Fotos: Gabriel Pinheiro

“Cidade que canta, povo que dança e faz festa pro mar”: foi assim que Daniela Mercury traduziu Salvador na música “Terra Festeira”. A cantora baiana, e tantos outros músicos, inspiraram-se nas belezas naturais, nas tradições culturais, religiosas e na história da cidade para compor músicas que se tornaram eternos sucessos.

Ao falar-se de Salvador, logo vem a cabeça o carnaval e o axé. Confira, porém, outros batuques que vieram da capital baiana e representam o seu povo:

Farol de Itapuã

Impossível não ler “Itapuã” sem lembrar do ritmo da música “Tarde em Itapuã”, composta por Vinícius de Morares. Na praia existe uma sede do projeto Tamar e também um farol, que se tornou cartão postal da praia. Apesar das belezas naturais, a violência na região assusta até mesmo os moradores, por isso, tome cuidado ao visitar a praia.

Farol da Barra

O pôr do sol no Farol da Barra deu ares românticos para duas canções: Te Espero no Farol, do cantor Tomate, e Dia dos Namorados, do grupo Asa de Águia. O Farol da Barra é aberto pra visitação e, no gramado ao seu redor, costumam-ficar as famosas baianas e também grupos de dança de capoeira.

Assim como a canção do Asa de Águia diz, o local é ideal para curtir um final de tarde depois da praia.

Basílica do Senhor do Bonfim

A celebração ecumênica, cercada por tradições, emociona os milhares de fieis que celebram o dia do Nosso Senhor do Bonfim. A festa, que inclui a lavagem das escadarias, banho de arruda, procissão, ganhou um Hino, composto por Caetano Veloso.

Na letra, ao cantar “Glória a ti neste dia de glória”, o cantor e pede a “divina graça”.

Rio Vermelho

É no bairro do Rio Vermelho onde concentram-se as homenagens para Iemanjá, a Rainha do Mar, em Salvador. para lembrar o dia 2 de fevereiro, Dorival Caymmi cantou: “Dia de festa no mar. Eu quero ser o primeiro a saudar Yemanjá”

Pelourinho

O Pelourinho é endereço do axé, do Olodum, do Timbalada e dos Filhos de Gandhi. Caminhar por lá é ouvir os batuques e, sem perceber, ver o corpo remexendo-se no ritmo do som. Além das apresentações musicais, a Casa do Olodum comercializa produtos oficiais do grupo no Pelourinho.

Ladeira da Barra e Campo Grande

Os endereços mais fervorosos do carnaval da Bahia entraram para o repertório do Asa de Águia. A Ladeira da Barra, aliás, é um dos trajetos mais famosos do carnaval de Salvador foi retratada na canção Desejo de Amar. Fora do mês de fevereiro, um passeio pelo local revela um pouco mais da história e cultura de Salvador, como a Igreja de Santo Antônio da Barra, o Cemitério dos Ingleses e o Centro de Artesanato da Barra.

Dique Tororó

O único manancial natural de Salvador é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A lagoa ganhou oito esculturas de orixás que flutuam no espelho d´água: Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã foram representadas pelo artista plástico Tatti Moreno. A canção Ashansu retrata a diversidade dos orixás e o sincretismo religioso da Bahia.

Para se programar:

Além de buscar um guia de turismo, que enriquece sua experiência e conhecimento ao visitar um novo destino, ter a companhia de um fotógrafo profissional ao seu lado faz toda a diferença na construção do registro e memórias de uma viagem.

Por isso, em Salvador, tive ao meu lado o fotógrafo Gabriel Pinheiro. Além de conhecer a cidade onde mora como poucos, a sua sensibilidade e perfeccionismo colaboraram para que trouxesse fotos maravilhosas como recordação das experiências vividas em Salvador.

Continue no clima com a playlist:

O serviço fotográfico é apenas uma indicação do Meu Destino é Logo Ali, livre de qualquer contraprestação.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo Brasil!

O booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

Deixe um comentário

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades!

Meu Destino é Logo Ali  2020. Todos os direitos reservados.