidão. Pelo contrário: percorrer as estradas do interior de Goiás em 2017 só despertou em mim a vontade de me tornar uma viajante solo.

A cada novo destino que eu conhecia sozinha, mais eu me conhecia também. E, com isso, aprendi a valorizar a minha própria companhia.

Como é bom poder encostar a cabeça na janela do ônibus e ouvir a sua música preferida. Acordar na hora que você quer. Não ter que ficar esperando ninguém se aprontar para ir jantar. Inclusive, poder escolher onde você quer jantar… E o melhor: fazer aquilo que você, só você, quer!

Viajar sozinha é ter a consciência que você é a única pessoa responsável pelo seu destino e por suas escolhas. Nesse processo, você também passa a ficar mais criteriosa com quem você quer do seu lado. Afinal de contas, você descobre o valor da sua própria companhia e não se contenta com migalhas, falsidades e pessoas negativas.

A frase que mais digo quando me perguntam como é viajar sozinha é que “quem viaja sozinha, nunca fica sozinha”.

Você já deve ter lido por ai que, quando você está sozinha, está mais aberta para conhecer pessoas novas. Eu tive a sorte de cruzar com pessoas incríveis, mas talvez isso não seja 100% verdade e aplicável na sua realidade.

Às vezes, não é fácil: o peso que uma mulher carrega nas costas quando arruma a mochila e compra uma passagem para viajar sozinha não é apenas o peso dos seus pertences. Junto, também vão os julgamentos, o preconceito, o medo e o risco do assédio e da violência.

Mas, nós, mulheres, descobrimos a nossa força e coragem nos momentos que mais precisamos e quando somos colocadas em prova.

O primeiro passo é aprender a lidar com os seus próprios medos. Viajar sozinha é para quem não tem medo de sair da zona de conforto e se descobre viciada na liberdade.

Pra encerrar, não existe uma receita mágica a seguir para vencer os seus desafios e como é, na prática, viajar sozinha. Cada jornada é única e com inúmeras variantes.

Mas, se pudesse contar um segredo pra você e pro grupo de amigos que ainda está sentado na mesa aqui ao lado e segue me julgando com os olhares, eu diria: Ah se vocês soubessem como é maravilhoso descobrir o valor da sua própria companhia!

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens