Do período em que havia extração de diamantes na Chapada Diamantina restou-se algumas algumas lembranças nas cidades da região do interior da Bahia e os nomes de algumas cachoeiras: a Cachoeira do Mosquito e o Poço do Diabo, que ficam no município de Mucugê.
A Cachoeira do Mosquito recebeu esse nome por conta dos tamanhos dos diamantes que foram extraídos do local: eles eram tão pequenos, que receberam o nome de mosquito pelos garimpeiros.
Mas a beleza do local é grandiosa aos olhos! Apesar da queda fina de água, e da inexistência de um poço profundo para nadar e mergulhar, não há quem saia sem se molhar de lá.
Como chegar na Cachoeira do Mosquito?
Partindo de Lençóis, até Mucugê são 40 km de estrada, sendo um bom trecho asfaltado. A cachoeira fica dentro do Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio. Pra adentrar no local é preciso pagar uma taxa de R$ 15. Caso você esteja acompanhado de uma agência de viagens, ou de um guia particular, provavelmente, o valor da taxa já estará incluso!
A estrutura do complexo oferece sanitários, redário, um mirante com vista pra queda d´água e restaurante com buffet de comida caseira.
A trilha até a Cachoeira do Mosquito, que é considerada uma das mais acessíveis da região, tem extensão de 1,2 km. O caminho, em sua grande maioria do percurso, são de degraus para decida.
Ao chegar na Cachoeira do Mosquito, dependendo do volume de chuvas, é possível ficar embaixo da queda d´água de 70 metros de altura. Em períodos de seca, a cachoeira praticamente seca.
Saiba mais:
- Confira todas as dicas para conhecer a Chapada Diamantina
- Cachoeira do Buracão: a mais bonita da Chapada Diamantina!
- Os desafios da trilha até a Cachoeira da Fumaça: um dos visuais mais belos do Vale do Capão
Poço do Diabo
Outro ponto de parada, seguindo o percurso do Rio Mucugê é o Poço do Diabo. São várias as histórias que tentam justificar o nome do local, de beleza única, a uma figura diabólica. Uma delas remete ao período da escravidão, quando os negros que furtavam diamantes pra tentar comprar a própria liberdade eram detidos e mortos. O destino dado a eles era o poço, de águas escuras e avermelhadas que, segundo a crença popular, ficou desta cor por conta da presença do sangue desses corpos que seriam arremessados lá.
Lendas à parte, o Poço do Diabo é um destino pra toda família na Chapada Diamantina: a trilha até lá tem 1,5 km e, em grande parte, o percurso é plano, incluindo a travessia pelo curso d´água do Rio Mucugê. O trajeto dura cerca de meia hora.
Além disso, na entrada, fica uma lanchonete, com banheiros e loja de lembrancinhas. A entrada no local é gratuita.
1 Comment
Uma ótima opção para iniciar as visitas da Chapada! 🥰