Um dos passeios mais tradicionais para quem visita Fortaleza é ir até a Praia de Canoa Quebrada. Escolhi um passeio que passava por mais dois pontos, antes de chegar até a famosa praia de Canoa Quebrada.
O dia começou cedinho, com destino a praia de Morro Branco. Ao desembarcar lá é possível percorres alguns labirintos em meio às falésias na beira da praia, de onde são extraídas areias de diferentes colorações. Essa variedade na cor das areias fez com que a comunidade ao redor desenvolvesse a silicografia, ou seja, a arte de desenhar com areia.
A técnica se tornou um dos principais atrativos culturais da região e também uma ótima opção pra levar lembranças da viagem. As paisagens coloridas são formadas dentro de recipientes de vidro e exige muita precisão e concentração.
Não é difícil percorrer as ruas de Morro Branco e encontrar artesãos criando novas peças.
Saiba mais:
- Jeri: não tivemos o match perfeito, mas o date valeu pelas companhias!
- Veja outras dicas do Ceará
- Nordeste além das praias: Confira 23 opções de passeios para você aproveitar
Depois de conferir os artesanatos e as falésias, o caminho segue de buggy rumo a Praia das Fontes.
Na faixa de areia da praia existe uma gruta, chamada de “Gruta da Mãe d´Água” e de lá surgem 3 fontes de águas, que foram carinhosamente apelidadas pelos cearenses de fonte do “corno sou eu”, “juventude” e “virgem”, conforme as plaquinhas escritas em cima de cada uma delas.
A terceira parada do dia acontece na Praia de Canoa Quebrada. Nesta parada também é onde é servido o almoço nas barracas de praia. Para avistar o letreiro que é o cartão postal de lá, são cerca de 40 minutos pela areia. Há outros letreiros menores antes, que foram feitos depois do original.
Dizem que o letreiro foi instalado por um turco, como forma de declaração para a sua esposa. Por isso, o letreiro tem o desenho da lua e da estrela, assim como é a bandeira da turquia.
Já o nome da praia veio por conta dos bancos de areia que existem no mar e faziam com que os barcos e, principalmente, as canoas, encalhassem (e depois quebrassem) na beira da praia!
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!