O que visitar no Pátio do Colégio de São Paulo?

Publicado em 10 de fevereiro de 2020

Maiara Barbosa

A fachada branca com contornos azuis tornou-se um dos principais cartões postais de São Paulo. Para ajudar a contar a história da fundação da maior metrópole da América Latina, dentro do Pátio do Colégio existe um museu e também estão preservados importantes cenários da relação dos jesuítas com os índios.

O local da celebração da fundação de São Paulo, que aconteceu no século XVI, está retratado no jardim do Pátio, no canto esquerdo. Do lado de uma cruz, uma placa e uma estátua de um índio e relembram o dia 25 de janeiro. Ao fundo é possível avistar a evolução e o crescimento da cidade entre os prédios.

O jardim do Pátio do Colégio é um refúgio para a agitação da área central. Ao invés de som de carros, cantos de passados e fonte de água. No lugar do cinza da metrópole, a cena se colore com tons de verdes das árvores e dos pés de cafés.

Saiba mais:

No jardim, a estátua da índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá, com o Padre Anchieta representa a catequização dos índios. A história conta que, depois, a índia veio a se casar com João Ramalho, que fundou a cidade de Santo André e o ABC Paulista.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Ali também está instalado o Pátio do Colégio, que comercializa até hoje, a receita do pão com mandioca, feito, originalmente, pelos índios.

A construção ainda possui vestígios das paredes de taipa.

As visitas ao museu acontecem, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45.

Aos sábados e domingos, a visitação pode ser feita das 9h às 16h30.

 

*A visita até o Pátio do Colégio faz parte do tour da guia de turismo Ana Kátia. O serviço é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Dos monges beneditinos à Caetano Veloso: confira 18 lugares famosos para visitar em São Paulo - Meu Destino é Logo Ali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *