Este texto estava guardadinho esperando o dia da sua publicação. Com a triste notícia do falecimento do Chico Doceiro, fica aqui uma humilde homenagem ao homem que adocicou a vida de Tiradentes por décadas.

Antes mesmo de se chegar ao Centro Histórico de Tiradentes, uma placa já indica o endereço da atração mais procurada na cidade: a loja do Chico Doceiro. Com mais de 80 anos, ele se orgulha em dizer que acorda cedo diariamente para preparar diversos tipos de doces no seu tacho de cobre.

A fama cresceu, mas a loja continua com a mesma simplicidade de seu dono, que fabrica doces há mais de 50 anos. O preço acessível ajuda a manter a clientela: uma menina que acabava de sair da aula e segurava os cadernos em uma das mãos, contava as moedas na outra para escolher o seu pedido.

Com aqueles trocados ela comprou dois doces de banana, mas ficou faltando R$ 1 para inteirar o canudinho de coco que ela também queria. Isso não foi problema.

Veja mais:

No seu tempo, o Chico Doceiro, vestido com a camisa e o chapéu branco que sempre usa enquanto está no trabalho, caminha até o seu balcão e com as mãos ainda firmes escolhe os doces e os leva até outra mesa para fazer o embrulho.

Ele corta o papel, arruma os doces na bandeja forrada com um plástico e os enrola no pedaço de papel cortado. Para que nada se solte durante o caminho, ele ainda passa um barbante envolta do embrulho, típico das mercearias que ficaram no passado.

A variedade dos doces inclui os preparados com abóbora, batata doce, banana e o preferido do doceiro: os canudinhos de doce de leite.

A loja do Chico Doceiro fica na Rua Francisco Pereira de Morais, 74, no Centro de Tiradentes. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h e o telefone de lá é o (32) 3355-1900.

 

1 Comment

  • Pedro Miguel
    Posted 02/01/2019

    Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.