Rio de Janeiro é muito mais do que praia. O Centro, então, é mais do que comércio, prédios empresariais, vendedores ambulantes e calor. Esqueça dos cartões postais, como Copacabana, Ipanema e Pão de Açúcar. Rio é mais do que tudo aquilo que você já viu e pode imaginar.
Basta um olhar mais atento para se notar as belezas arquitetônicas que se descortinam à sua frente, relevando trechos de tantas histórias que chegam até a se entrelaçarem.
À convite da amiga Carol, do @um_giro_varios_clicks, embarquei numa viagem no tempo para entender um pouco mais da história da cidade, queridinha dos turistas, mesmo com a forte onda de violência que assola a vida de quem mora por lá.
Saiba mais:
- Dos Arcos da Lapa até Santa Tereza
- 3 lugares para curtir a arquitetura em meio à natureza no Rio de Janeiro
- A Pequena África do Rio de Janeiro
- Um café na Confeitaria Colombo
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Theatro Municipal
Da saída do metrô Cinelândia, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro já mostra toda a sua majestade. O Theatro foi fundado em 1909 e sua construção faz parte do projeto de obras do prefeito Pereira Passos para o embelezamento da cidade.
Grandes nomes, nacionais e internacionais, da dança, da música e da ópera já subiram ao palco do Municipal. Antes do início da construção, dois projetos ficaram empatados em primeiro lugar.
A escolha do projeto vencedor Aquilla gerou uma grande repercussão na cidade, já que o engenheiro que assinava o desenho era o filho do então prefeito Pereira Passos. No final das contas, o teatro acabou ganhando os contornos misturados dos dois projetos, já que ambos eram inspirados na Ópera de Paris.
Além do Theatro, outras importantes obras da época, que integram o projeto de embelezamento da cidade, são o Museu de Belas Artes, a Fundação Biblioteca Nacional e também o Palácio Monroe, que foi destruído na época da ditadura militar.
Real Gabinete Português de Leitura
Não muito distante da Cinelândia está o Real Gabinete Português de Leitura. A imponência do prédio e seu acervo de 350 mil volumes disputam os olhares de quem adentra no espaço. Os livros, entre eles vários exemplares raros, ocupam paredes inteiras, do chão até o teto.
O teto, aliás, também não passa despercebido por conta do vitral instalado no centro da sala.
O espaço foi criado pelos portugueses, logo após a Independência, em 1822. O acervo incluiu um exemplar de “Os Lusíadas”, datado de 1572, que está disponível para consulta.
Outra raridade é a obra “Amor de Perdição”, do escritor português Camilo Castelo Branco.
O Real Gabinete é uma biblioteca pública que funciona também como centro de estudos e pesquisas literárias. A biblioteca abre diariamente para visitação, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Arco do Teles e Rua do Ouvidor
Uma rua estreita que se revela na sequência de um arco poderia facilmente passar despercebido, se ali não estivesse uma das casas onde Carmem Miranda morou e também não fosse acesso a Rua do Ouvidor, reduto da boêmia carioca.
O local é exclusivo para pedestres, com calçamento antigo e faz parte do patrimônio histórico da cidade. Entre as construções que, em sua maioria, abrigam comércio no piso térreo e servem de moradia nos andares superiores, está um sobrado rosa claro. Foi neste endereço que a cantora Carmem Miranda morou. Segundo relatos, sua mãe tinha uma pensão no local e, seu pai, era dono de uma barbearia ali próximo.
Seguindo pelo arco, se chega na Rua do Ouvidor. Basta entardecer e chegar o fim do expediente, que a rua fica tomada por mesinhas e cadeiras dos bares à espera dos clientes que querem relaxar no happy hour.
Ali também uma das rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Samba do Ouvidor. A música e a animação vão até altas horas e, fato curioso é que, na mesma rua, existe uma igreja e, muitas vezes, é comum ver as pessoas bebendo (ou já tentando se equilibrar) encostadas nos portões e pilastras da igreja.
Para adoçar o paladar
Outro endereço bem conhecido do Rio de Janeiro é Rua Gonçalves Dias, 32. Talvez, apenas com estas informações, muita gente não reconheça, mas é neste ponto que está instalada a Confeitaria Colombo.
A confeitaria foi fundada em 1894 e conta com cinco salões diferentes no prédio principal, além de outras três lojas na cidade. No piso térreo são servidos lanches e chás em mesinhas charmosas do século XX. A decoração é composta por cristaleiras repletas de utensílios de cozinha e fotos antigas.
Já no andar superior (vale detalhar que o transporte para o primeiro andar também é feito em um elevador antigo), são servidos os buffets de saladas, pratos quentes e sobremesas. Lá em cima, são várias as obras de arte em formato de telas expostas nas paredes, além de espelhos grandiosos. O horário de atendimento é diferenciado e o cardápio busca uma integração entre as culinárias portuguesa e espanhola.
Quem optar, ainda pode fazer a refeição nos balcões do piso térreo (já que são rotineiras as filas de espera por mesas).
Engana-se quem pensa que a Confeitaria Colombo é a mais antiga do Rio. Este endereço é outro: Rua Sete de Setembro, 133 e 137, ou então, Casa Cavé, fundada em 1860.
A doceria foi criada pelo francês Charles Augusto Cavé. Além dos doces e cafés, as taças de sorvete sempre fizeram sucesso entre os frequentadores. A arquitetura do prédio, na esquina com a Rua Uruguaiana, também chama a atenção pelos lustres e vitrais.
Entre os frequentadores da casa, já passaram nomes como Oswald de Andrade, Darcy Ribeiro, Chiquinha Gonzaga, Carlos Drumond de Andrade, Juscelino Kubitschek, Mário de Andrade, Olavo Bilac e Tarsila do Amaral.
12 Comments
queria saber porque quando a gente mora no lugar, não faz esses passeios?
acredita que da sua lista só fui na Colombo.. não vou nunca no centro!! to com vergonha de ser uma carioca tão relapsa! hahahaha e olha que eu amo minha cidade maravilhosa
Nossa, eu fiz exatamente esse passeio pelo centro! Parece até que eu que escrevi rs .. eu amo tudo o que a cidade do RJ oferece! Desde as praias, montanhas, centro, etc! Sou apaixonada pelo Rio
Um Rio por outro ângulo. Completamente!
Estou encantada com os detalhes ricos que essa leitura e imagens me trouxeram. Moro tão perto e vou tão pouco ao Rio (por medo, confesso).
Belo post. Parabéns.
Fui ao Rio apenas 2x e amo a cidade maravilhosa. Tem tantas atrações que ainda preciso conhecer e o centro é uma delas. JÁ ouvi muito falar sobre a Confeitaria Colombo e ainda não consegui conhecer. Você fez todo esse roteiro em 1 dia inteiro?
Sim, vcoê tem toda razão.. O rio é muito mais do que só praia e também do que violência né. Eu sempre vou ao rio mas confesso que sou muito praiana. Tendo a ir pra praia e deixar de conhecer o resto.. Preciso parar com isso e ir ver essas outras maravilhas!
Menina, como Carioca me senti presenteada com seu post e ao mesmo tempo com vergonha de nunca ter ido a alguns lugares.
O Rio é lindo e repleto de história! Eu amo e quero acreditar que tudo ficará bem…
O Rio de Janeiro realmente tem tudo para ser uma das cidades mais bonitas e interessantes do mundo! Pena que anda tão castigado! O centro da cidade é lindo com seus prédio histórios e ruelas! Adoro a confeitaria Colombo do Centro, tomar uma café por lá parece nos transportar para a década de 20!
Como há o que explorar no Rio, não é? Cheguei a andar pelo centro, e até vi, por exemplo, a fachada do Teatro, que estava em reforma, mas fiquei agoniado com o calor e com aquela sensação de insegurança, que infelizmente tem por lá. Mas o que vi era definitivamente bonito!
Ai to quase chorando aqui. Eu fico muito brava comigo mesma que não conheço esses lugares e pra mim, o principal, é essa biblioteca que parece a da Bela e a Fera. Já fui muito pro Rio a trabalho e as vezes que fui passear, me perdi em algumas atividades e essas coisas fantásticas ainda não conheço. A Padaria Colombo também deve nos fazer sentir no passado né!! Demais! Eu eu preciso voltar com esse seu olhar rs, o quanto antes.
Gosto muito do Rio e o centro histórico pra mim é a melhor parte da cidade. Sou simplesmente apaixonado pelo teatro e adoro ir na padaria Colombo. O Rio tem coisas incríveis e acho que se eu viajar pra lá uma vez por mês ainda vou ter coisas diferentes pra ver e fazer!
Estava procurando dicas do Rio e vi esse post, amei!! Já anotei tudo, estou louca para ir a Cafeteria Colombo!
Adoro ler sobre o Rio de Janeiro! Sempre há um lugar novo para conhecer e o centro da cidade, já foi um dia, o principal local da capital do Brasil.
A combinação da arquitetura tradicional com a moderna é fascinante! Acredito que muitos desconheçam o Gabinete Português. Uma relíquia deixada pelos portugueses!