As histórias de fé e milagres de Fátima

Publicado em 3 de janeiro de 2019

Santuário de Fátima recebe milhares de devotos todos os anos @meudestinoelogoali

Maiara Barbosa

O silêncio que se observa no pátio do Santuário de Nossa Senhora de Fátima só é quebrado pelo badalar dos sinos da capelinha das aparições, convidando os devotos para orações. Até mesmo a música que ecoa do sino relembra a história das aparições de Nossa Senhora para os três pastorinhos através da canção: “As 13 de maio na cova da Iria, do céu aparece a Virgem Maria…”

As aparições aconteceram em 1917, sendo a primeira delas no dia 13 de maio. O local costumava a reunir quase 30 mil fieis em busca de curas e milagres, o que acabou transformando Fátima em um dos maiores centros de peregrinação mariana do mundo.

Nossa Senhora apareceu para três crianças: Jacinta, de 10 anos na época, Francisco, de 9 anos, e sua irmã Jacinta, de 7 anos. De acordo com os relatos, a aparição aconteceu sobre uma azinheira enquanto as crianças apascentavam o rebanho.

Fenômenos climáticos antecederam as aparições, o que causou uma comoção maior ainda.

O que visitar?

Azinheira relembra local das aparições em Fátima @meudestinoelogoali

A Capelinha das orações é um dos locais mais procurados pelos devotos. Ali acontecem missas e os fiéis se reúnem para rezar o terço.

A Capelinha é considerada o “coração” do Santuário. Das seis aparições de Nossa Senhora, cinco aconteceram neste local. Os relatos ainda dizem que teria sido a Mãe de Jesus quem pediu que se erguesse uma capela no local, o que aconteceu em 1919.

Saiba mais:

A primeira missa, porém, foi celebrada somente no dia 13 de outubro de 1921. Ela chegou a ser reconstruída e foi reinaugurada em 1923.

O que se destaca na Capelinha é o órgão musical que acompanha as celebrações. Andando pelo pátio do Santuário, não é difícil de ouvir a canção “Treze de Maio” em versão instrumental.

A azinheira original, de onde Nossa Senhora fazia suas aparições, desapareceu. Porém, atrás da capelinha, uma réplica da árvore foi plantada no mesmo local e, inclusive, é considerada de “interesse público” pelo estado português.

Jacinta e Lúcia foram sepultadas dentro do Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Já a Basílica do Santuário foi construída no local indicado por Nossa Senhora em uma de suas aparições. De estilo neobarroco, ela abriga o túmulo dos três pastorinhos. De um lado estão os túmulos de Jacinta e Lúcia e, do outro, do menino Francisco.

A construção da basílica foi feita somente com pedras da região e a torre mede 65 metros. La em cima fica uma cosia de bronze de mais de 7 mil quilos.

O Santuário ainda tem uma sala reservada para confissões na Basílica da Santíssima Trindade. Lá dentro, padres de diferentes nacionalidades se revezam para atender os fieis.

No Portal do Santuário é possível consultar todos os horários de missas, celebradas tanto na Capelinha, quanto na Basílica e nos demais espaços do Santuário, além dos horários de confissão e da tradicional procissão das velas. O site disponibiliza também o idioma de cada celebração.

Adicionar a favoritos link permanente.

13 Comments

  1. Pingback:Vila de Aljustrel: um pouco mais do turismo religioso de Fátima - Meu Destino é Logo Ali

  2. Muito ineressante! Visitar Fatima deve ser incrível até para quem não é religioso, como eu. Adoro aprender mais sobre qualquer assunto. Obrigada por compartilhar.

  3. Caramba Mai, deve ser um passeio tão forte e poderoso né? Fiquei imaginando as crianças que a viram, como deve ter sido especial esse momento. Arrepiei!

  4. Oi Maiara, que ótimo este post! Quero muito visitar Fátima com minha mãe algum dia. É fácil chegar até a Basílica?

  5. Pouca gente fala de turismo religioso… acho que deve ser um passeio sensacional e espero ir um dia!

  6. Conheci em março de 2018… Visitar o Santuário de Fátima pra mim foi muito especial… que lugar mais abençoado e de paz, né?

  7. É o tipo de lugar que vale a pena visitar independente de ser ou não católico né? Acho que as igrejas guardam tanto da cultura e história do lugar que é impossível ficar indiferente a elas. Belo post!

  8. Pingback:As histórias de amor escritas em Braga e mais 5 dicas de passeio - Meu Destino é Logo Ali

  9. Pingback:Os encantos da cidade do Porto em Portugal - Meu Destino é Logo Ali

  10. Jéssica Lopes

    Sensacional este post, além da história das 3 crianças que viram a Nossa Senhora quem visita esse lugar fica maravilhado com tanta riqueza e tanta história, algo que é bem representado aqui em Portugal, vale a pena visitar esse lugar!

  11. Uma coisa que eu gosto de fazer em minhas viagens é visitar igrejas. Na verdade, são os únicos momentos em que eu as frequento. Valem super a pena, é uma mais linda que a outra!

  12. Oi Maiara que post lindo e emocionante. Um lugar tão abençoado! Estou contando os dias para conhecer. Obrigada por compartilhar

  13. I’m also writing to make you be aware of what a incredible encounter my friend’s child experienced reading your site. She realized so many details, which included how it is like to possess an ideal helping mood to have most people just know precisely selected specialized things. You truly exceeded visitors’ desires. I appreciate you for rendering such priceless, healthy, revealing not to mention fun tips on this topic to Lizeth.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *