Skip to content

Cachoeira do Buracão: a mais bonita da Chapada Diamantina!

Mergulhar nas águas escuras do Rio Espelhado, no poço da Cachoeira do Buracão, me fez sentir e entender a grandiosidade que é a Chapada Diamantina.

A grandiosidade do local não se mede apenas pelos metros de altura da cachoeira, nem pelos quilômetros percorridos da trilha até lá e muito menos pelo tempo que corre no relógio durante o caminho.

Se mede pela beleza única daquela queda d´água que despenca das rochas em formato de ferradura e da beleza dos paredões esculpidos há milhares de anos e seu relevo que não tem igual. Se a Chapada Diamantina é uma das mais lindas do Brasil, não ouso em dizer que a Cachoeira do Buracão é uma das mais bonitas da chapada mais bonita!

Como chegar até a Cachoeira do Buracão?

A Cachoeira do Buracão fica no município de Ibiocara. De Lençóis, cidade base de muitos viajantes que vão até a Chapada Diamantina, são cerca de 250 km. Apesar da longa distância, as agências de turismo de Lençóis oferecem os passeios de um dia até lá, ou então, com a opção de pernoite em cidades diferentes pra diminuir a distância percorrida.

Independente da cidade onde se hospedar, é obrigatório a entrada acompanhada de guia. Caso você contrate o passeio com uma agência, não precisará se importar com isso. Mas, caso opte em visitar a Cachoeira do Buracão por conta própria, precisará de um guia local.

Outra exigência para a visitação, além do pagamento da taxa de R$ 15 pela entrada, é preciso usar um colete salva-vidas para fazer a travessia do final da trilha (em solo firme) até o poço da Cachoeira do Buracão. Eles são entregues logo na portaria de entrada.

Como é a trilha até a Cachoeira do Buracão?

O caminho, da portaria do Parque Natural Municipal do Espalhado, até a cachoeira principal tem 6 km de extensão. A trilha é considerada de nível médio, uma vez que o caminho, na maior parte do trajeto, é plano e sem grandes obstáculos.

A trilha vai margeando o Rio Espalhado e passa por mais uma cachoeira no caminho: a Cachoeira Recanto Verde. Além dessa pausa, como o próprio nome sugere, em um trecho repleto de vegetação verde, a trilha também oferece um mirante para observar a queda da Cachoeira do Buracão vista de cima.

Para os mais aventureiros existem também a opção de chegar até o poço da Cachoeira do Buracão através de uma tirolesa.

Mas, para quem opta ir pela trilha, no término do caminho, para chegar até o poço da cachoeira, existem duas formas: ou é preciso ir nadando, ou então, caminhar pelas encostas dos paredões. Essa travessia é curta, dura cerca de dez minutos, tanto por solo, quanto por água. No final do corredor de dois paredões, um grande canion se abre, num formato de ferradura, e lá no fundo está escondida a cachoeira de 85 metros de altura!

O tempo total do passeio, para quem sai de Lençóis, é de um dia inteiro. No local não há restaurantes por perto, por isso, é essencial levar um lanche de trilha.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens