Skip to content

Embu das Artes: uma cidade que exala a arte até no nome

Andar pelas ruas de Embu das Artes em dias de sábado, domingo e feriados é se perder entre tantas barraquinhas e lojinhas de artesanato que guardam detalhes que ajudaram a construir a história da cidade. O colorido das lojas e o exagero na quantidade de objetos fixados nas paredes não trazem nenhuma poluição visual, pelo contrário: encantam os olhos e deixam mais evidente a riqueza artística da cidade.

São pêndulos, tapetes, vasos, artigos em couro, quadros, bolsas, bijuterias, instrumentos musicais e esculturas a se perder de vista. Tudo junto, no mesmo lugar.

Saiba mais:

A cidade recebe milhares de visitantes, vindos de São Paulo, de cidades vizinhas e até de fora do Brasil. Embu tornou-se Embu das Artes, só em 2011, quando o governo estadual aprovou a lei que pedia a mudança no nome e reconheceu a vocação artesanal da cidade.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Se a cada barraquinha uma nova diversidade de produção artística se apresenta, o mesmo acontece com os sons. Na barraquinha montada por um velho senhor que vende brinquedos de madeira, por exemplo, o som para quem se aproxima vem dos apitos e do gira-gira. Já no topo de uma ladeira, ao lado do Museu de Arte Sacra, o som da barraca de bijuteria é das pedras dos pêndulos coloridos que dançam com a brisa do vento.

Há 41 anos o Centro Histórico de Embu recebe a Feira de Artes e Artesanato, sempre aos sábados domingos e feriados. São 36 mil metros quadrados de exposição. Tudo começou no Largo dos Jesuítas e ganhou as ruas e vielas de todo o Centro Histórico. A feira acontece sempre das 9h às 18h.

Um pouquinho de história

Oficialmente, a Feira de Artes e Artesanato foi criada em 31 de janeiro de 1969, depois da primeira edição do Salão de Artes Plásticas de Embu, que aconteceu no ano de 1964. A expressão artística começou, porém, muito antes com os jesuítas e os índios.

Na década de 1930 ela ganhou contornos caipiras com o pintor Cássio M´Boy. No ano de 1959, Claudionor Assis Dias, o Mestre Assis do Embu, foi um dos responsáveis pelo movimento artístico –cultural que criaria a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes ao lado dos artistas Solano Trindade e Sakai do Embu.

O Mestre Assis do Embu desenvolveu sua vocação artística como escultor, trabalhando com madeira, pedra sabão e terracota. Além disso, ele também era pintor, ator, bailarino e poeta.

Hoje, a feira reúne o trabalho de artistas locais, mas também conta com peças de expositores que vieram de outros países da América do Sul.

O que mais fazer em Embu?

Além dos 500 expositores cadastrados, a cidade também conta com uma boa rede gastronômica, que inclui comidas típicas brasileiras e pratos da cozinha internacional. Algumas lojas ainda são especializadas na venda de doces, cachaças e vinhos produzidos na região.

Uma Praça Gastronômica também foi montada no Centro Histórico da cidade. São 24 quiosques que se dividem no preparo de lanches, sucos, salgados, doces e pratos rápidos. O espaço também conta com palco para eventos, fraldário, banheiros, mesas, cadeiras, parquinho para as crianças e estacionamento.

O acesso é pela Avenida Elias Yazbek, 1041, na Praça da Lagoa, que também fica dentro do Centro Histórico. O espaço abre às 9h, de quinta a domingo.

Aos domingos o número de expositores aumenta com a Feira Verde, onde se encontra flores e plantas na Rua Siqueira Campos.

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

O conjunto jesuítico inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a sede do Museu de Arte Sacra. A arquitetura barroca preserva um rico acervo de imagens de anjos, santos e personagens da Bíblia, feitos entre os séculos XVII e XIX.

O museu fica no Largo dos Jesuítas, 67, no Centro. Os valores dos ingressos e horários de visitação podem ser consultados pelo (11) 4704-2654.

Centro Cultural Mestre Assis de Embu

Para quem quer conhecer mais sobre a produção artística da cidade, vale uma visita do Centro Cultural Mestre Assis de Embu, que fica no Largo 21 de Abril, no Centro. Lá são três salas para exposição, além de um auditório onde acontecem palestras, peças, recitais e espetáculos musicais e teatrais.

O espaço fica aberto, diariamente, a partir das 9h.

Como chegar em Embu das Artes?

Embu das Artes está a 27 km da capital. De carro, o caminho mais fácil para quem vem de São Paulo é pela Rodovia Regis Bittencourt ou então pela Raposo Tavares.

Já de ônibus é possível chegar, mas a viagem pode ser demorada. Na estação Campo Limpo (da linha 5 – Lilás do metrô) sai o ônibus intermunicipal Embu Centro. Na estação Clínicas (da linha 2 – Verde do metrô) sai o ônibus Embu/Engenho Velho. Combine com o motorista o ponto para a descida.

Deixe um

Comentário

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
Embu das Artes @meudestinoelogoali

Escute no

Spotify

Outras

Viagens