Eu sou a Carol, do @um_giro_varios_clicks, e, à convite da minha amiga Maiara, vim até aqui compartilhar com vocês a minha experiência na cidade do Porto, em Portugal. Aceitei o convite com bastante entusiasmo, porque somos amigas e também porque admiro o jeito como ela conduz a caneta. Ser convidada a escrever por quem admiramos, certamente, é um deleite pro ego.
Dito isso, bora viajar! A nossa decolagem já foi autorizada e o comandante não pode nos esperar!
Sobrados, bondes, roupas na varanda e velhinhos a espreitar os muitos turistas que zigue-zagueiam por suas ruas. Esse é o Porto: a simplicidade banhada com doses generosas de charme!
A gente se pergunta como pode se encantar com aquilo que parece ser o cotidiano. E a resposta está na rotina que segue sem perder o brilho e nas horas que se encerram rapidamente enquanto a vida transcorre bem devagar.
No Porto tudo está no seu devido lugar e sempre há um contraponto necessário para cada sensação experimentada.
Se o nosso coração se despedaça ao som dos lamentos do Fado, num passe de mágica, uma taça de vinho verde é posta na mesa para ajudar a descer o nó na garganta e promover a expansão do paladar.
Se sentimos as dores do desgaste físico de caminhar por horas num terreno acidentado, basta olhar para frente e ver se descortinar cenários lindos, que nem o melhor fotógrafo do mundo seria capaz de retratar. O corpo se sente recompensado só com o que os olhos capturam.
BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Saiba mais:
- Vale do Douro: roteiro e dicas sobre as quintas
- As histórias de fé e milagres de Fátima
- Vila de Aljustrel: um pouco mais do turismo religioso de Fátima
- As histórias de amor escritas em Braga e mais 5 dicas de passeio
- 5 motivos para visitar Sintra
Descer a Rua até a Ribeira é perder a capacidade de ouvir ou pronunciar uma única palavra. A lágrima tímida no canto do olho é a memória dizendo que o brilho dos raios de sol, ao tocarem na água, ficarão por muito tempo guardados. Quiçá se tornarão inesquecíveis. Nenhuma experiência sensorial no Porto é única, tudo é plural.
Recomendo muitíssimo o walking tour que sai todos os dias por volta das 10h da manhã do Porto Welcome Center. Boas vindas generosa e gratuita! A primeira parada é a estação São Bento. Lá percebemos que a viagem começa bem antes da plataforma de embarque. As paredes contam, através dos tradicionais azulejos, histórias importantes de Portugal.
Depois ultrapasse o mau humor do motorneiro e perceba que, no sobe e desce das ladeiras, os bondes mostram que os caminhos que ficaram pra trás são tão lindos quanto os que ainda estão por vir.
Torça para que a primeira casa da Rua Escura esteja com a Janela da Saudade aberta e você possa ver apresentações de pessoas comuns cantando um fado vadio.
Tudo isso sob as bênçãos da Sé.
Reponha as energias comendo uma francesinha do Café Santiago. E como sempre há um espacinho pra sobremesa, passe no Café Majestic e coma uma rabanada recheada.
Depois disso, quando sentir que o Porto já está no seu coração, atravesse a Ponte D. Luís, chegue à Vila Nova de Gaia e perceba que de longe e já com saudade, o Porto é ainda mais bonito.
20 Comments
Parabéns, amiga!!!
Como sempre um arraso!!!!
Com certeza sua experiencia e suas fotos lindas fotos vão incentivar muitos viajantes.
Sensacional! ❤️ Amei!
Amei a matéria! Impossível não querer voltar ao Porto para vê-lo com esse mesmo olhar poético. Um grande beijo.
Parabéns, minha amiga, pela perfeita descrição dessa cidade ímpar, que é o Porto. Cidade repleta de encantos, os quais você soube ressaltar com maestria.
Excelente!!! Muito bom!
Show de bola
Parabéns Carol
Bjs
Lindo texto…parabéns!!!
Parabéns Carolina pela reportagem…
Apesar de já conhecer a Cidade do Porto é ser apaixonado por ela, viajei com você e concordo plenamente nós mínimos detalhes…
Ótimo texto!! Viajando no seu texto me deu até saudade e vontade de voltar
Parabéns Carol!! Texto encantador!!
Adorei, xará. O Porto é mesmo um charme. Tenho boas caminhadas programadas por lá nas próximas semanas. 😊
Parabéns! Belo trabalho.
Ótimo texto!Suas palavras nos fizeram viajar.Parabéns!!!
Prima!! Parabéns texto ótimo!👏👏
Maravilha,ler e se sentir lá, parabéns Carol por dissertar tão belas lembranças, que não se apagam da mente daqueles que visitam, esta bela e acolhedora cidade….
Excelente texto, não tem como não ficar com vontade de conhecer!
Carol !!!!!!!! que lindo !!!!!! AMei ler sobre um pedacinho da terrinha.
Parabéns,,,!,
Beijos no ❤️
Adorei, Carol!! Sempre pergunto seu próximo destino, não é mesmo? Aproveite muito!! Também amo viajar!!😘😘
Parabéns Carol, lindo texto. Viajei com suas palavras. Viajar nos rejuvenesce. Continue viajando e escrevendo sobre os lugares.
Adorei o Porto, suas paisagens e o rio Douro que nos enche de energia e quando for lá recomendo visitar em Gaia o restaurante Bistrô Bom Gosto que fica logo ali perto da Câmara.