Fotos: Gabriel Pinheiro
Nada é tão belo em Salvador quanto a Baía de Todos os Santos. O Pelourinho e o Elevador Lacerda são importantes pontos da cidade, porém, em nenhum deles há o brilho das águas e muito menos o contraste com o céu alaranjado na hora do pôr do sol.
Apesar da difícil seleção, com tantas belezas no litoral, confira algumas opções para aproveitar o pôr do sol:
Igreja Nossa Senhora da Vitória
Logo no início do Corredor da Vitória, a igreja que fica de costas para a Baía de Todos os Santos, é um atrativo as finais de tarde até para os mais céticos. Aos fundos da Igreja de Nossa Senhora da Vitória foi construído um deck de madeira com bancos de frente para o mar, que contornam uma grande árvore.
Ali, quando o sol se abaixa se avista-se a Igreja de Santo Antônio e a imensidão do mar da Bahia.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Farol da Barra
Um dos locais mais tradicionais para o pôr do sol na Bahia é o Farol da Barra. Na ponta de duas praias, do monumento é possível ver o sol repousar na linha do horizonte. Em volta do Farol, o gramado que lhe cerca também costuma ficar cheio de visitantes, músicos e todo o axé da Bahia.
Cristo
Um pouco mais adiante da Praia da Barra, o morro onde a pequena estátua do Cristo Redentor foi fixada também atrai os visitantes aos finais de tarde. A área, apesar de ser menor em comparação com os demais mirantes, em nada deixa a desejar na paisagem.
Na subida garanta uma água de coco para o brinde no pôr do sol.
Ponta de Humaitá
Entre jovens meninos que não se cansam de mergulhar nas águas de Humaitá e dos sábios e calmos pescadores, o pôr do sol se torna mais atrativo na região.
Na beira do mar existe uma longa mureta onde é possível sentar, sentir o vento bater na pele e contemplar o espetáculo. Para completar, ali também existe um pequeno comércio com opções de porções e bebidas.
Mercado Modelo
O cartão postal de Salvador ficou famoso pelos boxes e lojas que comercializam o artesanato da Bahia. Se no pavimento térreo o espaço é tomado por doces, roupas, toalhas, velas, sabonetes e imagens de santos e orixás, o primeiro andar ainda reúne opções gastronômicas e uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.
Depois das compras de lembranças e artesanatos, é só chegar, acomodar-se e pedir uma cerveja para observar o espetáculo que não decepciona na cartela de tons laranjas a colorir o céu.
Saiba mais:
Museu de Arte Moderna (MAM)
Entre tantas belezas naturais, até mesmo dentro de um museu que reúne obras de artistas consagrados brasileiros e do exterior, o pôr do sol não é deixado de lado.
Pelo contrário: por volta das 17h o movimento dos carros e de pessoas em direção ao museu só aumenta.
Ali existe uma cafeteria, um cinema e exibições na área externa. Enquanto o sol vai baixando até encontrar o nível do mar, vagarosas canoas desfilam pelo mar.
Do lado esquerdo, a pequena Praia da Gamboa e a comunidade Solar do Unhão ganham o brilho dourado dos raios de sol e refletem a calmaria de Salvador com as delicadas ondas que quebram na areia.
Ribeira
De frente para a Praia da Ribeira, em meio às embarcações do cais, o pôr do sol se torna mais doce visto da Sorveteria da Ribeira. Com mais de 60 sabores, a sorveteria mantém suas atividades desde 1931 e tornou-se uma atração de Salvador.
Para se programar:
Além de buscar um guia de turismo, que enriquece sua experiência e conhecimento ao visitar um novo destino, ter a companhia de um fotógrafo profissional ao seu lado faz toda a diferença na construção do registro e memórias de uma viagem.
Por isso, em Salvador, tive ao meu lado o fotógrafo Gabriel Pinheiro. Além de conhecer a cidade onde mora como poucos, a sua sensibilidade e perfeccionismo colaboraram para que trouxesse fotos maravilhosas como recordação das experiências vividas em Salvador.
O serviço fotográfico é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!