Skip to content

Maria Fumaça de Tiradentes

Quando o apito da Maria Fumaça rasga o silêncio do céu e assusta os pássaros em descanso próximo da estação, os turistas já estão amontoados a sua espera. Enquanto isso, muitos ainda curiosos com o passeio, dão uma conferida nos vagões antigos e se interessam pelo processo de manobra da locomotiva, feito ali na rodoviária de Tiradentes nos trilhos do trem. Outros ainda esticam o pescoço para conferirem o espaço de onde vem toda aquela fumaça com cheirinho especial.

Os bancos de madeira não deixam a viagem menos confortável. As janelas grandes são os presentes os turistas que não largam de suas câmeras fotográficas ou para aqueles que querem admirar a paisagem durante a viagem de 30 minutos, que acompanha o Rio das Mortes, até São João Del Rei.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Para adoçar o caminho, uma mulher negra com um sorriso branco e sempre enorme no rosto vende alguns quitutes mineiros. Só pela sua simpatia e o cuidado das embalagens no tablado que ela carrega dá vontade de experimentar um de cada. São cocadas, doces de abóbora, de leite e caramelizados.

Saiba mais:

O apito toca mais uma vez e o vagão começa a deslizar pelos trilhos. A paisagem urbana vai se despedindo enquanto os poucos carros vistos no Centro da cidade esperam a locomotiva passar.

Logo à frente, o caminho vai ganhando cada vez mais a cor do verde da zona rural. São plantações, lagos e animais encontrados pelo caminho. A vista é melhor do lado direito para quem faz a viagem sentido Tiradentes- São João Del Rei. No final da viagem, um Museu Ferroviário foi montado dentro da estação em São João Del Rei.

No espaço que fica na Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste de Minas estão expostos equipamentos, fotos, objetos e até a locomotiva fabricada em 1880 que transportou a composição que trouxe Dom Pedro II para São João Del Rei quando a linha ferroviária foi inaugurada em 1881.

O passeio custa R$ 60 (ida e volta)* e o telefone para as informações sobre os horários do passeios podem ser consultados pelo telefone (32) 3371-8485.

*valores referentes à dezembro de 2017

 

 

Deixe um

Comentário

5 Comments

  1. Nossa, eu não fiz esse passeio lá em Tiradentes pq nao gostei muito do passeio de Maria Fumaça de Curitiba pra Morretes. Só que esse é bem mais curtinho, deve ser uma delícia, vou tentar da proxima!

  2. Ahhh, tava pesquisando sobre minha viagem por Minas e soube desse passeio, mas ainda não tinha visto um relato tão completo, amei! Obrigada por compartilhar!

  3. Fui tão rapidinho a Tiradentes, que não deu tempo de fazer esse passeio. Eu amo passeios onde podemos desacelerar e curtir mais a natureza. Me disseram que precisa agendar, é verdade?

  4. Que passeio mais encantador. Sua forma de descrever a viagem, me transportou para o trem, em meio à paisagem linda retratada nas fotos. É uma pena que não sabia desse passeio de trem quando estive em Tiradentes há alguns anos. Se retornar, farei, com certeza!

  5. Amo esses passeios curtinhos de trem Maria Fumaça que nos fazem remeter ao passado, sobretudo adoçados com os quitutes mineiros – com certeza, melhor pegar um de cada porque é muito difícil de escolher!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens