Bem próximo de São Paulo, visitar a Vila de Luis Carlos, em Guararema, é encontrar um vilarejo perdido no tempo – porém, muito bem preservado. Seja pelo calçamento de pedra, ou pelos trilhos da Maria Fumaça, os visitantes que chegam até lá encontram boa gastronomia, contato com a natureza e até mesmo esportes radicais.
A Vila de Estação de Luis Carlos foi revitalizada em 2014 e, desde então, os visitantes circulam entre as ruas de casas coloridas no estilo colonial. Antes mesmo das obras, o local serviu de gravações para os filmes de Mazzaropi e, agora, de cara nova, voltou a ser cenário para a locações de novelas e novos filmes.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Sem dúvida, um dos principais atrativos de lá é o passeio da Maria Fumaça que liga a Vila de Luis Carlos até a cidade de Guararema. Muitas pessoas, aliás, aproveitam para “esticar” a visita em Guararema até Luis Carlos, porém há muitas opções para aproveitar um dia inteiro na Vila. Confira:
Saiba mais
- Confira todos os atrativos de Guararema
- 15 passeios de trem para fazer no Brasil
- 10 cidades de São Paulo para visitar
Apesar da Vila de Luis Carlos ser pequena em território (ao todo o centro resume-se em duas ruas paralelas), as opções de passeios agradam quem busca esportes radicais e quem prefere meditar e fazer aulas de yoga. Sem contar que a Vila possui um calendário de eventos também. (confira mais a seguir)
Na estrada que dá acesso a Luis Carlos, antes mesmo de chegar na Vila, há uma saída para uma estrada de terra à esquerda. Seguindo por ali há uma cachoeira aberta ao público.
Maria Fumaça
Os passeios nas composições de madeira, produzidas na Inglaterra entre 1896 e 1937, foram retomados no ano de 2015. A viagem na Maria Fumaça dura cerca de duas horas e passa por paisagens rurais, partindo de Guararema até a chegada na Estação de Luis Carlos.
A pequena estação, também com traços da arquitetura inglesa, foi inaugurada em 1914 para atender aos pedidos dos imigrantes que moravam na região e precisavam embarcar suas produções das lavouras para São Paulo e Rio de Janeiro.
Os ingressos para o passeio podem ser reservados pelo site do Trem de Guararema. Os passeios acontecem aos finais de semana, feriados e em dias de emendas de feriados em dois horários. Há saídas às 10h, com retorno às 12h, e também às 14h30, com volta programada para às 16h30.
Casarão das Artesãs
Logo na entrada, antes do estacionamento gratuito da Vila, fica o Casarão das Artesãs. Do lado esquerdo, bem próximo do trilho da linha do trem, a pequena casinha feita de taipa abriga o trabalho manual as artesãs da cidade.
As peças de artesanato são exclusivas e feitas, principalmente, a base da fibra da bananeira, sem contar nas peças de cerâmicas, velas perfumadas, bordados, brinquedos e bolsas. O comércio local da Vila Estação de Luis Carlos também conta com opções de doces caseiros e itens de lembranças.
Pátio dos Imigrantes
O Pátio dos Imigrantes da Vila Estação costuma reunir encontros de carros antigos nas manhãs de domingos e também é palco de Festa Junina nas noites no mês de junho, com direito à barracas de comidas típicas e música ao vivo. Já em fevereiro, o espaço é tomado pela bateria dos blocos de carnaval da cidade que ainda seguem os carnavais de antigamente, quando as marchinhas eram a sensação da festa. A festa costuma ter um clima bem familiar e serve de opção para as crianças também.
Recentemente, no mês de setembro, o Festival de Flores e Licores também foi adicionado ao calendário de eventos da Vila Estação de Luis Carlos. O Espaço de Exposições Engenheiro Luis Carlos recebe exposições itinerantes que ajudam a preservar a história da região.
Aulas de Yoga
O Megandra Empório Cultural é uma opção para quem busca relaxar e ter contato com a natureza em um espaço zen. Além da cafeteria no salão, o Megandra conta com uma lojinha de livros, roupas, tapetes. Além disso, o espaço tem dedicado-se às aulas e oficinas de yoga.
Passeio de Quadriciclo
Já para quem gosta de aventura, o Guararema Adventure off Road oferece passeios de quadriciclo em trilhas por fazendas da região. Os valores variam de acordo com a quantidade de horas do passeio e guias acompanham o trajeto.
Gastronomia em Luis Carlos
Seja para um almoço, um café da tarde, um sorvete, ou uma cerveja num ambiente com música ao vivo: Luis Carlos oferece todas essas opções e mais outras!
Rosa Chic: O cardápio do café Rosa Chic conta com diversas opções de bolos, bebidas quentes e geladas à base de café e chocolate, além de chás, lanches, salgados e quitutes típicos da roça. Sem dúvida, os itens mais saborosos e mais pedidos são as porções de bolinho de chuva e o bolinho caipirinha (feito com farinha de milho, carne moída e linguiça).
Se não bastasse todas as delícias do cardápio, o espaço do Rosa Chic é aconchegante com dois ambientes diferentes: é possível fazer o seu pedido no salão, com paredes de tijolinhos à vista e decoração com móveis e objetos antigos, ou ainda comer no jardim. Aos fundos do café, as árvores e flores do jardim dividem espaço com amplas mesas de madeira decoradas com toalhas de chita.
462 Brewpub: Para quem gosta uma cerveja, Luis Carlos conta com uma cervejaria artesanal. O destaque é a witbier, uma cerveja no estilo belga refrescante com notas cítricas e a weizen, no estilo alemão, que leva trigo na receita. Além disso, o espaço também serve almoço e porções.
Aos finais de semana, há apresentações musicais na cervejaria, que também conta com um ambiente aberto em um jardim com mesas e deck.
Lanchonete da igreja: Mais simples que os demais estabelecimentos, porém, com o mesmo nível de sabor dos quitutes é a lanchonete construída ao lado da Igreja dedicada a São Lourenço. O salgado que mais faz sucesso é a coxinha de carne seca, mas ainda há opções mais tradicionais como pão de queijo, coxinha de frango e a quirerinha de milho.
Bistrô Luz: Em frente ao Pátio dos Imigrantes o restaurante serve pratos típicos da culinária brasileira. Além da opção de fazer a refeição no salão, há mesas no terraço da entrada em um espaço coberto. O cardápio oferece pratos feitos, porções, tapiocas, doces e sucos.
Kimoni Sorvetes: Para quem tem menos tempo, mas não quer deixar de provar os sabores de Luis Carlos, a unidade da sorveteria Kimoni é uma opção. Os diversos sabores são oferecidos no esquema por quilo, por bolas e também há opções de picolés.
Como chegar em Luis Carlos?
A Vila Estação de Luis Carlos faz parte do município de Guararema, que tem acesso tanto pela Rodovia Carvalho Pinto quanto pela Via Dutra. Chegando em Guararema, para visitar Luis Carlos é preciso seguir em direção à Mogi das Cruzes pela Rodovia Henrique Eroles (SP-66).
Após 4 km haverá uma rotatória indicando a entrada para Luis Carlos. As empresas Pássaro Marrom e Viação Jacareí são as responsáveis pelo transporte de ônibus até Guararema. Para seguir até Luis Carlos, a opção é buscar por taxistas ou motoristas de aplicativo. Neste segundo caso, vale ressaltar que o ideal é combinar a volta, já que na Vila o sinal das operadoras de telefone não costuma funcionar muito bem.
Importante lembrar que o comércio na Vila Estação de Luis Carlos funciona somente aos finais de semana e feriados.
2 Comments
Vi o pessoal com espaguete, no trem, fiquei com vontade de comprar..
Mas não dava tempo de pegar, o trem já estava, apitando a volta ..
Me indica onde tem ,,,
Qual loja da Vila…
Em Guararema no Bairro Luiz Carlos tem pousada?