Fotos: Gabriel Pinheiro

“Porque na Bahia tem Iemanjá

De outro lado o Senhor do Bonfim”

O outro lado que Gilberto Gil cantou em “Eu vim da Bahia” é chamado de Ponta Humaitá. Além da Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, o bairro de Salvador preserva suas tradições, incluindo preciosidades gastronômicas. Confira o que é possível visitar num roteiro de um dia:

Igreja do Bonfim

A imagem de Nosso Senhor do Bonfim foi trazida diretamente de Portugal para Salvador como forma de pagamento de promessa de um marinheiro que se salvou de uma tempestade em alto mar. A festa acontece no mês de janeiro e tornou-se uma manifestação ecumênica, já que Nosso Senhor do Bonfim é sincretizado com Oxalá.

A tradição da festa ainda inclui a lavagem da escadaria, pelas baianas, com arruda e alfazema, que também abençoam os devotos. Dentro do Santuário existe uma sala dos milagres, onde diversos objetos foram deixados pelos fiéis que fizeram suas promessas.

Outra tradição que envolve a Basílica são as fitinhas amarradas nas grades, na entrada da igreja. Elas são encontradas com os vendedores na praça e também em lojinhas próximas da Basílica.

As lojas comercializam artigos religiosos, sejam do catolicismo ou das religiões de matrizes africanas, que dividem a mesma prateleira, num sinal de respeito e tolerância religiosa.

Restaurante Recanto da Lua Cheia

A Rua Rio Negro conta com algumas opções de restaurantes para o almoço para quem visita a Igreja do Bonfim.

Além do cardápio, que inclui peixes e outros frutos do mar, o atrativo maior de todos eles é a vista que sem para a Baía de Todos os Santos.

No Restaurante há mesas em um salão interno e também opções na área externa, para almoçar sentindo a brisa que vem do mar.

Há pratos para uma ou duas pessoas e acompanhamentos e porções são vendidos separadamente. Para quem vai com crianças, o estabelecimento também oferece área de lazer e fraldário

Saiba mais:

Ribeira

A sugestão da sobremesa para o almoço após a visita do Bonfim fica no bairro da Ribeira. A Sorveteria da Ribeira existe desde 1931 e é famosa pela quantidade de opções em seu cardápio.

São mais de 60 sabores feitos de maneira artesanal, que incluem frutas exóticas e receitas a base de leite.

A fama da sorveteria é tanta que, mesmo com o amplo salão interno com mesas, é comum encontrar clientes com cadeiras na calçada de frente para a Enseada da Ribeira.

Os sorvetes são vendidos na casquinha ou no copo. Na dúvida entre tantas opções, peça para provar alguns deles e conhecer um pouco mais dos sabores.

Humaitá

Antes de se despedir da região, não deixe de conhecer a Ponta de Humaitá. Ali a brisa do vento bate forte no píer sobre o mar. Entre os pescadores experientes, o que chama a atenção é a expertise dos jovens meninos caiçaras, que surpreendem com suas habilidades para saltar no mar.

De costas, de cambalhotas, de cabeça, os corpos franzidos mergulham no mar com a perfeição de atletas. Os garotos repetem a sequência, já que o cansaço não existe nesta idade. Da água, escalam as pedras e já se posicionam para o novo mergulho.

A habilidade desperta tanto a curiosidade que é comum ver fotógrafos registrando a cena e os meninos exibindo-se para as lentes.

Para se programar:

Além de buscar um guia de turismo, que enriquece sua experiência e conhecimento ao visitar um novo destino, ter a companhia de um fotógrafo profissional ao seu lado faz toda a diferença na construção do registro e memórias de uma viagem.

Por isso, em Salvador, tive ao meu lado o fotógrafo Gabriel Pinheiro. Além de conhecer a cidade onde mora como poucos, a sua sensibilidade e perfeccionismo colaboraram para que trouxesse fotos maravilhosas como recordação das experiências vividas em Salvador.

O serviço fotográfico é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

O booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.