As histórias de amor escritas em Braga e mais 5 dicas de passeio

Publicado em 14 de janeiro de 219

Maiara Barbosa

A cada linha transpassada no tecido, o resultado é maior do que um bordado. Mais que um colorido ou uma frase, a tradição dos paninhos bordados com versos de Braga resgatam a histórica ligação entre Brasil e Portugal e, mais ainda: relembram histórias de amor.

Entre lojinhas de lembranças no Centro da cidade, não é difícil encontrar algum vendedor que não reproduza o início da tradição:

“Na época das Grandes navegações, o desejo de diminuir as distâncias além-mar, deixaram muitas saudades aos que ficaram ancorados em terras portuguesas. Saudade essa sentida principalmente pelas ‘noivas que ficaram por casar’, como já dizia o poeta Fernando Pessoa.”

Se o poeta valeu-se de lápis e papel para escrever seus versos, as moçoilas usavam de suas linhas e panos para bordar para canalizar a saudade. Os versinhos são simples e com erros de escrita, porém, transbordam sentimentos. O amor é linguagem universal e, quem diz “meu Manuel bai pró Brasil. Eu tamem bou no vapor. Guardado no coração daquele que é o meu amor” entende o sentimento.

BOOKING.COM: RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!

Saiba mais:

Se valeu a pena? “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Distâncias encurtadas, terra nova conquistada, amores reencontrados (outros não), o fato é que a tradição se manteve e se tornou um ícone do norte de Portugal.

Nas lojas mais populares, os bordados são reproduzidos como pintura nos panos de prato. Já nas lojas mais tradicionais é possível encontrar os bordados fabricados de maneira original.

O que mais visitar em Braga?

Com mais de 2 mil anos de história, Braga mistura vestígios da influência romana, da arte barroca e do estilo gótico. Apesar do povoado ser um dos mais antigos de Portugal, Braga atrai muitos jovens, em sua maioria estudantes, principalmente por conta das instalações da Universidade do Minho.

Para quem visita a cidade, partindo de Porto, há comboios (trens no vocabulário português) que partem diariamente de Campanha. A passagem, ida e volta, custa em torno de € 7. Outra opção de transporte também é o get bus, com saídas direto do aeroporto de Porto e tickets no valor de € 8.

Arco da Ponta Nova

Para quem desembarca na estação, o Arco da Ponta Nova é que marca a entrada na parte histórica da cidade. É dali também que saem alguns passeios guiados a pé pelos pontos turísticos da cidade.

Sé de Braga

No centro da cidade a catedral que começou a ser construída no século XI e seu estilo barroco impressiona. Além das imagens de santos e órgãos monumentais, o acervo dela conta com a cruz da primeira missa celebrada no Brasil, levada por Pedro Álvares Cabral.

Jardim de Santa Bárbara

O ambiente romântico faz com que muitos casais escolham o jardim para declarar seus amores, como conta a tradição. Além das flores, sempre vivas e coloridas – independente da estação do ano – os arcos romanos ao fundo compõem o cenário de um dos maiores cartões postais de Braga.

Os caminhos entre os canteiros de flores terminam na fachada do Paço Medieval de Braga, onde atualmente funciona o Arquivo Distrital de Braga.

Tíbias de Braga

No Centro histórico de Braga, a pastelaria é uma perdição tamanha a variedade de doces portugueses e com preços atraentes. Todos os doces são de fabricação própria, de maneira artesanal. O cardápio inclui ainda pães, bolos e lanches.

Bom Jesus do Monte

Em alguns pontos da cidade é possível avistar uma igreja no topo de um morro. A caminhada, muitas vezes, pode ser cansativa, mas vencer a escadaria até Bom Jesus do Monte e avistar a cidade do alto é uma recompensa e tanto, principalmente se for um final de tarde.

A subida pela escadaria é acompanhada de estátuas que fazem menção aos cinco sentidos. Para quem não tem muita disposição em enfrentar as escadarias existem duas opções: o funicular, também conhecido como elevador do Bom Jesus do Monte, e também a opção de chegar até o local por transporte de aplicativo e percorrer as escadarias no caminho de volta, descendo as escadas.

Muitos moradores de Braga costumam ir até o monte para piqueniques em dias de sol. Para quem preferir, há um restaurante no local também.

Salve essas dicas no Pinterest e aproveite melhor a sua viagem pelo mundo!

 

booking.com faz cotação em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através deste link, você não paga nada a mais por isso e o Meu Destino é Logo Ali recebe uma contribuição. Com isso, você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com novos conteúdos!

 

Adicionar a favoritos link permanente.

10 Comments

  1. Pingback:Porto: roteiro e dicas na cidade do Porto (Portugal)

  2. Que lindaaaaaa esta história dos versos nos panos de prato, confesso que fiquei com um aperto no coração pelas moçoilas que ficaram para trás! Mas bons versos vem muitas vezes de bons choros! Braga parece uma cidade encantadora, adorei as dicas!

  3. Amei o post. Portugal sempre me atraiu. Quero fazer uma roadtrip pelo país e Braga certamente estará como um dos destinos. Achei os bordados um mimo, impossível não se encantar.

  4. Maiara, ainda não conheço Portugal, mas ele é o meu destino de desejo número 1 na Europa, muito em parte pelos seus posts tão bonitos e poéticos. Que lindeza estes paninhos!

    • Mercedes Souza de Carvalho

      Vc vai amar Portugal!! Vivi no Porto durante 5 anos e me apaixonei perdidamente. Tenho uma toalhinha dessas que comprei em Braga. Tenho certeza que vivi lá em outra encarnação, pois me identifiquei imediatamente com tudo que via e me senti “em casa”… Prepare o seu coração, pois vai se emocionar em muitos momentos… Feliz viagem!!! Eu ❤️ 🇵🇹

  5. To apaizonada por esses bordados! Que demais! E Braga deve ser uma cidade muito incrível. Infelizmente só estive em portugal durante um noite em uma escala! Mas quero muito voltar! O pais tem muito a oferecer

  6. Que lindoo os bordados e sua história. Portugal está na nossa programação esse ano e lendo seu texto já vou incluir Braga. Simplesmente amei

  7. Passamos rapidamente por Braga quando subimos pro POrto de carro saindo de Lisboa, e amamos! que cidade mais fofa e charmosa…seu post está perfeito! ótimas dicas!

  8. Que coisa mais linda! Quando fui ao país, não conheci Braga! Está aí um bom motivo para voltar. Parabéns pelo post!

  9. Nossa! Olha esse jardim de santa barbara que apaixonante!!!

    AMEi!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *