Skip to content

10 Cânions do Brasil para conhecer

Há quem pense ainda que apenas os Estados Unidos possuem cânions com cenários cinematográficos. Por aqui, no Brasil, os cânions já foram cenário de gravação para filmes e novelas e colocaram os cânions da região Sul na lista de destinos turísticos.

Além disso, o Sudeste e as regiões Nordeste e Norte também possuem cânions, cada um com a sua beleza particular, mas com paisagens incríveis em comum.

Confira as dicas de alguns cânions brasileiros para visitar:

Cânion Fortaleza – RS

Foto: Compartilhe Viagens

Talvez este seja o cânion mais conhecido do Brasil, já que é considerado o maior cânion brasileiro. Seus paredões tem mais de 7 km de extensão e, em alguns pontos, chega a medir 900 metros de altura.

O Cânion Fortaleza fica no Rio Grande do Sul, dentro do Parque Nacional da Serra Geral. Dentro do parque existem duas trilhas, que passam por cachoeiras.

Cânion do Xingó – SE

Foto: Melhores Destinos

Entre os estados de Alagoas e Sergipe, as águas do Rio São Francisco seguem por entre paredões alaranjados. Por ali também passam barcos em que os visitantes podem conferir de perto as formações rochosas em uma espécie de labirinto.

O passeio só foi possível depois de 1994, com a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó e o alagamento da área. Há passeios para lá saindo tanto de Sergipe, quanto de Alagoas.

Saiba mais:

Cânion do Itaimbezinho – RS

Foto: Viagem e Turismo

Uma opção de passeio para quem visita as cidades de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, é incluir uma visitação ao Cânion Itaimbezinho. O Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o Cânion Itaimbezinho, fica distante 113 km de Gramado.

Os paredões se estendem por quase 6 km e, numa altura de 720 metros, é possível avistar as águas do Rio Boi. A beleza é tanta que o local já serviu de gravações para novelas e séries.

Cânion das Bandeirinhas – MG

Foto: Saia da Zona de Conforto

 

Pela Estrada Real, a Serra do Cipó reserva inúmeras opções de trilhas, cachoeiras e esportes de aventura. O acesso é feito pela parte inferior do cânion, dando uma vista de baixo para a cima do paredão. No caminho encontra-se muitas cachoeiras e poços com águas cristalinas.

A recompensa no final da trilha é avistar o paredão de 4 km de extensão e mais de 80 metros de altura de pertinho.

Cânion do Rio Espalhado – BA

Foto: CVC

Pelo seu próprio nome, o Cânion do Rio Espalhado não é tão conhecido, mas ele leva até a famosa Cachoeira da Fumaça, na Chapada da Diamantina.

Para chegar até lá é preciso passar por um caminho estreito, pelas águas do rio e ao lado dos paredões do cânion. O interessante é reparar nas formações rochosas, que parecem pedras empilhadas em prateleiras.

Cânion Sussuapara – TO

Foto: Melhores Destinos

Até mesmo o Jalapão possui um cânion para chamar de seu! O Cânion Sussuapara é quase uma “parada obrigatória” para quem está chegando ao Jalapão, vindo de Palmas.

Apesar do tamanho pequeno, em comparação aos demais cânions do Brasil, o Cânion Sussuapara impressiona por estar coberto pela vegetação e pela cortina de água que escorre dos seus paredões.

Cânion Malacara – RS

Foto: Cidade dos Canyons

Outra opção de cânion para visitar dentro do Parque Nacional da Serra Geral é o Cânion Malacara. O diferencial deste passeio, porém, é que a visitação acontece na parte inferior do cânion, a partir da cidade catarinense de Praia Grande.

A trilha tem duração de 3 horas (ida e volta) e passa por leito de rios e piscinas naturais.

Cânion de Capitólio – MG

O destino mineiro que caiu no gosto de todo mundo também surpreende pelas formações rochosas. Em Capitólio formou-se um “mar” após o alagamento da área para a construção de uma usina hidrelétrica. Por conta disso, os corredores de água entre os paredões da região tornaram-se navegáveis e requisitados pelos visitantes.

Para visitar os cânions de Capitólio é preciso de uma embarcação. As empresas de turismo oferecem roteiros que incluem paradas em algumas cachoeiras também.

Cânion dos Apertados – RN

Foto: Olhares

Ainda pouco conhecido, o Cânion dos Apertados fica na cidade de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte. O cânion fica em uma propriedade particular, a Fazenda Aba da Serra, no leito do Rio Picuí.

O Cânion dos Apertados é o único cânion do mundo formado por rochas graníticas. Por conta disso, a sua coloração ganha tons mais esbranquiçados, no tom creme.

Cânion do Guartelá – PR

Foto: Viagens e Caminhos

O cânion do Paraná fica na cidade de Tibagi e, dentro do Parque Estadual do Guartelá, existem duas opções de trilhas que passam por mirantes e cachoeiras.

A origem do nome Guartelá está ligada a uma lenda indígena que diz que a expressão significa “Guarda-te-lá que cá bem fico”. Acredita-se que um morador da região usava dessas palavras para avisar seu compadre de um ataque indígena. Aliás, a presença indígena na região está marcada em pinturas nas rochas dentro do parque.

IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique as condições visitação no destino e siga sempre os protocolos de segurança e de higiene para o combate do coronavírus.

Deixe um

Comentário

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve no

Pinterest

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!
pins_mdela_pinterest

Escute no

Spotify

Outras

Viagens